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A qualidade dos pensamentos e a atenção plena
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Empreendedorismo feminino
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5 dicas para potencializar o seu cérebro
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Yoga do riso nas empresas
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Perfeccionismo: tem contribuído ou atrapalhado a sua vida?
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29 de outubro: Dia mundial de combate ao AVC
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Como relaxar, manter a concentração e não deixar a ansiedade ser vilã na reta final do Enem
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Conheça os 11 ladrões do tempo
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Quais os benefícios de ter um hobby
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Os perigos da autocobrança

A qualidade dos pensamentos e a atenção plena

A mente pode ser nossa maior aliada, como também nosso pior pesadelo. Em um mundo cada vez mais complexo e rodeado de distrações, nos tornamos cada vez mais viciados em pensar.

Sem consciência de como a mente funciona, caímos nessa espiral descendente de pensamentos negativos, auto flagelação, julgamentos e a qualidade de nossa vida fica comprometida.

Como estamos viciados, parar de pensar ou parar de alimentar a mente parece tedioso ou até inconveniente. Mas precisamos nos reabilitar, nos desintoxicar e tomar o controle dessa poderosa ferramenta que temos à nossa disposição, ao invés de deixá-la dominar nossa vida.

Faça uma pausa das fontes de informação ou estímulos externos que fazem você se sentir mal, ou que criam um medo excessivo em sua mente .  Conscientize-se de todos os pensamentos  e pessoas que são tóxicos para você. Eles reduzem a nossa consciência, nossa capacidade, nossas habilidades e influenciam negativamente pensamentos e comportamentos. O que acarreta uma mente

E como fazer para acalmar a mente de tantas distrações e viver de maneira mais leve?

A técnica de Mindfulness ou consciência plena é uma forma de enfrentar o stress e acalmar a mente, é estar pleno no momento presente, desenvolver e cultivar a atenção plena.  Proporcionam diversos benefícios para a saúde e equilíbrio emocional e contemplam técnicas formais e informais. As formais são exercícios mais estruturadas e as informais são práticas simples que podem ser inseridas nas atividades do seu dia-a-dia.

Aqui na Meus Miolos utilizamos o Mindfulness em formatos de Palestras, Workshops e Programas de gestão do stress para indivíduos e organizações.

Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato ou agende um horário pelo (31) 3586.0188 / 9.98580188.

Empreendedorismo feminino

Dia 19 de novembro é o dia do empreendedorismo feminino.

Segundo dados do Sebrae, as mulheres empreendedoras correspondem a 34% da média nacional. O Brasil tem a sétima maior proporção (mulheres/homens) de mulheres entre empreendedores iniciantes, e as mulheres empreendedoras são cada vez mais chefes de domicílio.

As mulheres representam  51%  do mercado de negócios no Brasil,  um aumento de 65% nos últimos 15 anos.  É notável o aumento da presença feminina nos diversos âmbitos da economia brasileira.

Temos muito a comemorar!

Parabéns a todas as mulheres que tiveram a coragem de empreender, de fazer acontecer, de seguir o próprio caminho, de acreditar em si, de arriscar e seguir seus ideias nesse mundo dos negócios.

E, para inspirar todas as mulheres a empreenderem, uma frase de Margaret Thatcher:
“Eu tenho a habilidade feminina de insistir em um trabalho e continuar com ele quando todos já desistiram e foram embora.”

Porém, ainda enfrentamos diversos desafios, sobretudo com a quantidade de papéis e tarefas que realizamos em casa e nos negócios. E ainda existem muitas barreiras a serem rompidas em relação ao ambiente empresarial, à remuneração, à carreira e outras questões.

Aqui na Meus Miolos ajudamos as mulheres que buscam a sua independência financeira ,  que desejam sair da rotina do mundo corporativo e realizarem transição de carreira ou abrirem o próprio negócio, a administrarem melhor o tempo e os negócios, a equilibrarem  vida pessoal e profissional. E  assim conquistarem mais felicidade e lucratividade, com qualidade de vida.

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5 dicas para potencializar o seu cérebro

A ginástica cerebral proporciona diversos benefícios, como o estímulo e o desenvolvimento de habilidades, tirando o cérebro da zona de conforto e o mantendo em constante aprendizado. Isso ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas e alivia o stress.

A ginástica para o cérebro tem base na neurociência e estudos da neuroplasticidade cerebral, que é a capacidade que nosso cérebro tem de se modificar conforme os estímulos recebidos para se adaptar às exigências do ambiente.

Aquela velha crença de que nascemos com um determinado número de neurônios e que ao longo da vida vamos perdendo, é  falsa. É correto afirmar que há  um declínio no número de neurônios, porém o nosso cérebro continua sendo moldável, ou seja, continua sofrendo mudanças ao longo da vida e é possível desenvolver mais neurônios, o que tem relação com as necessidades exigidas pelo ambiente e nossos recursos para enfrentá-las.

E como fazer isso? Leia Mais

Yoga do riso nas empresas

Nesse mundo estressante que vivemos, estamos sujeitos aos mais diversos problemas, o que impacta os resultados das empresas, a qualidade de vida no trabalho, a produtividade dos colaboradores, o clima organizacional e consequentemente a lucratividade.

Sendo assim, torna-se necessário o desenvolvimento de recursos e o conhecimento de técnicas que vão nos auxiliar a viver de maneira mais leve, feliz  e produtiva. Aqui na Meus Miolos trabalhamos com diversas técnicas de gestão do stress e aumento da qualidade de vida, ajudando pessoas, times e empresas a lidarem com essas adversidades e conquistarem os resultados desejados.

E uma dessas metodologias é a Yoga do riso, muito conhecida também como terapia do riso ou risoterapia,

Yoga do Riso segue um protocolo criado pelo médico indiano Madan Kataria e hoje está presente em mais de 100 países ao redor do mundo.

Funciona com uma rotina de exercícios, que combina o riso incondicional com a respiração do yoga. Qualquer um pode rir sem precisar de humor, piadas ou comédia.  São técnicas de aquecimento, movimentos corporais, exercícios do riso como imitações e brincadeiras, intercalados com exercícios de respiração, movimentos corporais, sons, palmas, cânticos, gargalhadas, meditação do riso e relaxamento.

Os benefícios são inúmeros para a saúde,  para a vida pessoal, profissional, social, para os negócios e para administrar os desafios e adversidades da vida.

A Yoga do Riso pode ser realizada nas empresas em diversos formatos e duração, como palestra, workshop, atividade complementar em grande eventos ou confraternizações, blitz corporativa e em programas de qualidade de vida nas empresas. O que é mais legal é que pode ser realizada em pequenas, médias ou grandes empresas.

O objetivo é a  redução do stress e da ansiedade, o aumento da performance, da criatividade, da motivação, da tomada de decisão, da interação positiva entre as pessoas, do bom-humor, do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho.

Envie o link para o setor de RH ou para a Segurança do trabalho da sua empresa .
Quer saber mais?

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Perfeccionismo: tem contribuído ou atrapalhado a sua vida?

Pessoas perfeccionistas buscam sempre dar seu melhor em tudo, o que nos leva a crer que também são exemplos de como alcançar uma alta performance.

Embora haja um lado positivo, há também o lado negativo, já que os perfeccionistas são rígidos demais consigo mesmos, o que gera estresse e pode impactar a saúde mental. Eles podem sofrer pressão quando cometem erros, e costumam resistir para pedir ajuda de outras pessoas, com medo de revelar que na verdade são “imperfeitos”. Além disso, são altamente competitivos, sobretudo quando enxergam outros realizando algo melhor do que eles, em qualquer que seja o assunto. E muitas vezes acumulam funções demais, deixam de delegar, para garantir que tudo ocorra conforme a própria expectativa e assim, mantenham a falsa sensação de controle.

Afinal, o perfeccionismo é construído sobre uma ironia cruel: cometer e admitir erros são partes fundamentais do desenvolvimento e da aprendizagem do ser humano. Isso nos prepara melhor para a carreira, para os relacionamentos e para a vida em geral. Ao evitar errar a qualquer custo e tentar controlar tudo, o perfeccionista consegue dificultar o alcance de suas próprias metas. O mais coerente é aceitar-se como um ser humano imperfeito, admitir os erros, aprender com eles e fazer melhor da próxima vez.

As desvantagens do perfeccionismo não se resumem a impedir de ser mais bem-sucedido e produtivo. Essa tendência tem sido associada a uma série de condições clínicas como depressão e ansiedade (mesmo em crianças), automutilação, transtorno de ansiedade social, transtorno obsessivo-compulsivo, compulsão alimentar, anorexia, bulimia, estresse pós-traumático e dores de cabeça crônicas. Além de impactar os relacionamentos e a vida profissional do indivíduo.
Então, o perfeccionismo tem contribuído ou atrapalhado a sua vida?

Quer saber sobre esse assunto? Acesse o site, as redes sociais para ficar por dentro do nosso conteúdo ou agende um horário pelo (31) 3586.0188 / 9.98580188

 

29 de outubro: Dia mundial de combate ao AVC

No dia 29 de outubro é o dia mundial de combate ao AVC (acidente vascular cerebral).  E saiba que 1 em cada 4 de nós terá um AVC.  Além disso, o AVC é a segunda causa de morte no mundo e a primeira de incapacidade.

Por isso, é importante conhecer os fatores de risco para se prevenir e os sinais.

Você sabia?

Situações estressantes provocam uma produção excessiva de glóbulos brancos no organismo. Essas células fazem parte do sistema imunológico de um indivíduo e , quando em excesso, podem se acumular nas paredes das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e favorecendo a formação de coágulos. E dessa maneira eleva o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC ou derrame cerebral.

Além disso, tais situações estressantes, quando mal administradas, ocasionam hipertensão arterial e o aumento dos hábitos nocivos à saúde, como o consumo excessivo de álcool e drogas, tabagismo e alimentação inadequada.

Conheça 10 fatores de risco:

  • Tabagismo
  • Diabetes
  • Álcool e drogas
  • Alimentação inadequada
  • Doenças do coração
  • Sedentarismo
  • Stress
  • Obesidade
  • Alto índice de gordura no sangue
  • Hipertensão arterial

Todos esses são fatores de risco do AVC (acidente vascular cerebral), sendo que o stress é um dos principais. Aumenta em até 2 vezes o risco de AVC e em até 3 vezes o risco de infarto.

E como identificar os sinais do AVC:

  •  Perda súbita de força
  • Formigamento do rosto, braço ou perna de um lado do corpo
  • Dificuldade de falar
  • Perda de visão repentina
  • Dor de cabeça forte e sem causa aparente
  • Vertigem ou dificuldade de caminhar

E lembre-se de buscar ajuda médica imediata.

É preciso conhecer os nossos fatores estressores e buscar maneiras para lidar com as adversidades, mudando atitudes e controlando as emoções. Então, eu lhe convido a fazer essa auto avaliação ou cadastrar-se aqui no blog Meus Miolos e receber a avaliação do índice do stress.

No Programa De tudo um pouco, da Rede Super, o assunto foi o AVC (acidente vascular cerebral) em mulheres.
Assista agora, nesse vídeo, a entrevista com Isabela Capelão, que conta a sua história e reviravolta pós AVC.

E o programa completo no canal da Rede Super.

 

Como relaxar, manter a concentração e não deixar a ansiedade ser vilã na reta final do Enem

Os dias 3 e 10 de novembro serão os momentos em que milhares de pessoas irão prestar a prova do Enem em 2019. A expectativa alta e o friozinho na barriga com a proximidade da prova são comuns a todos, mas eles podem atrapalhar, dificultando a concentração. O complicado é domar os sentimentos e controlar a ansiedade. Ansiedade na hora da prova é muito prejudicial, pois a pessoa acaba não conseguindo se concentrar, esquece o que estudou ou tem dificuldades para ler a questão.  Por isso, neste texto, vou dar dicas para ajudá-lo a se concentrar, relaxar e aliviar o estresse nesta reta final. Essas técnicas possibilitam também um aumento do seu desempenho no momento da prova.

Portanto, nesse momento é necessário, além do estudo prévio e de estratégias para resolução no dia da prova, um controle emocional e temporal para que você consiga dar o seu máximo, sem ser impactado pelo estresse e ansiedade normais de tal situação.

Mas…como amenizar esse misto de sentimentos de ansiedade,  tensão,  medo,  autocobrança que invadem os miolos?

Seguem abaixo 5 dicas para auxiliá-lo nesse momento.

  1. Aprenda e pratique técnicas de respiração e relaxamento;
  2. Pratique alguns minutos de risada diariamente;
  3. Faça um ensaio mental, montando um cenário positivo do dia da prova;
  4. Crie frases e repita para si mesmo todos os dias por meio da auto-hipnose;
  5. Organização do tempo e prepare-se com antecedência.

Essas são dicas valiosas para você que deseja chegar livre, leve e relaxado para fazer a sua prova do Enem e obter bons resultados. É importante ressaltar que  essas técnicas devem ser aplicadas pelo menos por uma semana antes das provas e é possível realizá-las sozinho(a).

Leia o artigo completo por meio do link abaixo, do Portal Mais educação Uai:

Como não deixar a ansiedade ser vilã na reta final do Enem

Seja no Enem, no vestibular, em concursos, monografia ou em qualquer  problema do trabalho ou do dia-a-dia, o controle da mente e das emoções ajuda qualquer pessoa a passar por adversidades de maneira mais assertiva.

Se quiser saber mais detalhes de cada uma dessas técnicas, acompanhe nossos conteúdos no blog e no canal do Youtube: Isabela Capelão, onde você vai encontrar algumas dessas técnicas e como praticá-las.

E é ainda mais interessante quando o investimento dessas técnicas é realizado por parte das escolas, pré-vestibulares e cursinhos. Aqui na Meus Miolos, temos um Workshop de gestão do stress específico para os  alunos nesse período de Enem e vestibular, contendo o ensino e a prática dessas técnicas. Para assim usufruírem de todos esses benefícios e praticarem sempre que necessário.

Conheça os 11 ladrões do tempo

A nossa rotina está cada dia mais acelerada e cheia de atribuições, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. O avanço tecnológico tem potencializado isso ainda mais. As distrações e os estímulos constantes dificultam o foco no que é importante e o tempo parece passar muito mais rápido, reduzindo a produtividade e aumentando o estresse e o cansaço mental das pessoas.

Conheça os 11 ladrões do tempo que podem estar impactando os seus resultados e identifique aqueles que mais estão presentes em sua vida no momento:

  1. Planejamento inadequado;
  2. Dificuldade de dizer não;
  3. Comunicação inadequada;
  4. Reuniões mal conduzidas;
  5. Uso excessivo das redes sociais, telefone e e-mail;
  6. Informações incompletas;
  7. Falta de entendimento da diferença entre autoridade e responsabilidade;
  8. Pouca habilidade para delegar ou treinar;
  9. Procrastinação;
  10. Visitas, eventos sociais e situações inesperadas;
  11. Querer fazer mais do que consegue;

Então, aprenda algumas técnicas que podem lhe ajudar a lidar com essas questões e a gerir melhor o seu tempo, para elevar a sua qualidade de vida e aumentar a sua performance. O primeiro passo é identificar qual desses aspectos acima estão levando embora o seu tempo e depois encontrar as melhores ações para administrá-los.

Continue acompanhando nossos conteúdos e aprenda algumas dessas estratégias.

Uma dica é o livro “Faça o tempo trabalhar para você” , da Tathiane Deândehla, foi de lá que tirei parte do conteúdo, além de ter ajudado muito na gestão do meu tempo.

Quais os benefícios de ter um hobby

Já parou para pensar que um hobby pode ocupar sua mente, proporcionar prazer e vários outros benefícios? Já se sentiu desanimado, cansado, estressado e cheio de pensamentos negativos?

Saiba que ter e praticar um hobby pode ser uma solução para mudar o seu estado emocional , além de ser  extremamente benéfico para qualquer pessoa. Então, mesmo se você tiver uma agenda cheia, é importante destinar um tempo para atividades de lazer e a prática de hobbies.

O nosso cotidiano  muitas vezes nos deixa cansados física e mentalmente, o que ocasiona aumento do estresse e sobrecarga emocional. Por mais que você ame o que faz (e eu espero que assim seja!), o interessante é desenvolver um hobby diferentes das suas atividades profissionais e que te tragam satisfação. Leia Mais

Os perigos da autocobrança

Querer alcançar uma meta e trabalhar duro não é autocobrança, mas sim disciplina. Entretanto, quando você se coloca para baixo enquanto busca esses objetivos ou se compara com os outros, a sua cobrança interna está desproporcional.

Durante esses momentos, você pode se ver caindo no negativismo, incluindo autocensura, autocrítica, autopunição e autojulgamento. Além disso, ter muita exigência para consigo mesmo pode impactar diretamente na sua autoestima, na conquista dos seus objetivos e no seu bem-estar.

A autocobrança exagerada é prejudicial, pois gera o stress negativo e todas as suas consequências. Por isso, é importante saber administrá-la. Essa energia negativa atua como uma forma de pressão interna e impede que você reconheça as pequenas conquistas do dia a dia e elas se tornam sempre insuficientes para o seu padrão elevado. Dessa forma, se cobrar demais ocasiona baixo rendimento e produtividade.

É normal recebermos cobranças externas em casa, na faculdade, no trabalho, mas ela não se compara à nossa autocobrança. Esse excesso desrespeita os nossos limites, tira o prazer de executar as tarefas e impede a comemoração das vitórias. Além disso, você acaba cobrando mais dos outros também e criando expectativas exageradas.

E você, será que tem sido duro demais consigo mesmo(a) e se cobrado em excesso? O quanto isso tem impactado na sua saúde, nas suas conquistas e na sua felicidade? Pense e reflita sobre isso, talvez precise mudar as histórias que conta para si mesmo e valorizar mais as pequenas conquistas.

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