Dicas para alcançar equilíbrio emocional

A princípio, pensar em ter equilíbrio emocional parece utopia, coisa de outro mundo. Afinal, como podemos ser equilibrados em todas as circunstâncias da vida?

O equilíbrio emocional é parte fundamental para a construção de uma vida mais saudável e feliz. Ele é uma habilidade que contribui para tornar a pessoa mais segura e confiante e também consciente dos pontos que precisa melhorar em sua vida. Ele está relacionado ao autocontrole e ao conhecimento profundo de si mesmo, além da capacidade de encontrar o ponto ideal entre a razão e a emoção.

Então, o equilíbrio emocional refere-se ao fato de saber se comportar e tomar as decisões mais adequadas, de acordo com os momentos e fases da vida. E também à capacidade de se conhecer e gerenciar as próprias emoções, sem radicalismos como 8 ou 80.

Quando o emocional está abalado é comum ter sentimentos como falta de motivação, frustação na vida afetiva, objetivos pessoais e profissionais difusos, irritabilidade, falta de concentração, comportamentos apáticos e procrastinação frente às atividades diárias. Em casos mais severos pode chegar ao esgotamento mental- burnout, episódios depressivos, insônia, crises de ansiedade e outras doenças graves. Isso sem contar na frustração por não alcançar os objetivos desejados.

Desenvolver o equilíbrio emocional pode fazer a diferença nos resultados que você obtém em sua vida e como reage ao que lhe acontece, já que pode afetar negativa ou positivamente a sua vida em todas as áreas: relacionamentos, carreira e realização profissional, prosperidade financeira, desenvolvimento intelectual e outras.

Achar esse ponto de estabilidade, auxilia na sensação de capacidade para lidar com questões como: mágoas, frustrações, decepções, orgulho, desilusão, inveja, raiva, entre outros; e contribui para que você se torne uma pessoa mais confiante e feliz, um profissional mais seguro e competente.

Se você se identificou com alguma destas questões é preciso fazer algo a respeito. Mas o que?

Leia abaixo 9 dicas e salve para alcançar maior equilíbrio emocional e ser mais feliz!

1) Aceite o inevitável:

É preciso aceitar que adversidades e imprevistos fazem parte do caminho, não temos o controle sobre tudo. A vida é mutável e cabe a cada um de nós conduzi-la da melhor maneira possível.

2) Busque o autoconhecimento:

Conhecendo-se mais profundamente será possível administrar as emoções, lidar melhor com as adversidades e potencializar suas forças.

3) Aprenda a dizer NÃO:

Conhecer seus próprios limites é essencial para saber quando, para quem ou para o quê dizer não ou dizer sim. Respeite a si mesmo e os seus desejos em primeiro lugar e entenda que você não precisa dar conta de tudo.

4) Reflita sobre seus medos: 

Identifique e entenda as suas inseguranças, as suas dores e o que tem causado um certo desequilíbrio emocional. Dessa forma será mais fácil perceber as mudanças que precisam ser realizadas em sua vida.

5) Permita-se sentir e expressar as emoções:

Entenda que faz bem expressar as suas emoções e extravasar. Então, permita-se sentir, sem julgar a si e aos outros.

6) Faça coisas positivas por você:

Realizar atividades que te proporcionem prazer ajudará você se sentir mais feliz e menos ansioso(a). Pense no seu bem-estar em primeiro lugar e entenda que você precisa estar bem para ajudar ou cuidar dos outros.

7) Desapegue do que não te faz bem:

Desapegue de situações, de pessoas, de coisas, de lugares que te trazem sentimentos ruins ou energia negativa. Muitas vezes se afastar de pessoas que atrapalham a sua vida ou que são aproveitadoras, pode aliviar um peso grande que você tem carregado sem necessidade.

8) Peça ajuda sempre que precisar: 

Você não é de ferro e pode precisar de ajuda para realizar atividades domésticas, tarefas no trabalho, nas finanças ou em qualquer situação da vida. Deixe que as pessoas façam algo por você e entenda que isso é uma demonstração de carinho e atenção, um indicativo de que a pessoa se importa com você. E não significa fraqueza ou incapacidade da sua parte. Pelo contrário, mostrar vulnerabilidade é sinal de coragem.

9) Permita-se desacelerar e relaxar:

Pegue leve consigo mesmo(a), busque maneiras de relaxar a mente e o corpo, de estar presente com atenção plena. Manter a mente calma e fluida te possibilita enxergar as coisas com mais clareza e aumenta o bem-estar.

Se você gostou das dicas, se já pratica ou praticou e experimentou resultados interessantes, compartilhe ou comente aqui! Obrigada e até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.