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Estratégias para lidar com o stress I Levemente
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7 de Abril: Dia Mundial da Saúde
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Mulheres que mudaram a história
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Como alcançar alta performance
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Como ser mais feliz?
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Aprenda a evocar emoções positivas I Levemente
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Meus carnavais
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Fortaleça a esperança I Dose de energia positiva
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Dia internacional da Mulher
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4 dicas para controlar a ansiedade

Estratégias para lidar com o stress I Levemente

Segundo a ISMA ( Associação Internacional de Gerenciamento do Stress), o stress afeta 72% dos profissionais brasileiros. Desses, aproximadamente 30% têm a Síndrome de Burnout, que é a estafa, o ponto máximo do stress profissional. Esses dados são, no mínimo, assustadores e preocupantes.

Todos nós precisamos de uma certa dose de estresse para viver, porém o estresse em demasia afeta seriamente  o nosso bem-estar físico, mental e emocional. Para amenizar os sintomas, as pessoas precisam aprender a lidar com as suas próprias emoções e mudar comportamentos que afetam negativamente o seu desempenho.

Em primeiro lugar , aumentar a autopercepção e o autoconhecimento para então aprender a gerenciar as próprias emoção e pensamentos, aprender a lidar com os fatores estressores e com as situações desafiadoras, desenvolver recursos e habilidades internas, aumentando, assim, a sua qualidade de vida e bem-estar.

Aqui vamos apresentar, de maneira geral, estratégias para lidar com o stress, que englobam 4 aspectos: físicos, emocionais, cognitivos  e de consciência.

Físicos: praticar exercícios físicos e  alimentar-se de maneira saudável e na medida certa;

Emocionais: conhecer as próprias emoções e comportamentos, seguido do aprendizado de técnicas de controle e gestão emocional por meio do desenvolvimento de habilidades;

Consciência: relaxar e exercitar a mente por meio de práticas de mindfulness, meditação ativa, técnicas de respiração, auto hipnose, biofeedback, dentre outras;

Cognitivos: trabalhar as crenças e pensamentos limitantes, aqueles que lhe impedem de alcançar o bem-estar e a qualidade de vida.

É interessante buscar profissionais para auxiliar em cada uma das etapas. No workshop e no programa anti-stress Levemente, criados e realizados pela Isabela Capelão, são trabalhados todos esses pilares, ensinadas e executadas essas práticas,  com o objetivo de elevar o bem-estar, a qualidade de vida e os resultados de pessoas, times e organizações.

Assista o vídeo abaixo, onde eu abordo as estratégias para lidar com o stress e viver mais levemente e com mais saúde.  E acompanhe os próximos conteúdos, onde vou aprofundar em assuntos tais como meditação ativa, mindfulness, auto hipnose, dentre outras técnicas.

7 de Abril: Dia Mundial da Saúde

O dia 7 de abril foi instituído o dia mundial da saúde, com o objetivo de conscientizar as pessoas da importância da prevenção da saúde.

Saiba que ser saudável não é necessariamente ausência de doenças, e sim o envolvimento de diversos fatores tanto do bem-estar físico, mental, quanto de qualidade e estilo de vida.

Sabendo que a prevenção é melhor do que qualquer tratamento ou remédio, seguem 4 dicas para te lembrar de cuidar da sua saúde.

Mulheres que mudaram a história

O dia e mês da mulher já se passou, mas acho que é sempre tempo de utilizar exemplos de mulheres que mudaram a história, sobretudo pela coragem e ousadia. São inúmeras as mulheres, tanto famosas  quanto comuns, desde a antiguidade até os momentos atuais, que fizeram a diferença. E milhares ainda estão por vir!

Todas as mudanças  que ocorreram ao longo dos séculos, relacionadas à independência e ao posicionamento da mulher na sociedade foram  graças a mulheres corajosas, que dedicaram parte de suas vidas para mudar a história, apesar das dificuldades.

Em especial, hoje vou escrever sobre Margaret Heafield.

Gente, nada mais emocionante do que escrever sobre uma mulher que levou o homem à lua! No sentido literal da palavra. Em 1960, com apenas 24 anos, ela  assumiu um cargo de programadora no MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, depois de obter um diploma em Matemática, numa época em que os conceitos de ciência da computação e engenharia de software ainda nem eram conhecidos. Depois disso, ela se tornou diretora e supervisora de programação de software para os projetos Apollo e Skylab, da NASA. Olha que máximo! Leia Mais

Como alcançar alta performance

Vamos iniciar com o conceito de alta performance, que é alto desempenho,  alta produtividade,  ter foco e metas claras. A alta performance é alcançar resultados com excelência, é ter um excelente desempenho no que realizar.

Muitas vezes eu observo as pessoas no ambiente de trabalho gritando, agitadas, que não param, trabalham incansavelmente, workaholic e isso não quer dizer necessariamente que elas tenham alta performance.  Ao contrário, isso pode ser  falta de foco, de controle emocional, tentando passar a falsa ideia para os outros de alta produtividade e essas atitudes impactam diretamente na performance do indivíduo. O conceito de alta performance é muito amplo, vai além dos esforços realizados, se refere também às suas atitudes, comprometimento e objetivos.

Lidar com as adversidades, com as pressões e estresses do dia a dia requer um preparo e a grande maioria das pessoas não sabe se comportar adequadamente diante dessas situações. Se a pessoa deseja prosperar,  ser alguém melhor e obter alta performance na vida, precisa trabalhar as questões emocionais também, tanto as pessoas quanto os líderes e suas equipes.

É importante ter consciência de que a alta performance não é um estado e sim um processo contínuo, em desenvolvimento constante.  Pessoas que performam são motivadas, determinadas, seguem seus objetivos, fazem os esforços necessários, enfrentam os desafios com resiliência e inteligência emocional, buscam constantemente aprender, desenvolver habilidades e aprimorar-se como ser humano. O talento por si só não garante bom desempenho, mas os seus talentos podem ser potencializados para obter excelência. Leia Mais

Como ser mais feliz?

 

Uma frase que eu gosto muito é aquela que diz que ” a felicidade não é um ponto de chegada e sim o próprio caminho”. E muitos esperam chegar à tal felicidade quando comprarem uma casa, quando fizerem a viagem dos sonhos, quando casarem, quando conquistarem uma promoção no emprego… e poraí vai. Então, as pessoas esperam alcançar algo, o sucesso, para então ser feliz. Porém, funciona de modo contrário.

A busca da felicidade é um dos objetivos fundamentais do ser humano, ou seja, uma busca universal, por isso, a ONU decidiu proclamar 20 de março como o Dia Internacional da Felicidade. Em todo o mundo, esse dia é de reflexões, de maneira a proporcionar um desenvolvimento humano sustentável, com foco no bem-estar de indivíduos, comunidades e países.

Há algumas décadas, estudiosos de diversas universidades, com destaque para as Universidades da Pensilvânia e de Harvard, se empenharam em estudos sobre a felicidade. Neste período, Martin Seligman e outros pesquisadores fundaram a psicologia positiva e o conceito do florescimento humano. Então, a felicidade passa a ser objeto da ciência (o que eu considero o máximo!) e também índice para análise de desenvolvimento político, econômico e social de nações em todo o mundo.

E tudo o que eu venho aprendendo sobre esse movimento da felicidade e da psicologia positiva, foi, a princípio, com o livro “Felicidade autêntica” , de Martin Seligman, com o livro “O jeito Harvard de ser feliz” , de Shawn Achor e com a Flora Vitória, da SBCoaching, declarada Embaixadora da felicidade no Brasil.  Acho essa mulher muito inspiradora!

Afinal, o que é a psicologia positiva? Leia Mais

Aprenda a evocar emoções positivas I Levemente

Nesse vídeo, da série Levemente, Isabela Capelão ensina técnicas para nutrir e fortalecer emoções positivas. As emoções positivas são uma das premissas do PERMA, criado por Martin Seligman, da psicologia positiva.

 

Meus carnavais

 

Durante alguns anos fui fã de carnaval, adorava aquela agitação, o corpo a corpo, as músicas e todo o clima de alegria, descontração e libertação das pessoas. Em algum post aqui do blog eu já comentei ou venha a escrever sobre os tantos anos passados no carnaval de Salvador, a energia positiva e contagiante que era estar naquele ambiente e as inúmeras histórias colecionadas. Antes disso, rodei pelos interiores de Minas Gerais, que era tudo de bom! Churrasco, música boa, muita bebida e beijo na boca nos carnavais de rua: Ouro Preto, Tiradentes e outros mais. Ah, e a chuva também estava sempre presente. O que eu mais gostava eram as fantasias dos homens, aqueles que se fantasiavam de mulher  e a criatividade das pessoas. Era riso garantido nos carnavais! Hoje as fantasias se tornaram um desfile de moda…? O carnaval, que é chamado de festa popular, sinceramente…… está cada vez mais distante de ser! Sobretudo em algumas cidades.

Como tudo na vida muda (ainda bem!), hoje busco algo diferente: o carnaval já não me atrai tanto, algumas coisas que eram boas e legais, hoje considero excessivas e outras não me satisfazem como  há alguns anos atrás. Leia Mais

Fortaleça a esperança I Dose de energia positiva

Nesse vídeo da série “Doses de energia positiva”, Isabela Capelão passa dicas para fortalecer a esperança, o que possibilita a redução do stress, aumento do bem-estar, de resultados positivos e motivação para a sua vida.

Segundo a psicologia positiva, a esperança é uma das emoções- chave para o desenvolvimento humano positivo.

Se a esperança é uma condição tão importante e afeta tantas áreas da nossa vida, devemos conhecer maneiras de promovê-la.

Então, como fazer para aumentar  a esperança?

Assista ao vídeo completo e saiba a resposta para essa questão!

Dia internacional da Mulher

Hoje, dia 8 de março comemoramos o dia internacional das mulheres!

Nesse dia internacional da mulher, aproveito para parabenizar todas as mulheres! Inclusive eu! rsrsrs

Mulher é mesmo interessante…

Mesmo brava, é linda

Mesmo alegre, chora

Mesmo tímida, comemora

Mesmo apaixonada, ignora

Mesmo frágil, é poderosa!

Angela Cavalcanti

4 dicas para controlar a ansiedade

 Sentir ansiedade é uma condição inerente ao ser humano, é um recurso que prepara o indivíduo para situações de ameaça e perigo. Ou seja sentir preocupação e ansiedade é normal, pois é um mecanismo de defesa e existe para nos proteger. O problema é quando os níveis de ansiedade ou preocupação são desproporcionais às situações ou quando essas respostas exageradas se mantêm de modo persistente e/ou por longos períodos.

Quando trabalho a questão da ansiedade com meus clientes, além de ensinar técnicas de respiração e relaxamento, eu também utilizo o biofeedback cardiovascular nas sessões, durante 20 minutos. O objetivo do treinamento é alcançar a coerência cardíaca. E o cliente que deseja dar continuidade, tem a opção de adquirir o equipamento para utilizá-lo em casa e manter o treinamento frequente. Além disso, utilizo recursos da hipnose e da PNL (programação neurolinguística) para reprogramação do cérebro e de auto-hipnose, para o cliente realizar em casa.

Porém, aqui me comprometi a passar 4 dicas para controlar a ansiedade, que são elas: Leia Mais

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