Diário das emoções – um passo rumo à inteligência emocional

Inteligência emocional é uma habilidade que está ligada à nossa capacidade de reconhecer, avaliar e de lidar com nossos sentimentos, reagindo da melhor maneira às situações adversas para atingir um equilíbrio.

O diário das emoções pode ser um passo importante no processo de desenvolvimento da inteligência emocional, proporcionando mais reflexão e percepção de si mesmo.

Afinal, o que é diário das emoções?
É uma forma de registrar e acompanhar diariamente (ou sempre que possível) o que sentimos e como reagimos às diversas situações da nossa vida. Ele nos ajuda a criar uma nova perspectiva e ter um panorama geral sobre nossas emoções, contribui para o processo de autoconhecimento e aumenta o bem-estar.

Os benefícios são:

  • Ajuda a criar uma nova perspectiva sobre o que você sente e quais as atitudes mais adequadas diante das suas emoções;
  • Contribui para o processo de autoconhecimento;
  • Aumenta o bem-estar;
  • Possibilita identificar o nível de uma determinada emoção e as situações que a provocam.

Como começar?

Primeiramente, nomeie as emoções, mesmo que não saiba com precisão o que está sentindo e está tudo bem. Por isso, é importante registrar também as emoções e sentimentos positivos.

Para funcionar bem, algumas ações são importantes. Então, seguem as dicas:

  • Registre tanto as emoções negativas quanto as positivas;
  • Tenha um caderno exclusivo para ser utilizado como diário das emoções;
  • Crie um hábito a partir de uma rotina diária: determine um horário para escrever no seu diário e acione um lembrete para lembrá-lo sempre do seu compromisso;
  • Escreva com tranquilidade e sem pressa, escolhendo um local onde tenha privacidade ao menos pelo tempo determinado para esse compromisso;
  • Seja sincero consigo mesmo ao preencher o seu diário.

Algumas perguntas podem te ajudar a iniciar esse processo: o que aconteceu no seu dia? Isso te gerou sentimentos bons ou ruins? Por quais motivos se sentiu assim? Qual foi a sua reação diante dessa situação? Ficou satisfeito com a sua atitude ou não?

Abaixo segue um modelo para você utilizar e preencher em seu caderno.

Em seguida, registre o que você percebeu e reflita sobre isso, se deseja mudar a maneira de agir e pensar e qual seria o primeiro passou ou esta nova maneira.

É indispensável ser sincero consigo mesmo e ter coragem de confrontar essas reações e sentimentos. Não tenha medo de encarar e perceber que você sente raiva em algumas situações, isso é normal! Somos seres humanos sujeitos a errar a todo momento. No entanto, é decisivo entender que ao se conhecer melhor, você perceberá mudanças que precisará fazer para alcançar seus objetivos de vida e ser uma pessoa melhor.

Que tal começar o seu diário agora mesmo? E depois comente aqui como foi a experiência.

Um comentário

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.