Dia internacional da saúde mental

O Dia Internacional da Saúde Mental é um ótimo lembrete para discutirmos sobre a importância de cuidar da mente.

Após a pandemia, você percebeu que mais pessoas do seu ciclo social estão com sintomas de ansiedade, depressão, síndrome de burnout e outros quadros clínicos relacionados à saúde mental? Pode até ser você.

Empresários e profissionais autônomos muitas vezes não encontram tempo para descansar, parar ou tirar férias, devido à grande responsabilidade ou micro gestão. Como não trabalham no regime da CLT, a sobrecarga de trabalho é muito maior, assim como a dedicação e a preocupação. Dessa forma, os rendimentos financeiros são proporcionais a quantidade de trabalho e nada de férias remuneradas e tranquilidade.

Muitos pensam que não tem outra alternativa a não ser adiar as férias e descansos até um momento que seja possível. Porém, esse dia as vezes pode nunca chegar. Então, o que fazer?

Algumas ações que podem ajudar a manter a saúde mental:

– Aprender a delegar e definir as tarefas que podem ser delegadas e para quem;

– Programar férias e descansos periódicos e se comprometer com as datas;

– Durante um longo projeto, definir períodos de descanso, que servem como ócio criativo;

– Monitorar o seu corpo e os sinais indicadores de que tem algo em desequilíbrio;

– Manter um dia a dia com hábitos saudáveis;

– Deixar claro para quê faz o que faz;

– Encontrar formas de rendimento que não dependa o tempo todo de você : ativos que rendem sem que dependa das suas horas de trabalho;

– Livrar-se do perfeccionismo, da autocobrança exagerada e permitir-se ser humano;

– Evitar comparações desproporcionais ou fora de propósito;

Então, eu te convido a exercer um papel fundamental na vida de várias pessoas, sobretudo aquelas do seu entorno, estimulando uma conversa e instigando discussões e práticas relacionadas à saúde mental.

Seja de forma virtual ou cara a cara, sejam empresários, profissionais autônomos, donas de casa, aposentados ou que exerça qualquer outra atividade ou profissão, vamos fazer com que outras pessoas conheçam as vantagens e maneiras de cuidar dos seus miolos e ter mais saúde mental. Tenho postado muito conteúdo sobre esse assunto aqui no blog e nas redes sociais e hoje selecionei algumas dicas especiais para você anotar aí no seu caderno!

  1. Escreva em um papel, todos os dias antes de dormir, pelo menos 3 desejos e metas para o dia seguinte;
  2. Pratique Atenção Plena – Mindfulness e/ou Yoga do riso pelo menos 10 minutos por dia;
  3. Faça um exercício físico diferente, caso não goste de ir à academia, como pilates, hidroginástica, alguma dança ou artes marciais;
  4. Tenha uma imagem ou objeto simbólico de algo que te traga paz e coloque em algum local visível da sua casa;
  5. Experimente fazer terapia de diversos tipos até se identificar com alguma que gere maiores resultados.

Se precisar, procure ajuda profissional, seja para organizar o seu tempo, se cuidar, se programar, mudar o seu estilo de vida, equilibrar vida pessoal e profissional e tudo mais!

Cuidar da saúde mental é direito e dever de todos. E quando fazemos isso em sociedade, contribuímos para uma humanidade mais igualitária, equilibrada e justa. Principalmente porque muitos não tem acesso a essas informações.

♻️ Compartilhe com os seus amigos e faça a sua parte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.