marca

1
Os 5 R´s da qualidade de vida
2
Alcance o equilíbrio emocional
3
O jardim de Hortência
4
Descubra a relação entre stress e AVC e previna-se.
5
Biofeedback: equilíbrio entre mente e corpo
6
4 lições: como aceitar a ajuda dos outros
7
Semana de combate ao stress
8
O segredo para viver plena e levemente
9
Dose de energia positiva: admire e inspire-se
10
Vídeo da série: 1 minuto “no stress”

Os 5 R´s da qualidade de vida

Depois de alguns pedidos, eu criei uma técnicas super simples e natural, que engloba um pouco de cada metodologia utilizada nos programas de gestão do stress e da ansiedade.
O objetivo é amenizar os riscos de doenças graves e crônicas, para promover a saúde tanto no meio organizacional quanto para as famílias e doentes viverem com mais qualidade.
Então prepare-se e pratique!

Técnica 5 R´s

A técnica dos 5 R´s da qualidade de vida é composta pelos seguintes passos:
– Respirar: aprenda a respirar adequadamente através do diafragma e faça 5 respirações profundas, prestando atenção no ar entrando e saindo.
– Receber: receba o que vier para você com gratidão, sem julgamentos ou cobranças: se forem pensamentos, deixo-os ir, se forem acontecimentos busque aprender, sem questionar; aceitação não é passividade e sim libertação.
– Rir: aprenda a rir e dê boas risadas, hahaha/ hehehe / hihihi …. deixe os dentes aparecerem, sem economizar.
– Refletir: reflita sobre como se sentiu com essas práticas, a interação corpo e mente, observe-se, tome consciência de si nesse momento.
– Repetir: a repetição que vai fazer dessa prática um hábito, por isso é extremamente importante praticar todos os dias, iniciando por 5 minutos e depois 10 e assim sucessivamente.

Compartilhe essa técnica para que todos se beneficiem e vivam de forma leve e feliz.

Alcance o equilíbrio emocional

Biofeedback

A evolução tecnológica tem permitido que as pessoas tenham mais acesso à informação e tem proporcionado grandes transformações em vários setores.

As pessoas vivem cada vez mais, mas não necessariamente com uma boa qualidade de vida. Em parte, a dependência da tecnologia é cada vez maior e a sociedade em geral deve estar preparada para enfrentar grandes desafios.
Por outro lado, podemos afirmar que os avanços da tecnologia têm trazido grandes benefícios de forma a melhorar a vida das pessoas, principalmente em relação à saúde. São aparelhos eletrônicos, aplicativos digitais, softwares… sobretudo no que diz respeito ao diagnóstico e tratamentos, de maneira a prevenir e evitar o agravamento de doenças e problemas.

E hoje, em especial, vamos abordar uma técnica, que é resultado de pesquisas de psicofisiologia, para aumentar o equilíbrio emocional: o biofeedback cardiovascular.

O Biofeedback cardiovascular é uma ferramenta auxiliar na gestão do stress utilizada de modo complementar para verificação do nível de stress e tensão momentâneos. É um instrumento que ensina a desenvolver a capacidade de autorregulação. Leia Mais

O jardim de Hortência

jardim2

Ah, a Hortência! Esse foi o nome dado à ela quando fora batizada, e não foi à toa…
Ela sempre fora uma menina muito encantadora, cheia de graça e de formosura e tinha uma paixão pelas flores, suas cores e seus aromas.

Essa parte da história eu conto em detalhes depois, mas o mais impressionante foi que, depois de tantos anos, ela resolveu mudar de nome… assim como quem muda de endereço. Segundo informações dos familiares ou talvez das más línguas, ela havia encontrado um amor verdadeiro e por isso não justificava continuar com esse nome. No mínimo estranho…

Hortência cresceu numa casa onde havia muito verde, entre flores e plantas, tinha uma horta cheia de verduras e frutas e era o passeio preferido dela pela manhã, tanto para arrancar as ervas daninhas quanto para apertar os botões de beijo (nome fantasia…rsrs) e colher as frutas e hortaliças. E era ali, pela manhã, que sua mãe lhe explicava e contava várias histórias e ela se divertia e usava a sua imaginação, além de aprender muito.

Depois de algum tempo, Hortência quis criar o seu próprio jardim, onde plantou flores das mais diversas, tinham orquídeas, astromélias, amor perfeito, calêndulas, dálias, jasmins, lírios, a dama da noite com aquele aroma espetacular também fazia parte desse jardim. Além de muitas outras flores, pedras decorativas e uma fonte, que se iluminava à noite e proporcionava aquele barulhinho relaxante de água caindo, tipo uma mini cascata.
Leia Mais

Descubra a relação entre stress e AVC e previna-se.

Essa semana especialmente vamos falar sobre o AVC (acidente vascular cerebral), pois no dia 29 de outubro é o dia mundial do combate ao AVC e durante esse ano de 2017 haverão vários projetos ao redor do Brasil com o objetivo de orientar e alertar a população, para diminuir o número de casos da doença e incentivar a prevenção.

Quem mobilizou todo o país com essa campanha nesse ano de 2017 foi a www.redebrasilavc.org.br e aqui em Minas Gerais foi a amavc.com.br e eu tive o prazer de fazer parte desse projeto aqui na cidade de Belo Horizonte.
De forma breve, vou explicar o que é um acidente vascular cerebral, muitas vezes chamado de acidente vascular encefálico ou mais popularmente conhecido como derrame cerebral, pode ser isquêmico ou hemorrágico.
O AVC isquêmico é provocado quando ocorre obstrução de uma ou mais artérias no cérebro e o hemorrágico ocorre quando há hemorragia, ou seja, sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo.

O mais assustador é o cenário brasileiro do que se refere ao AVC. Só para você ter uma ideia: é uma das maiores causas de morte e incapacidade do mundo; atinge 17 milhões de pessoas no mundo a cada ano, sendo que 6 milhões morrem; a cada 5 minutos um brasileiro morre de avc; uma em cada 6 pessoas pode sofrer um acidente vascular cerebral ao longo da vida.

E o cenário brasileiro do stress é o seguinte: 85% das pessoas estão estressadas; segundo país do mundo com o maior índice de stress.

E qual a relação entre o AVC e o STRESS, afinal? Leia Mais

Biofeedback: equilíbrio entre mente e corpo

cerebro-coracao

O Biofeedback cardíaco é uma ferramenta auxiliar na gestão do stress utilizada de modo complementar para verificação do nível de stress e tensão momentâneos e como a pessoa reage aos estímulos através da frequência cardíaca.

O treinamento de biofeedback cardíaco atua por meio da análise dos batimentos cardíacos e nos permite visualizar, na tela do computador, reações emocionais que ocorrem quando uma pessoa revive momentos de tensão, por meio de jogos interativos no computador e exercícios de respiração.

Proporciona aumento da consciência e da percepção das reações e sensações do corpo, aumento do controle emocional, redução de dores crônicas e tensões físicas, redução do stress, da ansiedade e da depressão, redução da insônia e hiperatividade, dentre outros benefícios.
O objetivo é alcançar a coerência cardíaca, que é o equilíbrio entre o corpo e a mente, resultando em mais qualidade de vida.

Isso é possível a partir do treinamento frequente: diário e semanal com o facilitador, que acompanha os resultados e direciona os exercícios, além de fornecer os resultados. A prática de 20 minutos por dia dos exercícios são suficientes para obter a coerência cardíaca (estado de equilíbrio).

No Espaço Meus Miolos já existe essa ferramenta disponível para auxiliar ainda mais nos programas individuais e em grupo da gestão do stress.

Saiba mais assistindo ao vídeo a seguir

4 lições: como aceitar a ajuda dos outros

DSC_3514

Uma grande dificuldade que vivi num período da minha vida foi aceitar que, em algumas situações, eu precisava de ajuda de alguém, seja esse alguém um profissional que entendesse mais do que eu ou uma pessoa que queria me ajudar em algo que eu precisasse, um familiar….

Existem alguns motivos para isso e um deles é a falsa ideia nossa de que assim perderemos a nossa independência, ou talvez perderemos a nossa autoestima e que seja questão de ego, de orgulho, ou que seja meio parecido com uma auto-piedade e uma vitimização, ou ainda uma autocobrança nos obrigando a dar conta de absolutamente tudo, uma crença errônea de que é fraqueza aceitar ajuda alheia ou que vai ficar em débito com a pessoa, de sentir-se mais vulnerável a críticas, talvez por acreditar que quem quer te ajudar não tem competência suficiente… Essa crenças se formaram ao longo de experiências de vida e significados dados a essas experiências.
Dessa maneira, aceitar ajuda torna-se uma tarefa bem difícil. Mas não impossível!
Leia Mais

Semana de combate ao stress

No dia 23 de setembro foi instituída como data de combate ao stress, sobretudo para conscientizar as pessoas e organizações das consequências e dos sintomas do stress vivenciado de forma negativa. E ainda enfatizar a importância da prevenção para que o stress não se transforme numa síndrome de burnout ou não seja o fator causador de doenças e/ou desastres que podem impactar pessoas e organizações.
Para isso, gostaria de te convidar a assistir o vídeo animado a seguir e acompanhar a semana cheia de conteúdo e dicas para você dar esses primeiros passos em direção a uma vida mais leve e com qualidade.

O segredo para viver plena e levemente

Qual o grande segredo para viver plenamente?
Quando nos fazemos essa pergunta, similar àquela “qual o segredo da felicidade”, é porque já tentamos de várias maneiras e ainda estamos batendo com a cara na porta da tal felicidade.
Depois que eu comecei a estudar o comportamento humano e entender os perfis de comportamento, as motivações, os riscos, as estratégias de defesa e tudo mais, eu entendi a importância do autoconhecimento como trampolim para a vida plena.
Em meio a essa estrada, inevitavelmente nos deparamos com diversos obstáculos, contratempos, fatores distratores, estresses e precisamos contorná-los, mesmo não muito preparados para lidar com essas novas situações. Algumas vezes nos faltam recursos internos e habilidades e é preciso então parar para “abastecer” a nossa máquina e monidos desse novo combustível seguir adiante.
Preocupada e curiosa com esse combustível necessário para conduzir a nossa máquina individual para a vida plena, que engloba a felicidade e a leveza do ser, eu busquei e estudei intensamente…e ainda continuo estudando e testando, praticando….e assim descobrindo cada dia mais segredos.
Um dos segredos descobertos é esse aqui:

A maneira como você encara a vida

E como fazer isso- eis a questão! Ou seja, como vamos saber se estamos sabendo lidar de maneira assertiva e adequada? O primeiro ponto é definir indicadores de resultado.
Foi em busca de saber se estava na direção adequada, que eu fui juntando as metodologias e ferramentas que mais surtiram resultados e utilizo programas de auto-gestão com o intuito de tornar a sua estrada mais indicativa e assertiva.
Então, um dos combustíveis essenciais para aumentar a performance da sua máquina é a própria vontade, querer e saber que você merece ser feliz e viver plenamente.
Assista ao vídeo e dê esse arranque!

Dose de energia positiva: admire e inspire-se

Para que servem as emoções positivas?

Graças a acadêmicos e cientistas da psicologia positiva podemos ter certeza que as emoções positivas são elementos-chaves do bem-estar e da saúde e qualidade de vida nos seres humanos.

De acordo com a teoria das emoções positivas desenvolvida pela Dra. Barbara Fredrickson, certas emoções positivas, como alegria, interesse, contentamento e amor possuem a capacidade de expandir nosso repertório de pensamentos e comportamentos e construir novos recursos internos, como o desenvolvimento de habilidades, o empoderamento, o conhecimento e aprendizado adquiridos, os laços sociais e relacionamentos criados; permitindo assim a nossa evolução.

Ah, e o melhor: esses efeitos tendem a perdurar por um bom tempo e não funcionam somente como um prazer momentâneo.

Com base nesses estudos, a Dra. Fredrickson identificou dez emoções positivas mais experimentadas pelas pessoas felizes e de sucesso, identificadas abaixo.

Emoções-chaves

 

E eu escolhi duas dessas emoções-chaves, a admiração e a inspiração para comentar e gravei esse vídeo para que você saiba como utilizar e aumentar os seus índices de positividade, de energia positiva e de bem-estar.

Admirar é , segundo o dicionário Caldas Aulete, estimar, contemplar, deslumbrar.

Inspiração, segundo o mesmo é estímulo ao pensar ou à capacidade de criar.

O que te inspira? Quem admira? Comente aqui!

 

 

Vídeo da série: 1 minuto “no stress”

Nesse vídeo da série 1 minuto “no stress”, eu abordo uma técnica para aumentar a criatividade.

Você sabia que, quanto mais você trabalhar a criatividade, mais você desenvolve e estimula seu cérebro?

Temos o hábito de já ter soluções prontas em nossa mente para cada situação e dessa maneira estamos ligados no modo automático. Quando paramos para pensar em outras alternativas, outras maneiras de agir ou pensar sob a mesma circunstância, aí acessamos nosso estado criativo e isso nos possibilita encontrar mais e melhores soluções.

E como isso pode aliviar o stress? Muitas vezes o que estressa o ser humano é a crença de que a opinião dele é a melhor ou a certeza absoluta. Isso é um fator limitador e estressor. Quando o indivíduo abre a mente para novas possibilidades passa a ser libertador.

A dica é assistir o vídeo e praticar!

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.