Alimentação: faça escolhas inteligentes nas festas de fim de ano

Um outro presente que temos para você  é a super contribuição da Juliana Melo,  nutricionista clínica e esportiva, com dicas especiais para você fazer escolhas inteligentes nas festas de fim de ano.

O Natal e o Ano Novo tem o poder de renovar nossos projetos e sonhos. É tempo de repensar, refletir, planejar, sonhar e traçar metas para alcançar os objetivos.  A mudança de hábito alimentar, a inclusão de uma atividade física e a melhora da qualidade de vida faz parte da lista de desejos para o ano que se inicia.

A chegada das festas de final do ano não deve impedir a conquista do seu objetivo! Nada de justificativas para sair da “linha”. Equilíbrio e moderação são palavras mágicas, lembre-se sempre delas. Não esqueça que o ano novo chega e a retomada é sempre mais difícil. Veja quantos benefícios você já alcançou ao longo do ano. Vai colocar tudo a perder agora? Claro que não!  Por isso, preparei algumas orientações para você aproveitar as confraternizações de forma mais consciente. Sempre há alternativas saudáveis e saborosas esperando por você!

Faça escolhas inteligentes e monte um prato saudável e prazeroso!
Procure dar preferência:

  • Frutas frescas são ricas em água, fibras, vitaminas, minerais e muitos fitoquímicos, aumentam a saciedade e auxiliam na digestão. As cores indicam diferentes nutrientes (uva, melão, melancia, morango, kiwi, cerejas, pêssego…). Seu consumo deve ser variado, quanto mais colorido, maior será a variedade de nutriente oferecido ao seu organismo.
  • Frutas secas ou desidratadas são fontes de fibras e nutrientes, mas cuidado com a quantidade consumida!!!! Por não conter água, essas frutas tem grande concentração de açúcar em uma pequena porção.
  • Oleaginosas (castanha do Pará, castanha de caju, nozes, amêndoas, macadâmia, baru, avelã…) são ricas em gorduras boas, mas não devem ser consumidas com sal. Cuidado com a quantidade ingerida, pois possuem grande concentração de calorias em uma pequena porção.
  • Lentilha – da família do feijão, ela oferece grande saciedade pela alta concentração de fibras, além de vitaminas e minerais. É uma excelente opção.
  • Carboidratos – essencial para o fornecimento de energia. Arroz, farofa, tortas, salpicão. Além dos itens citados, os carboidratos estão presentes nos pães, panetones, frutas, doces e nas bebidas. O consumo deste grupo deve ser moderado, você não precisa consumir de tudo em um único evento. O equilíbrio e o bom senso são as chaves para atender a necessidade emocional e funcional relacionada aos alimentos.

                  CUIDADO!!!!! Consuma com equilíbrio e moderação:

 – Álcool – em pequena quantidade é capaz de gerar benefícios cardíacos. Em grande quantidade gera ganho de peso e acúmulo de gordura no organismo, além de aumentar a diurese e levar embora através da urina muitas vitaminas e minerais. Intercale o consumo da bebida alcoólica com água, água de coco ou isotônico. Evite consumir bebida alcoólica de estômago vazio. Cuide da saúde do seu corpo!!!!
– Embutidos – são ricos em gordura saturada, sódio, conservantes e corantes altamente prejudiciais à sua saúde. Equilibre seu cardápio e dê preferência aos petiscos mais leves e nutritivos como o palmito, antepastos de berinjela, azeitonas e carnes brancas.
– Doces – Os doces de final de ano são mais elaborados e consequentemente mais calóricos, são ricos em açúcares, gorduras e sódio. Vale lembrar que durante o jantar/ceia consumimos um teor considerável de calorias. Veja se o doce vale mesmo a pena. Não gaste suas preciosas calorias sem prazer.

Equilíbrio e moderação são pontos essenciais para uma ceia saudável!!!!! E lembre-se: todo ano temos Natal, ano novo, feriados, viagens, férias, aniversários, casamentos, batizados e diversos eventos sociais incluindo comida e bebida! Não permita que o “imprevisto” vire rotina em sua vida!

Abasteça seu corpo com combustível de boa qualidade, forneça a ele a quantidade adequada e ele agradecerá com saúde, bem estar e uma estética invejável!
Boas Festas!

Juliana Melo
Nutricionista Clínica e Esportiva
(31) 99957.49.22

[email protected]                             Facebook: /julianamelonutri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.