Entenda a relação da natureza com a sua saúde

Você conhece os benefícios do contato com a natureza para a nossa saúde?

Recentemente fiz uma enquete nas minhas redes sociais perguntando se as pessoas conheciam os benefícios do contato com a natureza para a saúde e a maioria das pessoas respondeu que não.

Nos últimos anos, diversas pesquisas demonstraram como o contato com a natureza pode afetar positivamente a saúde mental e física das pessoas. Na contramão dessas pesquisas, dados mostram que mais da metade da população global vive em áreas urbanas e em alguns países, esse número chega a 80% dos moradores. E isso se tornou ainda mais difícil com a chegada da pandemia e do isolamento social.

É fato que está cada vez mais difícil ficar próximo da natureza, já que nas cidades grandes existem mais oportunidades de trabalho e de recursos financeiros. Porém, mesmo na correria do dia-a-dia é importante  aproximar mais do verde, realizar atividades ao ar livre e apreciar o que é belo ao nosso redor. Essa conexão traz inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Benefícios para saúde mental

Cada vez mais ressaltamos a importância de cuidar da mente e das emoções, pois tem se tornado mais evidente essa necessidade nos últimos tempos. Vivemos uma rotina estressante e deixamos de lado coisas simples como apreciar os bons momentos da vida e a natureza. Nos grandes centros urbanos, nosso cérebro é constantemente estimulado por meio de distrações de todos os lados, acesso fácil à tecnologia e às informações, multitarefas  e  nossa mente não consegue relaxar, acarretando dificuldades no sono e na saúde do indivíduo. Trânsito, pessoas caminhando de um lado para o outro, prédios por todo lado, barulhos de obras, alarmes disparados, odores desagradáveis  e outras situações que acabam provocando uma competição por atenção no nosso cérebro e exaustão. Por isso, curtos momentos de pausa em contato com a natureza já podem trazer um grande alívio, como comprova o artigo publicado na Sustain Earth (2018) demonstrando que pequenos momentos, como passear por uma rua bem arborizada ou ficar alguns minutos no parque já fazem efeito no corpo humano.

Outro estudo publicado na revista Nature (2019) revela que somente duas horas por semana em contato com a natureza podem promover um significativo aumento na sensação de bem-estar, no bom humor e aliviar os sintomas de depressão, ansiedade e estresse.

A influência da natureza também ajuda a recuperar o cérebro da fadiga causada pelas atividades cotidianas, melhorando o desempenho no trabalho, nos estudos e a satisfação pessoal.

Além disso, um experimento da Universidade de Michigan apresentou resultados interessantes sobre a influência da natureza na memória e concentração. Nesse caso, foram aplicados testes de memória em dois grupos de estudantes, sendo que um dos grupos foi encaminhado para uma caminhada pela natureza. Depois, as duas equipes foram testadas novamente e o time que teve contato com a natureza apresentou uma melhora de 20% nos resultados.

Benefícios para a saúde física

Se os benefícios para a sua saúde mental ainda não te convenceram, veja tudo que a conexão com a natureza pode fazer pela sua saúde física.

Pesquisadores de Harvard juntamente com o Hospital da Mulher de Brigham concluíram que a taxa de mortalidade de mulheres que viviam cercadas pelo verde era 12% mais baixa do que as demais. Além disso, elas também apresentaram 41% menos risco de morte por doenças renais,  34% menos risco de morte por doenças respiratórias e 13% menos risco de morte em casos de câncer.

E não para por aí!  Estudos conduzidos pela Universidade de Chiba e na Escola Médica Nippon, em Tóquio, mostram que atividades realizadas em contato com a natureza podem contribuir para diminuir a hipertensão arterial e fortalecer o sistema imunológico.

Comece com pequenas atitudes no seu dia-a-dia

Se você ainda acha que ter contato com a natureza é abraçar árvores e viver em algum lugar totalmente afastado, saiba que pequenas atitudes no seu dia-a-dia já podem fazer muita diferença para a sua saúde física e mental. Então, visite um parque pelo menos uma vez por semana; comece a cuidar de plantas e flores na sua casa; passe um tempo em uma praça arborizada admirando a natureza; ou viaje para um hotel fazenda ou faça um trekking na mata até uma cachoeira durante um fim de semana. Além disso, também é importante se conscientizar sobre a preservação do meio ambiente, pois de nada adianta conhecer os benefícios de se conectar com a natureza e, ao mesmo tempo, destruir e impactar negativamente o ecossistema em benefício próprio momentâneo.

É importante também levar em consideração o momento em que estamos vivendo de distanciamento social, do uso de máscaras e o impacto que isso pode trazer para a sua saúde e das pessoas ao seu redor. Então, aproveite a conexão com a natureza de forma consciente e respeitosa.

Pronto para se tornar uma pessoa mais saudável e feliz?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.