Arquivo - 2021

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Como manter relacionamentos saudáveis
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Liberte-se do sentimento de culpa
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Vamos celebrar!
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Síndrome de Burnout x Síndrome de Boreout
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Dicas para combater o estresse
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Autocobrança e liderança exigente
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Ressignificação de traumas
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Saúde mental no trabalho
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Por que eu faço o que faço! E você?
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Aqui pode estar a resposta que você precisa

Como manter relacionamentos saudáveis

O que é um relacionamento saudável para você ? É bom pensar sobre isso, pois muitos vivem em relacionamentos afetivos abusivos ou disfuncionais e acreditam ser daquele jeito mesmo, que não há possibilidade de mudança.

O relacionamento saudável é aquele que oferece bem-estar, satisfação e prazer para ambas as partes, onde existe respeito, atenção, cuidado, diálogo, carinho, cumplicidade, admiração e outras coisas mais.

Relacionamentos em que as pessoas não impõem os seus limites e não existe respeito tendem a se tornarem tóxicos ou disfuncionais. E podem até ocasionar problemas financeiros, sexuais e sintomas como estresse, raiva, ansiedade, angústia, depressão ou doenças graves. Por isso, estabelecer limites é essencial para ter relações saudáveis com as pessoas ao seu redor, tanto relacionamentos afetivos como familiares, profissionais e de amizades.

Quando você se sente incomodado ou invadido em relação a alguma coisa, comece a refletir sobre os seus limites e sobre o por que tem aceitado algumas situações e pessoas na sua vida que te fazem mal. Essas reflexões são formas de se autoconhecer e vão te ajudar a sair da insatisfação e da dor para uma vida de relações saudáveis e conquistas pessoais, profissionais e financeiras.

Tenha em mente que você deve ser sua prioridade. Então, pense e respeite a si mesmo em primeiro lugar, mesmo que isso desagrade os outros.

Seguem algumas dicas que vão ajudar você a impor limites em suas relações: Leia Mais

Liberte-se do sentimento de culpa

O sentimento de culpa é aquele que surge quando nos sentimos responsáveis por algo ruim que tenha acontecido ou algum erro que tenha gerado arrependimentos. Ele pode destruir aos poucos quem o sente, pois a pessoa tem a tendência a se punir, a ser dura demais consigo mesmo, a ficar remoendo acontecimentos do passado.

A culpa tem diversas causas. É importante analisar se a culpa sentida é desencadeada a partir de atitudes que foram de sua responsabilidade ou de situações que aconteceriam de qualquer maneira e não estavam ao seu alcance.

Muitas vezes, originada na infância, a criança pode ter se sentido culpada por algo que ela acredita que era responsável e não fez nada para impedir ou então ter sido considerada culpada por pais muito rígidos por pequenos erros que tenha cometido.  E, ao longo da vida, esse sentimento pode ser reforçado por situações similares experimentadas. Leia Mais

Vamos celebrar!

Hoje é um dia especial para nós da Meus Miolos. Afinal, dia 29 de setembro é o nosso aniversário e temos muito a celebrar!

Celebrar vem do Latim CELEBRARE, “honrar, fazer solenidade”, de celeber “o que é várias vezes repetido”, “notado, percebido”, “famoso, digno de honras” de acordo com o dicionário.

Como a  etmologia da palavra diz, a celebração funciona como um baita reforço positivo e estimulam as próximas conquistas, o enfrentamento de desafios, o encerramento e início de novos ciclos.

Além disso, ao celebrar, são liberados pelo nosso organismo neurotransmissores responsáveis pelo aumento do bem-estar, como a serotonina e a dopamina; diminui o estresse e funciona como um auto “reconhecimento”. Vale a pena comemorar e celebrar!

Estou muito feliz por tudo o que conquistei até aqui com muito empenho, determinação e persistência. O plano é evoluir constante e positivamente, disseminando conhecimentos, distribuindo risadas e alegria, estimulando mudanças e realização de sonhos, de forma leve e criativa.

São 4 anos de história feita por vocês, que me estimulam a viver a minha missão a cada dia e contribuem para que o meu trabalho seja feito com entusiasmo, dedicação e excelência. Muito obrigada por todo o carinho e apoio!

Desde 2017, busco conduzir pessoas, times e empresas à evolução, à felicidade e a uma vida de qualidade por meio de soluções diferenciadas.

Vamos relembrar como tudo começou?  Confira abaixo a nossa linha do tempo especial de aniversário.

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Síndrome de Burnout x Síndrome de Boreout

Comentamos muito aqui sobre a Síndrome de Burnout, porém é interessante olhar o outro lado também: a Síndrome de Boreout.

Enquanto o Burnout ocorre a partir de uma exaustão mental devido ao fluxo de trabalho estressante e intenso; o Boreout, ao contrário, ocorre quando o indivíduo sofre por falta de serviço, desânimo e apatia.

Na Síndrome de Burnout, o estresse e o esgotamento físico são resultantes de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. Além disso, é considerada uma doença. segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Alguns sintomas característicos são: estresse devido ao acúmulo ou à pressão no trabalho; cansaço excessivo físico e mental; dificuldade de concentração e lapsos de memória; sentimento de fracasso e insegurança; alterações repentinas de humor.

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Dicas para combater o estresse

O Dia Mundial do Combate ao Estresse é importante para alertar as pessoas sobre a importância do autoconhecimento e do autocuidado.  Afinal, a partir do autoconhecimento, é possível entender os fatores causadores do estresse e, a partir do conhecimento de técnicas e estratégias, aprender a lidar com as emoções e com o estresse de maneira mais adequada.

O autocuidado é uma forma de se acolher, é buscar maneiras e praticar atividades que possibilitem combater esse mal que atinge 70% da população brasileira, de acordo a ISMA-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil).

Com quase 2 anos de pandemia do Coronavírus no Brasil, o cenário da saúde mental ainda é desafiador para grande parte da população global. Por isso, o Dia Mundial de Combate ao Estresse, comemorado em 23 de setembro, nunca foi tão relevante!

Esse foi o tema do artigo “Gestão do estresse em quatro etapas”, do livro recente Somos parte de uma grande história, do qual sou coautora.

Por isso, separamos algumas dicas para você :

  • Cuide do seu corpo: inclua na sua rotina exercícios físicos, alimentação saudável, água na quantidade adequada, pausas, movimento e relaxamento.
  • Cuide da sua mente: inclua na sua rotina práticas de respiração consciente, yoga, meditação e ginástica cerebral.
  • Cuide das suas emoções: estimule emoções positivas, dê risadas, cultive bons relacionamentos,  pratique a gratidão, valorize as pequenas coisas, aprecie o belo, contemple e conecte-se com a natureza.
  • Pratique o autocuidado: inclua na sua rotina ações de autocuidado que não necessariamente estão relacionados ao cultivo da beleza. Então, se acolha e seja gentil consigo, aceite as suas imperfeições, invista em autoconhecimento, desenvolva habilidades e permita-se viver leve e feliz.
  • Organize o seu tempo: inclua na sua rotina o planejamento das suas atividades diárias, estabelecendo metas tanto pessoais como profissionais. Depois, faça os ajustes necessários.
  • Celebre: inclua na sua rotina a comemoração e a celebração das pequenas metas alcançadas.

Gostou das dicas? Que tal começar agora esse movimento para combater o stress?

Autocobrança e liderança exigente

Ser muito exigente consigo mesmo, em muitos casos, não é uma atitude positiva para a sua saúde emocional e mental. Ao invés de você estar se auto aperfeiçoando, na verdade, a autocobrança excessiva é uma forma de se depreciar, que pode trazer consequências negativas para todas as áreas da sua vida, desde relacionamentos, carreira e até saúde física.

Se você é uma pessoa com autocrítica em excesso, está propensa a se sentir mais ansiosa e deprimida. Afinal, nunca está satisfeita com suas conquistas e tem um padrão muito alto, acredita que “não é boa o suficiente” ou que “nada está tão bom quanto poderia ficar”.

Além disso, está sempre diminuindo a sua autoestima e se comparado. Porém, quando você se compara com outras pessoas, as coisas pioram ainda mais, pois a “régua” se eleva e ficam cada vez mais inalcançáveis os objetivos. Então, isso gera um baita sentimento de frustração, não é mesmo? 😞

Se você se identificou com esse texto, chegou o momento de virar o jogo e começar a se valorizar e se amar ou buscar auxílio profissional. Todos nós somos imperfeitos e merecemos ser feliz. 🤗

👉 Para te ajudar nessa caminhada, separamos algumas dicas para você:

  • Trabalhe a auto aceitação para abraçar quem você realmente é;
  • Reconheça e respeite os seus limites;
  • Faça um planejamento e divida os objetivos em pequenas metas, reconheça e comemore a conquista de cada uma dessas metas;
  • Invista em terapia e conte com a ajuda de um profissional para aumentar a sua autoconfiança e enfrentar os desafios com mais leveza;
  • Trate a si mesmo como um amigo. Somos todos imperfeitos, por isso seja gentil e ame-se, em primeiro lugar.
Muitas vezes somos mais exigentes e críticos com nós mesmos do que com os outros. Por isso é importante reconhecer os sentimentos, pensar de forma diferente em relação a si, comemorar as pequenas conquistas, se valorizar e ser gentil consigo mesmo, ter autocompaixão.  A autocompaixão é aceitar-se, amar-se, respeitar-se, aliviar o sofrimento e a dor tratando-se como um amigo e não como um inimigo. No lugar da auto crítica, da auto exigência e depreciação , que tal exercitar o amor próprio e o acolhimento?
Uma pergunta para você refletir do impacto disso no âmbito organizacional. Se você é  um líder exigente com a sua equipe : será que é positivo ou negativo?

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Ressignificação de traumas

O que você precisa ressignificar na sua vida?

Ressignificar é dar um novo significado a um determinado acontecimento, é atribuir um outro sentido a uma experiência, enxergar as coisas sob outra perspectiva e levar a vida de maneira diferente.

Ao ressignificar, torna-se possível transformar, de forma positiva,  as emoções e comportamentos envolvidos numa determinada experiência negativa ou traumática. E dessa forma levar a vida de forma mais leve.

Ressignificar é uma palavra forte, pois envolve uma mudança significativa de vida quando aplicada, sobretudo, na resolução de traumas, crenças arraigadas e sentimentos negativos. Muitas vezes questões que se repetem durante muitos anos precisam ser ressignificados para você seguir em frente.  Até porque desafios e dificuldades na vida todo mundo tem.

Trauma

O trauma acontece quando vivenciamos uma situação e não temos recursos para lidar com ela naquele momento. Assim, criamos uma interpretação daquela experiência que desencadeia uma forte emoção e um determinado comportamento. Quando acontecem repetidas vezes situações similares, sentimos a mesma emoção e isso nos remete àquela situação e a reforça.

Qualquer acontecimento pode gerar um trauma ou uma fobia, mesmo que não pareça algo tão relevante quando visto de fora, pelos outros ou por você sob outra perspectiva. Porém, esse sentimento e sensação experimentada ficam arraigados e, muitas vezes, te impedindo de alcançar o que deseja.

Passar por um trauma pode prejudicar, muitas vezes, a sua qualidade de vida e o seu bem-estar. Além dos traumas mais graves como abusos físicos e psicológicos, existem outras experiências negativas que parecem inofensivas, mas que acompanham e limitam a pessoa ao longo da vida.

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Saúde mental no trabalho

Diante da pandemia, da crise financeira, do isolamento social e do home office, vemos muitas empresas e funcionários debatendo sobre criar um ambiente mais acolhedor e dinâmico, na intenção de diminuir o estresse e melhorar a saúde mental.

A pesquisa “Os Impactos da Saúde Mental no Trabalho do Colaborador Brasileiro” relatou que a epidemia de transtornos psíquicos não interfere apenas na saúde do trabalhador, também há queda de produtividade (36,6%), falta de engajamento (23,3%) e crescimento da rotatividade (19,6%). Dessa maneira, a empresa tem seus resultados diretamente comprometidos.

Por isso, é preciso criar um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis para se expor diante das outras sem medo de serem julgadas ou punidas. E oferecer incentivos como palestras, treinamentos e atividades voltadas para a saúde mental e bem-estar do colaborador.

O que sua empresa pode fazer para melhorar a saúde mental dos colaboradores:

  • Estabeleça prazos e metas alcançáveis: se você sobrecarregar os colaboradores da sua equipe, eles podem se desmotivar, comprometer a produtividade e os resultados.
  • Estimule o feedback: criar uma cultura de avaliação de desempenho seguido de feedback na empresa é essencial para abrir diálogos, abordar assuntos importantes, alinhar as expectativas e melhorar a performance.
  • Respeito ao horário e gestão do tempo: mesmo em home office, o colaborador tem horário para iniciar e finalizar o expediente e precisa fazer pausas e horário de almoço. Por isso, ele precisa saber gerenciar bem o tempo.
  • Invista em assistência psicológica: produza e distribua conteúdos que promovam saúde mental e ações que estimulem o bem-estar no trabalho do colaborador como palestras, treinamentos, terapia e outras atividades.

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Por que eu faço o que faço! E você?

Outro dia, num bate-papo com uma amiga ela me fez essa pergunta e eu respondi.

Faço porque é o meu propósito, meu Ikigai! Usar as minhas forças, talentos e conhecimentos para inspirar ou auxiliar as pessoas interessadas a alcançarem os seus objetivos e sonhos e ver a felicidade dessas pessoas  é extremamente motivador. Além disso, ser remunerada pelo meu trabalho e dedicação me possibilita realizar meus objetivos, viver mais leve e feliz. Isso  então é fantástico!

Ela não ficou muito satisfeita com a resposta….. E percebo que grande parte das pessoas têm dificuldade em encontrar o seu propósito e vivem insatisfeitas ou desmotivadas no trabalho; esperando a hora de “bater o ponto”, o fim de semana, as férias ou algo de extraordinário acontecer, ou seja, não sente prazer no seu dia-a-dia. Sendo que, na verdade, a felicidade está na jornada em si e em viver segundo o seu propósito.

Quero bater um papo com você agora: quero que você reflita sobre o seu propósito, por mais clichê que pareça. Comece pensando no legado que deseja deixar, ou seja, depois que você partir dessa vida –  e você vai partir!, o que gostaria que as pessoas falassem de você? Pense e escreva.

Mas afinal, o que é e por que é tão importante encontrar o seu propósito ? Leia Mais

Aqui pode estar a resposta que você precisa

Já parou para pensar na famosa frase: “Somos o que atraímos”? Já recebeu algum sinal que fez suas dúvidas desaparecerem ou uma oportunidade que surgiu do nada? Muitos alegam receber “um chamado” para realizar algo. Nem tudo que acontece em nossas vidas são coincidências ou ocorrem por acaso. Quando você está aberto e disposto, as mensagens do universo apresentam-se para você. E aí depende de você tomar uma decisão e uma ação para concretizá-las.

Ao observar situações que pareciam coincidências, o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung percebeu que se tratava de algo além do acaso e batizou o fenômeno de sincronicidade.

Esse fenômeno envolve sinais de inúmeras maneiras diferentes: através do pensamento repentino, de uma imagem apontando um novo caminho, de um sonho esclarecedor, de uma conversa que traz respostas procuradas há algum tempo, de uma mensagem lida em um livro ou assistida em um filme que mexe com convicções que precisavam ser trabalhadas, de um encontro com alguém ou de acontecimentos inesperados que provocam uma grande mudança na vida. Esses são apenas alguns exemplos de como podem acontecer. Leia Mais

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