5 de agosto: Dia Nacional da Saúde

O Dia Nacional da Saúde é celebrado anualmente no dia 5 de agosto. Essa data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a relevância dos cuidados com a saúde, mas não é somente neste dia que se deve cuidar dela.

A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e emocional. E esse equilíbrio é conquistado através de vários fatores importantes, como uma boa alimentação à base de frutas, verduras, legumes, carboidratos, proteínas e de muita ingestão de líquidos, principalmente água. Recomenda-se no mínimo 2 litros de água por dia ou 6 a 8 copos de água.

O descanso também é essencial para a saúde, ter uma boa noite de sono renova as energias e se faz necessário para a recuperação do corpo. O sono contribui na regulação cardiovascular e também no humor, pessoas bem descansadas tendem a ser mais bem humoradas e mais dispostas para as atividades do dia-a-dia.

É importante ressaltar sobre a prática de atividades físicas, especialistas recomendam pelo menos 30 minutos todos os dias, essa prática ajuda no condicionamento físico, no tônus muscular, alivia o stress e oxigena o cérebro. Além disso, 30 minutos de atividade moderada é uma quantia razoável para as pessoas que não praticam exercícios regularmente. O ideal é iniciar aos poucos e aumentar o nível de exercícios físicos gradativa e progressivamente. Lembre-se de consultar um médico antes de iniciar as práticas.

Você sabia que a gratidão amplia nossa capacidade de desfrutar daquilo que temos e ajuda a melhorar a nossa saúde física e mental? Sim, a gratidão potencializa a saúde! Estudos realizados na Universidade da Califórnia revelam que pessoas que expressam gratidão são mais dispostas, dormem melhor, cansam-se menos e têm menos problemas ligados à saúde do coração.

A meditação faz bem à saúde do corpo e da mente! A prática da meditação acalma o cérebro e rejuvenesce em até 40%  as suas células, melhora a memória, a criatividade e aumenta a imunidade.

Ser solidário também contribui para uma vida mais saudável, fazer o bem aos outros tem poder curativo. Além disso, ajudar o próximo auxilia na manutenção da saúde física e emocional e pode diminuir os efeitos de doenças físicas e psicológicas.

É importante salientar que pequenos novos hábitos, mais saudáveis, fazem a diferença.

O recado que desejo passar nesse post é o seguinte: você viu como pequenos cuidados são suficiente para ter uma vida mais saudável? Afinal de contas, buscar maior qualidade de vida e saúde não é só malhar para ter um corpo bacana – isso é consequência! O bem-estar emocional, o aumento da sua energia física também faz parte do pacote! A saúde envolve muito mais do que manter um corpo são – ela requer que a mente também esteja sã.

A seguir, confira algumas dicas simples e eficazes que disponibilizamos em um infográfico super informativo para te incentivar a cuidar mais da sua saúde.

Que tal adotar essas dicas no seu dia-a-dia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.