marca

1
Dia Mundial da Liberdade de Pensamento
2
Saúde, bem-estar e qualidade de vida
3
Insatisfação crônica
4
Dia dos namorados
5
O Bom humor e os relacionamentos
6
Dia Nacional de Combate à Cefaleia
7
Compulsão – Mentes insaciáveis
8
Evento: Sua mente sob seu controle
9
Concentre-se no agora
10
O Cérebro e a Mente

Dia Mundial da Liberdade de Pensamento

O Dia da Liberdade de Pensamento é comemorado mundialmente em 14 de julho. Esta data promove um dos princípios mais relevantes da Declaração Universal dos Direitos Humanos: a liberdade de pensamento.

A liberdade de pensamento é entendida como a exteriorização do pensamento no seu sentido mais amplo. A liberdade de pensar, de agir nos concede o poder de mudar nossas ideias, concepções ou pensamentos, e de optar por crenças convenientes ao nosso desenvolvimento.

Esta data marca um dos mais importantes conceitos dos Direitos Humanos.

De acordo com o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, decretada pela ONU:

“Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.

O artigo 19 da mesma declaração diz:

“Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

Acredito eu que a liberdade de pensamento está diretamente ligada ao respeito às diferenças, às opiniões contrárias, às diversidades. E ainda mais relacionada ao nosso próprio desenvolvimento na arte de nos livrarmos de julgamentos, preconceitos, de evitar desavenças e conflitos ao impor as próprias opiniões e crenças. No momento em que começamos a aceitar e respeitar as diferenças, sem confrontá-las é que encontramos essa tal liberdade.

Quisera eu ter belas palavras para proferir…

Então, utilizo um poema do escritor Armindo Rodrigues para inspirá-los.

Liberdade

Ser livre é querer ir e ter um rumo

e ir sem medo,

mesmo que sejam vãos os passos.

É pensar e logo

transformar o fumo

do pensamento em braços.

É não ter pão nem vinho,

só ver portas fechadas e pessoas hostis

e arrancar teimosamente do caminho

sonhos de sol

com fúrias de raiz.

É estar atado, amordaçado, em sangue, exausto

e, mesmo assim,

só de pensar gritar

gritar

e só de pensar ir

ir e chegar ao fim.

Saúde, bem-estar e qualidade de vida

saúde blog

A definição de qualidade de vida é muito ampla, e cada indivíduo ou instituição, organização tem um conceito para tal. E tem relação com o equilíbrio, com a redução do estresse nas situações cotidianas, a fim de alcançar saúde e bem-estar.

Vai muito além da saúde física, abrange o estado psicológico e emocional do indivíduo, as relações e ambientes sociais, os significados e valores, o tempo de sono e de atividades de lazer, a rotina profissional, a espiritualidade, aprendizagem, o estágio da vida, o país de origem, as necessidades básicas, as ambições e os desejos individuais, tudo influencia na hora de definir quando se vive com qualidade.

Mesmo que não haja uma definição estabelecida para qualidade de vida, alguns órgãos tentam calcular o bem-estar social. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por exemplo, é uma maneira oficial e padronizada de medir a qualidade de vida da população de determinada região. Ele leva em consideração três dimensões: vida longa e saudável: expectativa de vida ao nascer; acesso ao conhecimento: média de estudo e anos esperados de educação formal; padrão de vida decente: PIB/PPC per capita. Leia Mais

Insatisfação crônica

arte blog insatisfação crônica

Você já sentiu em algum momento da sua vida, que não importa o que você fizer, nunca é suficiente? Nada está bom, ao contrário, é ruim ou até péssimo? Sensação de insatisfação com tudo e irritação com todos ao seu redor?

A insatisfação crônica nos dá uma sensação de que nada na nossa vida se conecta, que podemos ter muito mais que dispomos hoje, de que tudo está ruim, nada acontece do jeito que deveria acontecer. Nada é o bastante, o amor nunca é tão intenso e verdadeiro como deveria, a profissão nunca satisfaz e o chefe sempre é o pior, os amigos nunca são tão presentes como deveriam ser, a família não nos compreende, tudo está contra nós! Remamos contra a maré e nos perdemos, esgotamos em insatisfação e o risco é grande até tomarmos consciência de que o problema maior não são os outros e sim uma desconexão com nós mesmos.

Na realidade, algo internamente pode não estar bem e isso o(a) faz enxergar o problema como se ele fosse externo e muitas vezes como se não existisse solução. Essa incapacidade de resolver tal problema, ao se tornar repetitiva pode gerar frustração. Além disso, a sua exigência pode ser tão alta que nada que aconteça será suficiente e poderá manter-se num estado de lamentação eterna.
Leia Mais

Dia dos namorados

Dias dos namorados 02

Um relacionamento saudável e prazeroso pode ser alcançado se você e seu(sua) companheiro(a) estiverem dispostos a trabalharem juntos, por esse objetivo em comum. Seguem algumas dicas para te ajudar:

● Aprecie e valorize o companheiro(a);
● Conheça os gostos, preferências e objetivos do outro;
● Cultive o afeto e a admiração;
● Preste atenção e ouça o que o outro está dizendo, sem pré-
julgamentos;
● Resolva os problemas e diferenças com diálogo, respeito e
abertura;
● Admita a sua responsabilidade diante da situação;
● Compartilhe momentos prazerosos;
● Valide os sentimentos do companheiro ou companheira;
● Seja feliz com seu parceiro(a), não só hoje e sim todos os dias.

Feliz dia dos namorados!

O Bom humor e os relacionamentos

arte blog Bom humor

Você já parou para pensar sobre como o bom humor é importante para nossas relações e para a vida? Os relacionamentos que estabelecemos com pessoas de nosso convívio são uma parte importante do nosso cotidiano e afetam nossa saúde e bem-estar.

Ficar ao lado de pessoas bem humoradas é muito bom, não é mesmo? Elas são sempre bem-vindas, dão um clima diferente ao ambiente, tornam encontros mais descontraídos e divertidos, são mais interessantes e conquistam a todos com a sua alegria e simpatia.

O senso de humor é uma característica fundamental na vida e na manutenção dos relacionamentos interpessoais, é uma ferramenta eficaz para superar qualquer incômodo ou vergonha, para descontrair em situações tensas e quebrar o gelo. E se faz ainda mais necessária nos momentos de dificuldades, pois ajuda na superação, na maneira de encarar os problemas e de encontrar soluções.

É possível evitar muitos confrontos e resolver discussões e diferenças com bom humor, já que tal característica pode ajudar a dizer coisas que de outra maneira poderiam ser difíceis de expressar. Nas relações já estabelecidas, ajudar a não acumular a raiva ou frustração. Leia Mais

Dia Nacional de Combate à Cefaleia

blog cefaleia

Você sabia que mais de 90% da pessoas já experimentou ou vai experimentar dores de cabeça alguma vez na vida? E que quase 80% têm dor de cabeça com frequência?

A dor de cabeça ou cefaleia, seu nome científico, é a queixa de maior frequência nos pronto socorros do Brasil. Devido à sua importância e seriedade foi criado o dia nacional de combate à cefaleia, doença que atinge grande número da população brasileira.

Como o próprio nome já diz, a dor de cabeça é uma dor crônica em qualquer região da cabeça. De um modo simples, se dividem em dois tipos: as primárias e as secundárias. As primárias representam a grande maioria dos casos.
As dores de cabeça podem suceder em um ou em ambos os lados da cabeça, pode estar isolada em determinado local, propagar-se pela cabeça de um ponto a outro, ou serem dores latejantes. Podem aparecer gradativamente ou de repente, e durar menos de uma hora ou até durante vários dias ou meses. O exemplo mais comum é a famosa enxaqueca, que também são as mais incapacitantes. Enfim, existem inúmeros tipos de dor de cabeça.

Existem vários estímulos para essa dor aparecer. Alguns deles são o stress, a ansiedade, a preocupação, o calor ou barulho excessivo. Há os que dizem que crises frequentes de dores de cabeça e enxaquecas é um reflexo da vida moderna, dos comportamentos exagerados, como o tempo gasto na internet.
Leia Mais

Compulsão – Mentes insaciáveis

Blog

O assunto do blog essa semana é compulsão, tema de grande polêmica e frequente na vida de diversas pessoas, sobretudo dos brasileiros. Esse é um problema comum em países industrializados e com uma forte cultura de consumo.

Afinal de contas o que é compulsão?

Compulsão é quando dispomos de um desejo, uma vontade incontrolável de fazer alguma coisa, uma obsessão ou repetição exagerada. Normalmente esse comportamento está associado a alguma gratificação emocional, ou seja, o indivíduo age de forma a obter alívio de algum sofrimento, um escape para uma determinada situação ou emoção. A pessoa que possui esse tipo de comportamento descontrolado pode estar tentando compensar sentimentos de ansiedade, angústia, afastar alguma ameaça ou mesmo procurando obter prazer ou satisfação.

O que também nos remete a um tipo válvula de escape negativa, que já foi assunto num post do blog. Leia Mais

Evento: Sua mente sob seu controle

Untitled-design (7)

Com o intuito de comemorar um ano de atividade da Meus Miolos, realizamos o evento Sua mente sob seu controle. Foram realizadas técnicas para demonstração e prática do poder da mente para os participantes, além de um bate-papo bem dinâmico e participativo sobre o funcionamento da mente e a repercussão que esse funcionamento exerce sobre nossos comportamentos, pensamentos e emoções.

Devido ao sucesso do workshop, o inserimos dentre as nossas soluções.

E pensando em você que não pôde participar, criamos um infográfico do evento. Clique aqui para fazer download do conteúdo.

Gostou do assunto? Descubra alguns segredos da mente para conquistar o que deseja, saiba o que tem te impedido de obter melhores resultados, clique aqui e leia mais a respeito do controle da mente. Veja as fotos do evento: https://goo.gl/PDPJpp

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todos os eventos realizados pela Meus Miolos.

Concentre-se no agora

ARTE PARA O BLOG mindfulness

Mindfulness é uma tradução para o inglês da expressão Sati e é definido como atenção plena ou estar atento, em português.  São técnicas laicas e objetivas de treinamento da atenção que favorecem a presentificação da experiência, isto é, o dar-se conta da tarefa, experiência ou fenômeno tal como ele é experimentado no momento presente, com uma atitude de abertura, aceitação e não julgamento.

A prática de Atenção Plena foi originalmente estruturada para o ocidente, no final da década de setenta,  com o objetivo da promoção da saúde e redução do stress e da ansiedade (Universidade de Massachusetts/EUA).

Manter um estado mental mindfulness baseia-se em direcionar a atenção de maneira consciente e determinada.
Exatamente o contrário do que acontece quando estamos no piloto automático, ou seja, quando agimos sem pensar, de forma mecânica, reativa e impulsiva, sem prestar atenção exatamente no que estamos fazendo.

Leia Mais

O Cérebro e a Mente

Untitled design (1)


Uma mente poderosa pode ser um mecanismo para grandes realizações na vida, tais como passar em um concurso, no exame de direção, ser promovido no trabalho, ser mais alegre, confiante, conquistar algo que deseja muito, ter sucesso e por aí vai.

Muitas vezes temos objetivos, sonhos, planos, infinitas construções mentais, mas poucas vezes nos determinamos a alcançá-los. Infelizmente essa é a vida da maior parte das pessoas.

Nossa maneira de pensar determina nossos sentimentos e consequentemente nossas ações. Por isso uma mente fortalecida pode fazer sua vida muito mais feliz e produtiva.

Mas antes de aprofundarmos mais nesse assunto, é importante diferenciar mente do cérebro. O cérebro é uma estrutura física, um órgão, considerado por muitos como o mais importante, que controla tudo o que um indivíduo faz. O cérebro humano é uma das estruturas mais interessantes originadas pelo processo de seleção natural.  Ele possui uma dimensão primitiva e irracional, que influencia em grande parte nosso comportamento.

A mente está relacionada às funções intelectuais superiores do cérebro e se manifesta através dele, é um sistema integrador de processos. De uma forma mais simples, a mente constitui o lugar da atividade psíquica, englobando operações conscientes e inconscientes, entre elas as emoções e os pensamentos.

O fato de exercitarmos mais ou menos a mente compromete o desenvolvimento do cérebro. Isto significa que o desenvolvimento da mente influencia o do cérebro, da mesma forma que o contrário acontece. O cérebro e a mente estão inter-relacionados.  Por isso, cuidar da saúde do seu cérebro já é o primeiro passo para ter uma mente em forma.

Você sabe o que é mente inconsciente e mente consciente? Como essas duas interagem e impactam nossas decisões, nossos comportamentos, formando quem realmente somos? Leia Mais

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.