Pratique o autocuidado

Autocuidado é olhar para si com carinho e gentileza, prestar atenção e destinar um tempo para fazer coisas e cuidar de si mesmo, aumentando o seu bem estar físico e emocional. E, acima de tudo, está ligado a respeitar seu momento e suas limitações, aceitar suas escolhas e amar a si mesmo. A autoestima e o autocuidado andam lado a lado.

O autocuidado tem relação com as suas prioridades, necessidades e desejos, e não com um padrão imposto por uma massa da sociedade. Em meio à correria diária e diante de situações como essa da pandemia, os desafios aumentam,  a quantidade de demandas é tanta que,  por vezes, negligenciamos a nós mesmos. Porém, encontrar um tempo e realizar pequenas pausas e um olhar amoroso para si, nutrir nosso corpo e nossa mente oferecem diversos benefícios para nossa saúde física e mental. Além disso, investir no autocuidado é uma maneira inteligente de melhorar diversos aspectos da vida e de ser mais feliz.

Comer bem e praticar exercícios pode, com certeza, ser uma forma de autocuidado. Dormir até mais tarde ou comer uma sobremesa que você adora sem sentir culpa também pode ter esse significado. Fazer uma hidratação corporal ou nos cabelos, fazer uma massagem relaxante, ler um livro de crônicas de pernas para o ar também são boas alternativas. Dançar, cantar, meditar, maquiar-se ou fazer a barba,  fazer um escalda-pés são estratégias de autocuidado. Ter próximo à você pessoas que te façam bem, que estimulem risadas e momentos prazerosos, desenhar e fazer atividades manuais para distrair são algumas maneiras de autocuidado. Entrar em contato com a natureza, pisar na grama, dançar na chuva, sentir o cheiro das flores, tomar um banho de cachoeira proporcionam bem-estar e são formas de cuidar de si.

Essas são formas de aumentar a conexão consigo mesma, identifique aquela que mais se encaixa com seu momento ou crie outras de acordo com o seu perfil. Não existe certo ou errado, existe o que faz sentido para você, em determinada situação ou fase da vida. Além disso, evite considerar o autocuidado como mais uma tarefa a ser realizada, senão pode se tornar desgastante. E evite comparações, pois não sabemos o que realmente acontece na vida e na mente das outras pessoas, apenas deduzimos ou interpretamos utilizando os nossos próprios filtros. Isso pode ocasionar um aumento da autocobrança, do desânimo e da autoestima.

Ter autocuidado significa não deixar que o ritmo acelerado da vida ou que a opinião dos outros definam  por você o que vale ou não a pena fazer, é ser gentil com você mesmo.

E saiba que nós, da Meus Miolos, desejamos que você fique bem, se cuide e faça o melhor para se sentir acolhido e seguro.

Acompanhe nossos conteúdos cadastrando-se no blog https://www.meusmiolos.com.br/blog/  e receba um presente, inscreva-se no canal do Youtube https://www.youtube.com/isabelacapelao ou agendando um horário para atendimento pelo (31) 9.98580188.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.