Um convite para meditar

A meditação oferece diversos benefícios para nossa vida, saúde física e mental. Inclusive com diversos estudos científicos que comprovam. O estresse e a ansiedade podem ser reduzidos com a prática da meditação e pesquisas sugerem que pode retardar o envelhecimento.

E o melhor é que a prática da meditação pode ser realizada por todas as pessoas, até aquelas que tem a mente mais inquieta. Quando nos concentramos no momento presente, aqui e agora, a meditação acontece!

Meditar é aquietar e acalmar a mente, é estar focado no momento presente e sem julgamentos, ou seja, pensamentos vão aparecer. Então, deixe-os ir embora e volte a se concentrar, sem condenar-se por isso ou achar que não está meditando. A meditação aumenta o espaço entre os pensamentos, reduzindo-os, o que possibilita o relaxamento  e a experimentação de estados emocionais positivos.

É possível meditar em silêncio, locais com barulhos ou som ambiente,  por meio de meditações guiadas ou com a utilização de frases repetidas em sânscrito, conhecidos como mantras; individualmente ou em grupo; assentado, deitado ou em movimento.

Além disso, hoje existem diversos aplicativos com meditações guiadas e vídeos, inclusive no meu  Canal do Youtube. E também existem as meditações ativas de Osho – Saiba mais nesse post

Há alguns ano atrás, quando eu era mais estressada, tinha um certo preconceito com meditação, talvez até uma resistência. Achava que era coisa de religião ou só de quem era extremamente focado, tranquilo, só pra quem já era zen por natureza. E como eu tenho um estilo mais ligado no 220 Volts, achava que não conseguiria,  que isso não era para mim. Até ter mais conhecimento sobre a prática e os benefícios, experimentar o Mindfulness, as meditações ativas, a meditação do riso e tudo isso mudou. Atualmente já é uma prática do meu dia-a-dia.

Muitas pessoas ainda têm resistência ou preconceito em praticar a meditação, isso por falta de informações ou de conhecimento de todos os benefícios, por desconhecimento das práticas, falta de disciplina, convicções ou crenças limitadoras a repeito. O melhor a se fazer é estabelecer um horário para a prática diária e começar.

Para quem nunca meditou, deseja iniciar e não sabe muito bem o que fazer, seguem dicas de seis aplicativos de meditação guiada. Esses são os mais utilizados e mais pontuados: Insight Timer, Calm, Lojong, Sattva, Mediopatia, Medite.se.  Dentre eles, eu já fiz uso de quase todos e gosto bastante do Insight timer. São diversos profissionais e tipos de meditação. Além desses aplicativos, existem outros. A minha sugestão é que você experimente e opte por aquele que mais combina com você.

Então, eu te convido a escolher um desses aplicativos para  iniciar a sua meditação. Depois quero saber, conta aqui!

Se você já medita , costuma usar algum aplicativo? Conte aqui pra gente e para incentivar os novos praticantes.

 

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