Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

No dia 27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Essa data tem como base as análises de risco e a importância de  ações preventivas e de contenção dos riscos eminentes ou potenciais.

Pesquisas apontam que mais de 95% dos acidentes de trabalho são consequências de atos inseguros. Dessa forma, as ações das empresas para aumentar a conscientização dos colaboradores quanto à segurança e saúde no ambiente de trabalho se tornam essenciais. E principalmente acompanhadas de estratégias que incentivem mudanças de comportamentos.

Estatísticas comprovam que, dentre as doenças ocupacionais, stress e problemas psíquicos são as maiores causas do aumento do número de afastamentos e acidentes no trabalho. Dessa maneira, percebemos a necessidade cada vez maior de realizar um trabalho de prevenção mais efetivo e mais motivador para todos os níveis de uma organização.

A depressão é a terceira causa de afastamento aqui no Brasil. As estatísticas da OMS indicam que até o ano de 2020 esse valor atingirá o primeiro lugar no mundo. Existem ainda estatísticas do consumo exagerado de medicamentos, ou seja,  a quantidade de remédios que cada pessoa toma por dia vêm aumentando e os remédios para dormir estão dentre os mais vendidos.

Costumamos ter o stress como algo comum e esperado em nosso dia a dia, porém, muitas vezes esquecemos que ele pode trazer muitos efeitos negativos para nosso corpo, nossa mente e nossa vida.  Importante salietar que stress não é apenas aquele momento de tensão, ele se apresenta em todas as situações de ansiedade, medo, insegurança, tristeza, desafios, irritação e até mesmo em estados depressivos. E podem ocasionar riscos no ambiente laboral, como aumento do número de acidentes do trabalho e de erros, não conformidades, além de impactar o clima organizacional e os resultados das empresas.

A vida moderna, a quantidade de atribuições cada dia aumenta mais, cada um de nós tem uma variedade de papéis para exercer e muitas das vezes não conseguimos exercê-las de forma satisfatória. E isso gera uma autocobrança, uma correria para dar conta de fazer tudo num tempo que nem sempre é possível, causando ou elevando o stress a um nível negativo. E muitas das vezes a vida se torna resolver problemas e cumprir obrigações e não sobra tempo para o que é realmente importante, para o que nos traz bem-estar, satisfação.

Com toda essa dinâmica trágica, as pessoas começam a buscar por hábitos nocivos. Todos nós precisamos de uma certa dose de stress para viver, porém o stress em demasia afeta seriamente  o nosso bem-estar físico, mental e emocional.

Algumas medidas simples somada a estratégias inovadoras podem fazer uma grande diferença nesse cenário, de maneira a torná-lo mais positivo.

A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade para a mesma e  também de bem-estar para os trabalhadores. Financeiramente, também é vantajosa: treinamentos comportamentais e infra-estrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados. Faça sua parte e ajude a diminuir o número de acidentes de trabalho.

E para você, empresários e profissionais de medicina e segurança do trabalho, possuímos soluções personalizadas e diferenciadas às necessidades de cada organização, por meio de: Programa anti-stress Levemente, Terapia do Riso, Palestras e Workshops, Mindfulness, Jogos Empresariais, Programas de saúde, bem-estar e de qualidade de vida.

Tais soluções são indicadas para serem realizadas em eventos como SIPAT, Semana da Saúde, Convenções e datas comemorativas ou fazer parte de um cronograma anual ou mensal de iniciativas para aumentar a conscientização e estimular a mudança comportamental de maneira a mudar esse cenário negativo de acidentes, absenteísmo, erros, baixa produtividade e conflitos para um ambiente mais seguro e produtivo.

Te convido a assistir um vídeo que apresenta o programa anti-stress. Clique aqui para assistir o vídeo.

Fale conosco se quiser saber mais detalhes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.