Oito passos para lidar com o stress em tempos de pandemia

Desde que o novo coronavírus se espalhou e a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia, o mundo se  transformou. Também, pudera! As pessoas estão preocupadas com a saúde, com os idosos, com os empregos, com a empresa e a condição dos funcionários, com a vida social, com a economia e com o futuro de todos nós.

O bombardeio de informações – e aí incluímos as inúmeras Fake News – e a determinação de isolamento social para a população fizeram com que uma sensação de fragilidade, vulnerabilidade e impotência diante da incerteza tomasse conta de pessoas de todas as idades, culturas, raças e religiões.

Neste momento, é importante cuidar da saúde física, mental e emocional, até porque não sabemos até quando isso vai durar. Diante desse contexto, seguem  abaixo oito passos que preparamos para você usufruir da melhor maneira possível esse período.

  • Aceite a realidade

 O primeiro passo para superar essa situação é aceitar o que está acontecendo como verdade. Sentir medo numa situação dessas é totalmente normal, então, permita-se ser humano e não tenha vergonha. O que precisa ser controlado é o desespero, para que ele não se transforme em pânico e encontradas maneiras para aliviar as emoções negativas.

  • Filtre as informações

Informações, tanto desnecessárias quanto em excesso, são extremamente prejudiciais à saúde mental e emocional. É importante manter-se informado e saber o que está acontecendo, até mesmo para tomar as ações necessárias e adequadas. O recomendado é que todos tenham poucas, mas boas e confiáveis fontes de informações. Tenha cuidado com mensagens recebidas por redes sociais e, muito importante, não compartilhe tudo que você recebe. Perceba que a maioria das mensagens aumenta as emoções negativas, como angústia, medo e ansiedade.

Ajude a propagar informações verdadeiras, úteis e positivas e mantenha um estado emocional saudável, apesar da crise. Não espalhe negatividade.  Veja aqui dicas de como identificar uma notícia falsa.

  • Troque pensamentos negativos por positivos

Você sabia que nosso cérebro produz cerca de 50 mil pensamentos por dia? E sabia que cerca de 80% desses pensamentos são negativos? Imagine em tempos de pandemia!

O pessimismo bloqueia a possibilidade de novos cenários. Portanto, minha dica é que você exercite seu cérebro e troque pensamentos negativos e vitimistas por esperança e positividade. Vibre positividade. Exerça compaixão pelos outros e gratidão por tudo que tem. Nós vamos sair dessa! Acredite!

  • Faça atividades prazerosas

Aproveite o tempo em casa – mesmo se você estiver trabalhando  em home office – para fazer o que te proporciona prazer, como ler livros, assistir filmes, ouvir músicas e dançar (só tome cuidado na escolha; dê preferência para títulos e autores divertidos e que passem uma mensagem positiva), pratique exercícios físicos, converse com os amigos por meio de plataformas on-line, cuide das plantas, cozinhe, crie ou pratique algum hobby. A inatividade pode aumentar o desânimo, o desespero, os conflitos dentro de casa e outros estados emocionais negativos.

  • Reflita

É momento de reflexão e de novos aprendizados. Perceba que essa situação é inédita para a nossa geração e está acontecendo em todo o mundo. Portanto, você não está sozinho.

Aproveite essa situação, que é propícia para repensar,  para olhar para dentro de si, para exercitar o autoconhecimento, para questionar os seus padrões mentais e as suas verdades absolutas, os seus julgamentos e  refletir sobre o sentido da vida, rever seus valores.

  • Planeje

Atente-se para a sua rotina. É importante o planejamento das ações no início do dia ou semana, para manter uma rotina de hábitos saudável e produtiva.

Aproveite o momento para fazer planos para um futuro próximo, seja retomar os estudos, fazer terapia, adquirir hábitos mais saudáveis, voltar a desenhar ou pintar, conhecer lugares novos pelo mundo, aprender uma nova língua ou a tocar um instrumento musical, uma nova carreira ou até mesmo valorizar mais as pessoas à sua volta.

Com as ideias organizadas e escritas, além de mudar o seu estado emocional, ainda aumenta a sua capacidade de realizá-las. Assim, toda a tensão que estamos vivendo passará de forma mais leve.

  • Trabalhe a resiliência

A resiliência é um conceito que vem da física e é a capacidade que um material tem de não se deformar, de absorver impacto, quando submetido à pressão ou desgaste e voltar ao seu estado natural.

Aproveite a crise como forma de aprendizado, transforme-a em oportunidade, ou seja, encontre maneiras diferentes de fazer a mesma coisa, diversas alternativas para resolver um problema.  Saiba como desenvolver a resiliência nesse artigo.

  • Cuide da saúde mental e emocional

Aproveite os momentos e o tempo para fazer pequenas mudanças de hábitos, como meditar ou fazer terapia, experimentar coisas novas, praticar a gratidão, expandir as ideias.  Ou mesmo realizar atividades que nunca antes havia tempo para realizá-las, como arrumar a casa, ler junto com os filhos, assistir cursos online e tudo que possa auxiliá-lo a manter a saúde mental.

Desacelere, organize sua mente em meio a esse caos. Se imagine lá na frente, feliz e realizado depois que toda essa crise passar.  Para combater o stress é importante criar alternativas para que os desafios possam ser enfrentados de forma mais tranquila. Dentre essas estratégias, além das já apresentadas, estão a respiração e o riso, que possibilitam mais equilíbrio.

Respire

Respirar adequadamente ajuda a acalmar a mente, oxigena de forma mais efetiva as células do corpo,  proporciona relaxamento e equilíbrio das emoções, melhora a qualidade do sono,  diminui sintomas de problemas do aparelho respiratória, abrindo caminhos mais saudáveis diante de situações de estresse e ansiedade.

Então, vamos praticar mais a respiração consciente, e uma delas é a diafragmática,  uma respiração abdominal. A técnica em si é simples de ser colocada em prática. Aprenda a realizá-la assistindo o vídeo:

Ria! Tudo isso vai passar

O riso proporciona diversos benefícios para a saúde física, mental, emocional, para a vida pessoal, social e profissional. Alivia o estresse e até aumenta a imunidade, sabia?

Portanto, lembre-se de momentos felizes, visite aquela caixa de fotografias, faça uma vídeo chamada com  seus amigos mais divertidos, dê risadas em frente ao espelho todos os dias por pelo menos três minutos.

Você pode contar com a ajuda da Isabela Capelão, que  está realizando atendimentos on-line de terapia, técnicas de relaxamento profundo, de Hipnose e de gestão do stress, como o Biofeedback, além dos Produtos anti-stress Meus Miolos.

 Gostou do texto? Então me diga nos comentários quais dessas dicas você precisa trabalhar mais!

 Para saber mais, continue acompanhando nossos conteúdos no canal do Youtube e cadastre-se para receber as atualizações do blog Meus Miolos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.