Quais são as suas válvulas de escape?

valvulas

Em primeiro lugar, é importante definir o conceito de válvula de escape. O conceito que vem da mecânica, significa a válvula que abre automaticamente, permitindo a saída do fluido, quando a pressão interna é muito alta e ultrapassa o nível de segurança. Em resumo, e segundo um dicionário é um instrumento para escapar de uma situação turbulenta.

Podemos fazer uma relação com a nossa vida, com o nosso dia-a-dia e identificar a necessidade de possuir pelo menos uma válvula de escape para alívio das pressões, iminentes a qualquer ser humano.

O meio empresarial é cercado de muita pressão por todos os lados e, devido às imposições do cotidiano, nos vemos diante de um mundo que tem pressa em desempenhar todas as tarefas do dia-a-dia.

O que precisamos entender de verdade é que toda essa pressa imposta pela sociedade, muito tem prejudicado a qualidade de vida de todos nós e não só no meio empresarial. Percebo também o quanto as pessoas exigem de si, de como devem ser, não sabem dizer não quando necessário e pertinente; não conseguem, muitas vezes, assumir a própria escolha e suas consequências.

Então, com essa correria do dia-a-dia, com esse desejo em atender às expectativas dos outros e agradar a todos, com a autocobrança excessiva e um perfeccionismo exagerado aparecem as doenças como ansiedade, insônia, dores de cabeça, alterações repentinas de humor, problemas de memória, queda de cabelo, baixa imunidade, entre outras consequências físicas e emocionais.

E para diminuir essa pressão, aliviar as tensões do cotidiano buscamos algum tipo de válvula de escape. Essas válvulas podem ser benéficas ou não para a saúde. Grande parte das pessoas utiliza-se de vícios como bebida, cigarro, compulsão por compras e alimentação desregrada, que são as válvulas de escape negativas, ou seja, uma troca nada benéfica para a saúde do indivíduo. Segundo o IPCS, 53% das pessoas comem para aliviar o stress, o que é péssimo. Isso ocorre muitas vezes por falta de alternativas, por escolherem a opção mais fácil. E quem sai perdendo é a própria pessoa, que normalmente encontra uma série de desculpas para justificar o hábito maléfico.

Ter momentos de prazer é essencial. Podem ser atividades esportivas, sair para conversar com os amigos ou fazer outra atividade que traga diversão e contentamento, hobbies como fotografar ou cozinhar. O Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS), realizou a pesquisa Stress no Brasil e a análise indicou que 75% das pessoas conversam com amigos ou familiares para aliviar o stress. Essa é uma maneira de relaxar e diminuir a tensão. Mas é importante saber escolher a válvula de escape, sempre levando em conta o que te faz bem, tanto para a saúde física quanto para a emocional, alinhado com o seu estilo de ser. Para isso é essencial o autoconhecimento e a criação de novas estratégias para lidar com o que lhe causa stress.

Aproveito a oportunidade para te dar uma boa notícia a respeito desse tema.

A Meus Miolos pode te ajudar nessa caminhada, na descoberta de uma válvula de escape para aliviar suas emoções negativas e o stress por meio do autoconhecimento, de estratégias para ter mais controle emocional, de ferramentas para administrar melhor seu tempo, tomar decisões e fazer escolhas mais assertivas. Se quiser saber mais entre em contato, será um prazer conversar com você.

Estou curiosa para saber…. quais são as suas válvulas de escape? Me conta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.