Arquivo - fevereiro 2021

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Entenda a relação da natureza com a sua saúde
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Dicas para alcançar equilíbrio emocional
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Diário das emoções – um passo rumo à inteligência emocional
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Janeiro Branco: cuidados com a saúde mental

Entenda a relação da natureza com a sua saúde

Você conhece os benefícios do contato com a natureza para a nossa saúde?

Recentemente fiz uma enquete nas minhas redes sociais perguntando se as pessoas conheciam os benefícios do contato com a natureza para a saúde e a maioria das pessoas respondeu que não.

Nos últimos anos, diversas pesquisas demonstraram como o contato com a natureza pode afetar positivamente a saúde mental e física das pessoas. Na contramão dessas pesquisas, dados mostram que mais da metade da população global vive em áreas urbanas e em alguns países, esse número chega a 80% dos moradores. E isso se tornou ainda mais difícil com a chegada da pandemia e do isolamento social.

É fato que está cada vez mais difícil ficar próximo da natureza, já que nas cidades grandes existem mais oportunidades de trabalho e de recursos financeiros. Porém, mesmo na correria do dia-a-dia é importante  aproximar mais do verde, realizar atividades ao ar livre e apreciar o que é belo ao nosso redor. Essa conexão traz inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Benefícios para saúde mental

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Dicas para alcançar equilíbrio emocional

A princípio, pensar em ter equilíbrio emocional parece utopia, coisa de outro mundo. Afinal, como podemos ser equilibrados em todas as circunstâncias da vida?

O equilíbrio emocional é parte fundamental para a construção de uma vida mais saudável e feliz. Ele é uma habilidade que contribui para tornar a pessoa mais segura e confiante e também consciente dos pontos que precisa melhorar em sua vida. Ele está relacionado ao autocontrole e ao conhecimento profundo de si mesmo, além da capacidade de encontrar o ponto ideal entre a razão e a emoção.

Então, o equilíbrio emocional refere-se ao fato de saber se comportar e tomar as decisões mais adequadas, de acordo com os momentos e fases da vida. E também à capacidade de se conhecer e gerenciar as próprias emoções, sem radicalismos como 8 ou 80.

Quando o emocional está abalado é comum ter sentimentos como falta de motivação, frustação na vida afetiva, objetivos pessoais e profissionais difusos, irritabilidade, falta de concentração, comportamentos apáticos e procrastinação frente às atividades diárias. Em casos mais severos pode chegar ao esgotamento mental- burnout, episódios depressivos, insônia, crises de ansiedade e outras doenças graves. Isso sem contar na frustração por não alcançar os objetivos desejados.

Desenvolver o equilíbrio emocional pode fazer a diferença nos resultados que você obtém em sua vida e como reage ao que lhe acontece, já que pode afetar negativa ou positivamente a sua vida em todas as áreas: relacionamentos, carreira e realização profissional, prosperidade financeira, desenvolvimento intelectual e outras.

Achar esse ponto de estabilidade, auxilia na sensação de capacidade para lidar com questões como: mágoas, frustrações, decepções, orgulho, desilusão, inveja, raiva, entre outros; e contribui para que você se torne uma pessoa mais confiante e feliz, um profissional mais seguro e competente.

Se você se identificou com alguma destas questões é preciso fazer algo a respeito. Mas o que?

Leia abaixo 9 dicas e salve para alcançar maior equilíbrio emocional e ser mais feliz!

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Diário das emoções – um passo rumo à inteligência emocional

Inteligência emocional é uma habilidade que está ligada à nossa capacidade de reconhecer, avaliar e de lidar com nossos sentimentos, reagindo da melhor maneira às situações adversas para atingir um equilíbrio.

O diário das emoções pode ser um passo importante no processo de desenvolvimento da inteligência emocional, proporcionando mais reflexão e percepção de si mesmo.

Afinal, o que é diário das emoções?
É uma forma de registrar e acompanhar diariamente (ou sempre que possível) o que sentimos e como reagimos às diversas situações da nossa vida. Ele nos ajuda a criar uma nova perspectiva e ter um panorama geral sobre nossas emoções, contribui para o processo de autoconhecimento e aumenta o bem-estar.

Os benefícios são:

  • Ajuda a criar uma nova perspectiva sobre o que você sente e quais as atitudes mais adequadas diante das suas emoções;
  • Contribui para o processo de autoconhecimento;
  • Aumenta o bem-estar;
  • Possibilita identificar o nível de uma determinada emoção e as situações que a provocam.

Como começar? Leia Mais

Janeiro Branco: cuidados com a saúde mental

Você já conhece a campanha “Janeiro Branco”? Cada vez mais ouvimos sobre a importância de cuidar da saúde mental e nesse contexto da pandemia isso se tornou ainda mais sério.

No ano de 2014 foi criada a campanha “Janeiro Branco”, voltada principalmente na construção de uma cultura de saúde mental na sociedade. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.

O mês de janeiro é tradicionalmente um mês de recomeços, de mudanças e um momento de traçar metas e planejar o ano que está começando. É um momento no qual estamos mais propensos a pensar nos nossos erros e acertos, nas nossas relações sociais, nas emoções, na vida e no nosso sentido de existir. Para muitos esse é um momento positivo, de renovação da esperança e da energia, porém para algumas pessoas esse pode ser um período ainda mais difícil.  Então, esse é um momento bem propício para cuidar da sua saúde mental, de incluir ações com esse intuito no seu planejamento.

Apesar de já estarmos nos últimos dias de janeiro, acredito que, devido à importância desse tema, deve ser abordado e trabalhado durante todo o ano. Afinal, quem cuida da mente, cuida da vida. Leia Mais

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