Defina metas e objetivos

 

O fim do ano é o momento de fazer um balanço da vida, entre conquistas, erros e acertos, comemorações e  agradecimentos.

Alguns já desaceleram, acreditando que o que fez esse ano já foi o suficiente e empurram para o ano seguinte alguns objetivos propostos. Outros aceleram ainda mais, para dar conta de fechar o ano cumprindo o que se propôs.

É comum, nessa época do ano, ouvir as pessoas dizendo: ano que vem eu faço ou deixa isso para o ano que vem. Ou fazendo promessas para o próximo ano, muitas das quais vêm sendo adiada há vários anos.

O melhor que se faz é imaginar o que deseja conquistar no ano que vem, ou seja, como você quer estar no final do ano que vem. Porque muita gente quer fórmula mágica, como se depois da virada do ano tudo mudasse automaticamente. E sabemos que não é assim que funciona, não é mesmo?

Algumas perguntas que você pode se fazer são as seguintes:

  • Ao final do ano de 2019, qual resultado que você realmente deseja em sua vida? Seja na vida pessoal, profissional, na carreira ou nos negócios.
  • De 0 a 10 , quanto isso é importante para você?
  • O que você está disposto a fazer para conquistar isso?

É importante parar para pensar a longo prazo e depois ir dividindo isso em metas, em objetivos menores.  Isso porque as pessoas normalmente pensam no trabalho que vão ter e acabam desistindo,  pensar no passo-a-passo e no objetivo já concluído, motiva à ação.

Faça um balanço, uma análise do que deu certo e do que deu errado:

Então, começa pelo que deu certo: se deu certo, essa estratégia funcionou e pode ser repetida.Valorize o que rendeu resultados conforme o planejado, pois isso funciona como um reforço positivo e uma motivação.

Se deu errado, ou seja, se o resultado não foi conforme o esperado, precisa verificar em que ponto deu errado e o que pode fazer diferente da próxima vez. O erro é uma forma de aprendizado e não de punição.

Quando você tem bem claro para você o que deseja, onde quer chegar, o que deu certo, o que deu errado, você já pode criar um planejamento com os passos necessários para chegar até lá.

Então, seguem algumas perguntas para te auxiliar nesse aprendizado:

  • O que você precisa fazer para contornar essa situação desfavorável e tornar o resultado mais favorável no próximo ano?
  • Desenvolver alguma habilidade, competência? Qual ? Como? Quando?
  • Precisa de ajuda ou algum recurso? Qual ? Onde buscar?
  • Precisa quebrar algumas crenças, pensamentos, algo que você acredita e que tem te limitado?

E algumas tarefas serão, com certeza, mais chatas e o que vai te motivar é imaginar o seu propósito, o seu objetivo concluído, o resultado alcançado.

Segundo a neurociência, quando você faz esse planejamento escrito, deixa bem alinhado, aumenta a possibilidade de você concretizar tais objetivos.

Uma dica é você montar esse planejamento criando metas SMART:

São metas construídas de forma a se considerar 5 atributos:

S (ESPECÍFICO): especificar, detalhar.

M (MENSURÁVEL): criar maneiras de medir, mensurar.

A (ATINGÍVEL): metas que sejam viáveis, mesmo que  desafiadoras.

R (RELEVANTE): deve impactar diretamente na sua vida, ter significado.

T (TEMPORAL): com prazo determinado para ser realizado.

Um outro fator de extrema importância para que esses objetivos sejam alcançados é o otimismo, ou seja, uma visão, uma perspectiva positiva do futuro, é ter esperança e acreditar num futuro melhor. Com o otimismo, a pessoa é capaz de enxergar os desafios tendo em mente a sua capacidade de superá-los.

Uma notícia boa é que você poderá acompanhar mais sobre o tema #VIRADADOANO no bate papo descontraído do quadro “K entre nós”, do  Programa Revista BHNews, produzido e apresentado pela maravilhosa Rachel Antonini com a participação minha, Isabela Capelão e da terapeuta holística Heloísa Altavila.

O programa vai ao ar no próximo sábado, dia 15 de dezembro de 2018, às 11 horas da manhã pelo canal 14 da Net  em Belo Horizonte, Grande BH, Governador Valadares e no canal 20 em Ipatinga ou no Youtube da BHNews TV.

Ficou interessado nas metas SMART? Vamos disponibilizar um vídeo de como construir metas SMART em breve no nosso canal do YouTube, inscreva-se no canal e acompanhe os novos vídeos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.