O que é resiliência e como desenvolvê-la

A resiliência é um conceito que vem da física e é a capacidade que um material tem de não se deformar, de absorver impacto, quando submetido à pressão ou desgaste e voltar ao seu estado natural.

Transferindo esse conceito para nossa vida, uma pessoa resiliente é aquela que se adapta a situações de conflito, a mudanças, a situações de pressão sem se abalar emocionalmente, sem perder o controle, sem prejuízos da saúde física e emocional, sem ser afetado por elas de maneira negativa e permanente.

Pessoas que possuem a capacidade de superar dificuldades, adversidades e de se recompor, de se recuperar, conseguem realizar mudanças e se adaptar a elas com mais assertividade. As pessoas que desenvolvem a resiliência costumam ter pensamentos mais adaptativos, que visam possibilidades diferentes de ação. Elas conseguem criar mais estratégias para resolução de conflitos.

A resiliência e a criatividade, por exemplo podem ser desenvolvidas em qualquer estágio da vida, desde que a pessoa tenha as perfeitas condições neurológicas para isso. E qualquer um de nós está apto a desenvolver resiliência, desde que esteja disposto a conquistar mudanças positivas.

Desde a infância temos condições de desenvolver a resiliência. A diferença é que nessa época da nossa vida, ainda não temos a exata noção de que essa capacidade existe e de como podemos utilizá-la. Em geral, nessa época dependemos muito mais dos fatores externos do que internos, como pais, familiares ou professores. Quando não temos esse tipo de apoio, podemos crescer sem aprender de forma equilibrada e adequada a enfrentarmos os problemas, e assim, é possível perdermos a habilidade de superar as situações de alto estresse e crise de forma construtiva. Mas o mais importante é entender que isso pode ser desenvolvido e construído ao longo de nossas vidas. Entre em contato se quiser saber como desenvolvê-la.

A história de vida, as relações de afeto, as pessoas significativas com quem convivemos no decorrer da vida, são alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento de competências para lidar de modo adequado com as situações de adversidades, com os conflitos que surgem ao longo da vida.

Saiba por quê vale a pena desenvolver a resiliência:

  • Obtenção de mais resultados com menos estresse, pois aumenta a disposição para assumir desafios e persistir nos objetivos;
  • Descoberta de novas alternativas: atitude mental expandida;
  • Aumenta a capacidade de resolução de problemas com criatividade;
  • Antecipa crises e se prepara para lidar com elas;
  • Aumenta a abertura ao aprendizado e aceitação de experiências emocionais;
  • Melhora o relacionamento com as pessoas: permite lidar da melhor maneira possível com o meio no qual está inserido;
  • Ajuda as pessoas a enxergarem as possibilidades: aumenta a capacidade de respostas para melhor atender à uma demanda específica;
  • Renovação da energia;
  • Vantagem competitiva: identifica e adapta-se às exigências do mercado;
  • Mais propensão ao crescimento contínuo.

A resiliência tem muito a ver com o autoconhecimento, autoconfiança, esperança. É uma característica consequente de todas as experiências da sua vida, sejam elas internas ou externas.

E para completar, 10 dicas para se tornar mais resiliente, contribuição especial do Juan O’Keeffe,  Blog Evolução Pessoal.

Se você gostou da leitura assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail informações e conteúdos exclusivos do blog. E ainda leve dois presentes incríveis: um áudio de relaxamento e uma avaliação do seu nível de estresse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.