Dicas para você mandar para longe o estresse e viver bem

 

resiliencia

É verdade que o estresse é o mal do século. Esse quadro aumenta em situações de crise de ordem econômica como as vividas no momento. As consequências são danos para a saúde física, emocional e empresarial.

As exigências impostas às pessoas pela vida moderna e a necessidade de adequarem-se às mudanças geram situações de conflito, ansiedade, angústia, descontrole emocional. E as frequentes pressões e demandas dos profissionais geram um nível de estresse extremamente alto, o que acarreta custos e baixa produtividade para as empresas.

Por isso, resolvi escrever aqui dicas para ajudá-lo a administrar melhor o estresse.

Abaixo seguem 20 dicas e mais uma dica extra para você gerenciar o estresse e melhorar a sua qualidade de vida no trabalho,  pessoal, nos relacionamentos e se tornar uma pessoa mais satisfeita, equilibrada e feliz.

1- Defina de forma clara e específica seus objetivos;

2- Aprenda a administrar bem o seu tempo;

3- Faça um planejamento diário ou semanal das suas atividades de forma que seja exequível;

4- Defina prioridades;

5- Concentre-se em pequenos passos, e realize um de cada vez;

6- Evite auto cobranças: não se preocupe em estar certo o tempo todo;

7- Faça o melhor que puder, respeitando os seus limites: a imperfeição é uma característica de qualquer ser humano;

8- Procure realizar atividades ou trabalhar com o que atenda às suas necessidades, desejos e valores;

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9- Aprenda a perdoar: aceite o fato de que nós todos cometemos erros: deixe a raiva, a mágoa e sentimentos ruins de lado;

10- Pense positivo: tente enxergar a vida de forma mais leve, alegre e positiva;

11- Permita-se usufruir de momentos relaxantes e de lazer, atividades ao ar livre;

12- Aprenda a respirar adequadamente: 30 segundos de respiração diafragmática por dia baixam os hormônios do estresse no sangue, sobretudo o cortisol;

13- Pratique atividades físicas: encontre algum esporte ou atividade que seja prazerosa e seja persistente, experimente por pelo menos 3 meses;

14- Alimente-se de maneira saudável;

15- Comunique-se bem: procure entender de forma clara as expectativas do outro ou da empresa;

16- Aprenda técnicas para controlar as emoções e entenda o seu funcionamento;

17- Reconheça quando a situação melhora e valorize cada conquista;

18- Encontre significados para a sua vida e para o seu trabalho;

19- Procure estar próximo e passar mais tempo com pessoas que te fazem sentir bem e que sejam exemplos de resiliência e fuja de pessoas negativas e que deixam o ambiente carregado;

20- Assuma controle e responsabilidade sobre sua vida;

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DICA EXTRA: Filmes

Se você gosta de filmes:  separe um tempo, pegue um balde de pipoca, um caderno para anotações, percepções e identificação de crenças que te limitam….e siga as indicações para você desenvolver a habilidade de resiliência, e compartilhe aqui os seus aprendizados.

Filmes: “O Negociador”, ” Em boa companhia”, “De porta em porta”, “Erin Brockovich, uma mulher de talento”, “Sete vidas”.

É isso aí! Se você quiser saber mais sobre como gerenciar o estresse, como levar uma vida mais leve e equilibrada, acompanhe as dicas, informações e técnicas cadastrando-se no blog, ao lado e os vídeos no meu canal do youtube: www.youtube.com/isabelacapelao.

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