marca

1
Seja honesto consigo mesmo
2
O que é hipnose? Como funciona?
3
Mudança de hábitos alimentares
4
5 de agosto: Dia Nacional da Saúde
5
Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
6
20 de julho: Dia Internacional da Amizade
7
O que é resiliência e como desenvolvê-la
8
Dia Mundial da Liberdade de Pensamento
9
Saúde, bem-estar e qualidade de vida
10
Insatisfação crônica

Seja honesto consigo mesmo

Sabiamente, Renato Russo já disse em uma de suas composições que mentir para si mesmo é a pior mentira.

Se você mente para si e começa a acreditar que tal coisa é uma verdade está cometendo a maior das desonestidades, o que interfere na maneira que você se comunica, se relaciona e encara a vida.

O auto engano é um mecanismo de defesa muito comum no ser humano e, uma vez ou outra, já nos deparamos mentindo a respeito de algo, como por exemplo o peso, a altura, a idade, aumentamos ou reduzimos o tamanho de um acontecimento ou o  tamanho dos nossos resultados, da nossa performance, dentre outras situações.

Qualquer atitude, por mais negativa que seja, tem sempre um motivo, uma utilidade,um ganho secundário por trás daquela intenção. Por exemplo, quando colocamos o relógio para despertar alguns minutos mais cedo é para nos enganarmos e acreditarmos que vamos dormir mais. Leia Mais

O que é hipnose? Como funciona?

Novidade! A partir desse mês de agosto teremos 4 séries novas no canal do YouTube todas as terças-feiras, serão assuntos diversos, todos na linha do desenvolvimento humano. Estamos no embalo total!

Para estreiar, a série Gotas hipnóticas. Nesse vídeo você vai saber tudo sobre um assunto bem interessante e que gera muitas dúvidas: Hipnose.
O que é  hipnose e transe hipnótico? Como funciona ? Qual a diferença entre hipnose e hipnoterapia?

Acompanhe nosso canal no YouTube e  inscreva-se. Não se esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos novos vídeos.

Clique aqui  e assista o capítulo 1 da série Gotas hipnóticas.

Mudança de hábitos alimentares

Seja qual for o seu objetivo, moderação e equilíbrio são as palavras-chave para alcançá-los. Diversos fatores estão envolvidos na mudança de hábitos alimentares. Do ponto de vista da nutrição, é preciso avaliar o indivíduo como um todo, identificar os fatores “gatilhos” que desencadeiam a necessidade de comer, levar em consideração se o ato de comer foi causado pela ausência (falta) do alimento = FOME, pela necessidade de satisfazer um desejo = VONTADE DE COMER, pela carência de nutrientes ou por desequilíbrios intestinais.

Devemos entender que tudo é um processo que envolve etapas. As etapas são estabelecidas de acordo com a necessidade individual de cada um. Estas etapas tem relação com a fase de vida que nos encontramos, com a necessidade fisiológica/metabólica, com as preferências e/ou intolerâncias alimentares, com a prática ou não de atividade física, se utiliza ou não medicamentos e acima de tudo, disponibilidade e disposição para colocar em práticas os novos hábitos. O querer é fundamental, é ele que nos leva em busca de auxílio profissional para concretizar as metas e objetivos traçados. Leia Mais

5 de agosto: Dia Nacional da Saúde

O Dia Nacional da Saúde é celebrado anualmente no dia 5 de agosto. Essa data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a relevância dos cuidados com a saúde, mas não é somente neste dia que se deve cuidar dela.

A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e emocional. E esse equilíbrio é conquistado através de vários fatores importantes, como uma boa alimentação à base de frutas, verduras, legumes, carboidratos, proteínas e de muita ingestão de líquidos, principalmente água. Recomenda-se no mínimo 2 litros de água por dia ou 6 a 8 copos de água.

O descanso também é essencial para a saúde, ter uma boa noite de sono renova as energias e se faz necessário para a recuperação do corpo. O sono contribui na regulação cardiovascular e também no humor, pessoas bem descansadas tendem a ser mais bem humoradas e mais dispostas para as atividades do dia-a-dia. Leia Mais

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

No dia 27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Essa data tem como base as análises de risco e a importância de  ações preventivas e de contenção dos riscos eminentes ou potenciais.

Pesquisas apontam que mais de 95% dos acidentes de trabalho são consequências de atos inseguros. Dessa forma, as ações das empresas para aumentar a conscientização dos colaboradores quanto à segurança e saúde no ambiente de trabalho se tornam essenciais. E principalmente acompanhadas de estratégias que incentivem mudanças de comportamentos.

Estatísticas comprovam que, dentre as doenças ocupacionais, stress e problemas psíquicos são as maiores causas do aumento do número de afastamentos e acidentes no trabalho. Dessa maneira, percebemos a necessidade cada vez maior de realizar um trabalho de prevenção mais efetivo e mais motivador para todos os níveis de uma organização. Leia Mais

20 de julho: Dia Internacional da Amizade

O Dia do Amigo e o dia Internacional da Amizade são comemorados em 20 de julho.

Os amigos são essenciais na nossa vida!

A amizade faz bem para o coração e para a saúde. Afinal, os amigos tornam mais fácil a superação das dificuldade da vida, nos acolhem, nos afastam da solidão, nos divertem e também nos acompanham nos momentos de felicidade. Ainda que nenhum amigo seja igual, cada um é único, e a sua companhia dá uma cor diferente às dificuldades, às celebrações, e inclusive aos momentos de tédio.

E não se esqueça,  amizade é reciprocidade e deve ser alimentada constantemente! Leia Mais

O que é resiliência e como desenvolvê-la

A resiliência é um conceito que vem da física e é a capacidade que um material tem de não se deformar, de absorver impacto, quando submetido à pressão ou desgaste e voltar ao seu estado natural.

Transferindo esse conceito para nossa vida, uma pessoa resiliente é aquela que se adapta a situações de conflito, a mudanças, a situações de pressão sem se abalar emocionalmente, sem perder o controle, sem prejuízos da saúde física e emocional, sem ser afetado por elas de maneira negativa e permanente.

Pessoas que possuem a capacidade de superar dificuldades, adversidades e de se recompor, de se recuperar, conseguem realizar mudanças e se adaptar a elas com mais assertividade. As pessoas que desenvolvem a resiliência costumam ter pensamentos mais adaptativos, que visam possibilidades diferentes de ação. Elas conseguem criar mais estratégias para resolução de conflitos. Leia Mais

Dia Mundial da Liberdade de Pensamento

O Dia da Liberdade de Pensamento é comemorado mundialmente em 14 de julho. Esta data promove um dos princípios mais relevantes da Declaração Universal dos Direitos Humanos: a liberdade de pensamento.

A liberdade de pensamento é entendida como a exteriorização do pensamento no seu sentido mais amplo. A liberdade de pensar, de agir nos concede o poder de mudar nossas ideias, concepções ou pensamentos, e de optar por crenças convenientes ao nosso desenvolvimento.

Esta data marca um dos mais importantes conceitos dos Direitos Humanos.

De acordo com o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, decretada pela ONU:

“Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.

O artigo 19 da mesma declaração diz:

“Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”. Leia Mais

Saúde, bem-estar e qualidade de vida

saúde blog

A definição de qualidade de vida é muito ampla, e cada indivíduo ou instituição, organização tem um conceito para tal. E tem relação com o equilíbrio, com a redução do estresse nas situações cotidianas, a fim de alcançar saúde e bem-estar.

Vai muito além da saúde física, abrange o estado psicológico e emocional do indivíduo, as relações e ambientes sociais, os significados e valores, o tempo de sono e de atividades de lazer, a rotina profissional, a espiritualidade, aprendizagem, o estágio da vida, o país de origem, as necessidades básicas, as ambições e os desejos individuais, tudo influencia na hora de definir quando se vive com qualidade.

Mesmo que não haja uma definição estabelecida para qualidade de vida, alguns órgãos tentam calcular o bem-estar social. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por exemplo, é uma maneira oficial e padronizada de medir a qualidade de vida da população de determinada região. Ele leva em consideração três dimensões: vida longa e saudável: expectativa de vida ao nascer; acesso ao conhecimento: média de estudo e anos esperados de educação formal; padrão de vida decente: PIB/PPC per capita. Leia Mais

Insatisfação crônica

arte blog insatisfação crônica

Você já sentiu em algum momento da sua vida, que não importa o que você fizer, nunca é suficiente? Nada está bom, ao contrário, é ruim ou até péssimo? Sensação de insatisfação com tudo e irritação com todos ao seu redor?

A insatisfação crônica nos dá uma sensação de que nada na nossa vida se conecta, que podemos ter muito mais que dispomos hoje, de que tudo está ruim, nada acontece do jeito que deveria acontecer. Nada é o bastante, o amor nunca é tão intenso e verdadeiro como deveria, a profissão nunca satisfaz e o chefe sempre é o pior, os amigos nunca são tão presentes como deveriam ser, a família não nos compreende, tudo está contra nós! Remamos contra a maré e nos perdemos, esgotamos em insatisfação e o risco é grande até tomarmos consciência de que o problema maior não são os outros e sim uma desconexão com nós mesmos.

Na realidade, algo internamente pode não estar bem e isso o(a) faz enxergar o problema como se ele fosse externo e muitas vezes como se não existisse solução. Essa incapacidade de resolver tal problema, ao se tornar repetitiva pode gerar frustração. Além disso, a sua exigência pode ser tão alta que nada que aconteça será suficiente e poderá manter-se num estado de lamentação eterna.
Leia Mais

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.