Propósito de vida virou um clichê

Vez ou outra, você se pega com questionamento do tipo: o que me move, qual o meu propósito de vida, por que eu faço ou que eu faço, qual o sentido da vida, qual a minha missão de vida? 🤔

Encontrar o propósito de vida pode parecer algo meio clichê, já que muitos falam por aí sobre esse assunto como se fosse algo muito fácil ou até obrigatório. Porém, achar o nosso propósito de vida não é uma tarefa tão simples.

A questão é que o nosso propósito de vida funciona como uma bússola, que nos localiza e nos orienta para a direção na qual seguir. E também pode funcionar como uma força motriz, que nos impulsiona a agir em direção aos nossos objetivos e sonhos.

Propósito de vida é você sentir-se parte de algo maior, é conecta-se com as pessoas, é contribuir com a sociedade ou comunidade a partir do uso das suas forças e talentos.

Além disso, quando encontramos o nosso propósito, atribuímos significado à nossa existência, o que pode evitar momentos depressivos, o vazio existencial e abre um espaço maior para uma vida mais leve e plena.

Portanto, é importante investir tempo nessa tarefa, pois ir atrás do nosso propósito gera benefícios em diversas áreas da vida.

Mas como fazer isso?

Separe um tempo em que possa ficar sozinho, um espaço confortável e elementos que contribuam para esse momento como por exemplo uma música, vela, incenso ou qualquer outra coisa a seu gosto para fazer os exercícios a seguir.

Apenas um post não seria suficiente para te conduzir nesse caminho em direção ao seu propósito de vida. Então, fica a dica de buscar o conteúdo completo sobre o IKIGAI, que é uma ferramenta para encontrar a missão de vida, a razão de viver.

Em resumo, você identifica a intersecção entre os seguintes pontos: as suas aptidões – o que você faz bem; as suas paixões – o que você gosta de fazer; o que o mundo precisa – quais as oportunidades que contribuem com um mundo melhor; quais as opções de trabalho/ carreira que gerem remuneração – pelo que você pode ser pago.

Para ajudá-lo nessa descoberta do seu propósito de vida, além de acessar o conteúdo do IKIGAI e realizar o exercício, eu te convido a refletir e responder sinceramente às seguintes questões abaixo.

  • O que te move, o que te motiva?
  • O que você ama fazer e que, quando está envolvido nessa atividade, não sente o tempo passar?
  • Quais são seus principais valores, ou seja, quais as três coisas mais importantes para você?
  • Pra que você faz tudo o que faz? Responda 5 vezes para que.
  • O que você quer deixar para as gerações futuras, qual legado ou contribuição?
  • De que forma você quer ser lembrado(a)?

Para que esse processo de encontrar o propósito de vida seja mais preciso, é importante a utilização combinada de uma bússola e um mapa do local onde você se encontra, onde deseja explorar e em qual destino chegar.

Esta é uma das etapas da jornada mapa da vida, uma viagem pelo autoconhecimento com destino a uma vida mais feliz, leve e realizada.

📲Continue me acompanhando por aqui! Em breve, trago mais novidades sobre o lançamento dessa jornada incrível que vai transformar a sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.