O que é autoeficácia e como promovê-la

Você já duvidou da sua capacidade em concretizar seus sonhos e projetos? Já se sentir insuficiente ou incapaz de realizar as metas propostas?

Em alguns momentos é natural sentirmos dificuldade em definir objetivos e agir para conquistar sucesso em um futuro próximo.  Então,  é importante ter conhecimento sobre o que é a autoeficácia e como desenvolvê-la em prol dos nossos objetivos.

A autoeficácia é a característica que nos estimula a alcançar um determinado objetivo, a atingir a alta performance e obter resultados cada vez melhores, é o que acreditamos sobre a nossa capacidade de realizar metas. O conceito vem da teoria social cognitiva, criada pelo professor da Universidade de Standford Albert Pandura. Então, autoeficácia é o julgamento que cada pessoa faz da própria capacidade em realizar ações específicas. Segundo ele, a crença nas próprias capacidades podem influenciar as pessoas emocionalmente e motivá-las a concretizar ou não. Afeta a forma como o individuo pensa, sente e se comporta.

A autoeficácia é comumente confundida com autoestima, autoconceito ou autoconfiança, porém se trata de um conceito diferente. O foco é na capacidade de performance do indivíduo, ao invés de pontos como aparência física e características psicológicas.

Muitas vezes, a limitação está em nossa mente e todos nós temos a capacidade de superar esses limites impostos por nós. Em momentos de crise e altos níveis de desafio torna-se essencial que a pessoa acredite em si mesmo e que é possível se reinventar e criar alternativas para enfrentar a situação. A autoeficácia ajuda a lidar com a sensação de impotência e desamparo.

E você , quais são seus objetivos? Você se sente capaz e pronto para agir em direção aos seus objetivos e alcançá-los?

Saiba os benefícios em desenvolver a autoeficácia:

  • Aumento da autoconfiança
  • Equilíbrio emocional ao lidar com as adversidades
  • Ajuda a encarar os desafios como oportunidades
  • Aumento da motivação e da persistência ao realizar mudanças
  • Aumento do bem-estar e da satisfação com a vida
  • Diminui os níveis de estresse, ansiedade e depressão
  • Possibilita a recuperação mais rápida de traumas e crises

Antes de mais nada, para desenvolver a autoeficácia, precisamos refletir sobre o pressuposto fundamental da sua teoria, de que nós somos seres intencionais, capazes de autorregular nossas próprias ações e de conduzir nosso processo de aprendizagem de novos comportamentos.

Isso quer dizer que podemos gerenciar nossos comportamentos de maneira consciente, gerar mudanças e com isso ir em busca de experiências que favoreçam a conquista dos nossos objetivos pessoais e profissionais.

Inicialmente, é importante que a pessoa tenha consciência sobre a maneira como interpreta o resultado das suas ações e prestar atenção em exemplo de pessoas que apresentam essa habilidade, para se inspirar em suas atitudes. É bom saber que o entusiasmo diante de um desafia aumenta a crença em sua própria capacidade e a ansiedade diminui essa confiança.

Então, siga alguns passos para promover a autoeficácia:

  • Faça uma lista das conquistas importantes que você já realizou ao longo de sua vida, pessoais e profissionais e os maiores desafios vencidos.
  • Perceba, relembrando esses fatos, o que você sentiu e quais foram as mudanças ocorridas  em sua vida.
  • Escreva quais foram os fatores pessoais que mais contribuíram pra vencer esses desafios e conquistar isso em sua vida.

Como você pode utilizar esses recursos pessoais para superar os seus desafios atuais e conquistar o que deseja?

E, se precisar de um auxílio extra, entre em contato! Ah, e lembre-se de se cadastrar no blog para receber os conteúdos semanais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.