Meditação ativa

 

Eu estive na Índia, em novembro de 2018 e foi uma jornada espiritual, onde eu tive a oportunidade de conhecer e vivenciar um pouco mais das diversas meditações. Eu estive durante 2 dias no Osho International Meditation Resort, que é um hotel apenas para a prática de meditações, localizado na cidade de Pune.

Eu já havia realizado algumas práticas de meditação ativa, mas não tinha muitos conhecimentos e nem sabia exatamente os seus benefícios, nem de onde surgiu a prática. E depois dessa experiência, eu achei bem interessante compartilhar um vídeo e inserir algumas dessas práticas nos programas de qualidade de vida da Meus Miolos.

Muitas pessoas me falam que não conseguem meditar, pois são muito agitadas, ativas, os pensamentos não param, acelerados demais para ficar parados meditando. Então surge a pergunta: como meditar e apreciar verdadeiramente o momento presente nesse mundo moderno, cheio de estímulos e distrações? Como tirar o foco dos problemas e de toda essa agitação?

Eu também já fui assim, bem agitada e achava que não daria conta de meditar, não gostava, achava difícil ficar ali parada. E qualquer meditação, seja a tradicional/ passiva ou a ativa são difíceis, e será preciso ter persistência . É como se fosse uma atividade física, na qual você começa a realizar com menos tempo e vai aumentando aos poucos até poder usufruir dos benefícios completos da prática.

Mas vamos pensar de maneira mais ampla: existem várias técnicas de meditação e saiba que a meditação gera benefícios para todos. Basta você verificar qual mais se identifica. Justamente as pessoas das grandes cidades, aceleradas, que vivem de forma automática, que não tempo para nada e tem dificuldades em se concentrar são as que mais precisam de meditação e as ativas são as mais indicadas.

Meditação ativa são técnicas criadas para as pessoas do mundo contemporâneo, para desacelar, é uma maneira de organizar a mente no caos, no meio da desordem. As técnicas de meditação ativa foram cientificamente estruturadas por Osho, um mestre indiano, e comprovadamente eficazes.

A correria do dia-a-dia nos afasta o tempo todo do essencial, e essa viagem à Índia foi o meu momento de reconexão, de redescobertas. Quando nos concentramos no mundo exterior, com frequência aparecem os pensamentos exagerados e julgamentos, nos mantendo presos às nossas ilusões, aos nossos velhos hábitos e padrões. No momento em que você se move para dentro de si, você abandona essa mente crítica e relaxa mais profundamente. Qualquer ação realizada com foco concentrado se torna uma meditação. A prática de atividades que proporcionem à pessoa o estado de flow, de foco concentrado e serenidade é um exemplo.

E o mundo moderno mudou tanto que ele precisa de novos métodos, de novas técnicas. As meditações ativas de Osho é um método caótico, necessário para empurrar o centro da consciência da mente para o coração. Alguns exemplos são a Meditação Dinâmica, a Meditação Kundalini, Vipassana, Nataraj, Nadabrahma.

A conexão está na consciência de si mesmo, na consciência plena do momento, você pode simplesmente dançar, caminhar, fazer movimentos, de olhos fechados e se perceber naquele momento.

Então, como funciona?

Misturam movimentos, sons, respiração, quase todas acompanhadas de músicas. Envolvem ação, são muito caóticas, podem ser intensas ou mais suaves. E assim é possível entrar num estado de presença e começa a ocasionar uma exaustão física e assim um desligamento da mente racional até alcançar a quietude, o silêncio, a tranquilidade. Isso porque há liberação de hormônios como endorfina, ocitocina.  A meditação é um estado e ocorre a partir da prática.

Esses métodos proporcionam paz e tranquilidade, da mente e do espírito. Através de muitos movimentos, técnicas de respiração, sons, e envolvimento é possível dissipar o caos e conflitos interiores e conquistar a paz, o equilíbrio, o bem-estar e a harmonia. E libera as emoções, tensões, preocupações, quebra de crenças e de hábitos enraizados.

Com a meditação ativa e outras práticas você vai perceber como pequenos esforços diários serão o início de grandes transformações. Então o convite hoje é que você comece a experimentar os diversos tipos de meditação, tanto ativa quanto passiva.

Além das meditações ativas de Osho, existem outras maneiras de meditar ativamente. Aqui eu utilizo práticas como o Yoga do Riso, algumas técnicas de Mindfulness como parte de programas de qualidade de vida e levo para as empresas. 

Ah, e um fato interessante também é que talvez a meditação que te faz sentir mais desconfortável é a melhor, a mais adequada pra você, é aquela que vai mais lhe ajudar nesse processo.

Fique atento para mais informações sobre os nossos Workshops .  E vamos praticar a meditação!

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