Yoga do Riso: auxílio no combate a doenças e alivio do estresse

Rir é um gesto simples que pode gerar impacto positivo na saúde física e mental. Existem vários estudos científicos que comprovem a eficácia do riso e do sentimento de alegria que essa ação proporciona. A ginástica da gargalhada tem o poder de permitir o bom funcionamento dos sistemas respiratório, imunológico e cardiovascular. Além disso, o riso é um poderoso antídoto para o estresse, dores e emoções negativas.

Mas, afinal você sabe por que rir é bom? Primeiramente porque aumenta significativamente a produção de endorfina em  nosso corpo e, voltando para o lado espiritual, é possível perceber que as vibrações energéticas ficam mais positivas e intensas.

Um estudo realizado pela Universidade de Baltimore nos EUA comprovou que dar risada diminui a pressão arterial e aumenta o fluxo sanguíneo, consequentemente melhorando as funções do sistema vascular. Nessa mesma análise foi possível perceber que todo o sistema imunológico é fortalecido e a energia aumentada, ajudando no alívio das tensões, relaxando os músculos e amenizando qualquer dor.

Com a palavra os especialistas:

De acordo com Charles Schaefer, psicólogo americano considerado por muitos como o “Pai da Terapia do Jogo”, apenas um minuto de riso forçado já combate o mau humor e ajuda no combate à depressão. Já o médico húngaro Hans Selye destaca que o riso auxilia no equilíbrio interno do organismo, ao proporcionar tanto estimulação quanto relaxamento, devido à liberação de adrenalina e noradrenalina.

Lee S. Berk, pesquisador em psiconeuroimunologia e ciência dos alimentos  afirma que o riso atenua a produção de hormônios relacionados ao estresse como o cortisol e melhora a ação das células exterminadoras naturais, resultando em maior controle imunológico.

Madan Kataria, um médico indiano, criou o Yoga do riso em  Mumbai em 1.995, e hoje está presente em mais de cem países ao redor do mundo.  Segundo o Dr. Madan Kataria, as pessoas deixam o riso ao acaso e normalmente não encontram tantos motivos para rir. E a técnica proporciona o riso incondicional, ou seja, não deixamos o riso depender de humor, comédias ou das circunstâncias.  Combinando risadas com a respiração do yoga é possível aumentar a absorção de oxigênio pelo corpo, inclusive pelo cérebro, proporcionando mais saúde e energia para o praticante.

Yoga do riso

A sabedoria popular já confirma há anos: rir é o melhor remédio. Yoga do Riso  surgiu para provar que rir é muito mais que um poderoso fenômeno de socialização, gera benefícios diversos nos âmbitos da saúde,  pessoal, social, empresarial e profissional . É um método complementar a outros cuidados com a saúde que tem como objetivo a promoção do bem-estar físico e emocional, podendo ser a saída para as pessoas  em situação de sofrimento, por meio de exercícios e atividades que estimulam o riso.

Dar risadas e gargalhadas é uma forma de liberar endorfina, um neurotransmissor que age como um analgésico natural. O riso por meio da técnica é prescrito para usos terapêuticos, despertando  estados positivos de saúde física, mental e espiritual. Uma maneira de explicar o conceito da técnica é: “ação traz emoção”, pois rir, mesmo de maneira simulada promove os mesmos benefícios do riso real.  Além disso, o riso é contagioso e isso gera um efeito positivo incrível!

Incorpore a Yoga do riso em sua vida diária e saiba que, para obter mudanças fisiológicas e bioquímicas, precisamos rir continuamente por dez a quinze minutos, todos os dias. Traga mais leveza para a sua vida, não deixe pensamentos negativos te dominarem,  promova o riso e usufrua de todos os benefícios, deixando suas emoções fluírem, sem medo de parecer bobo ou ridículo.

Um conselho: ria sem moderação e pratique diariamente a gargalhada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.