Voltando ao trabalho sem stress

Algumas pessoas estão retornando ao trabalho nos escritórios, in loco nas empresas de forma gradual.

Para que este retorno seja benéfico e produtivo para funcionários e empresas é muito importante criar um diálogo positivo e ações para minimizar o stress e administrar as emoções, advindos da pandemia e do isolamento social. E dessa forma garantir a saúde de todos e um recomeço saudável para a empresa.

Sabe por quê?

O stress gera custos, reduz o desempenho e a produtividade, é a principal causa do absenteísmo, reduz a criatividade e motivação dos funcionários e impacta no clima organizacional. Além disso, pode gerar problemas mais graves para o indivíduo, impactando a sua saúde física e mental como, por exemplo, a Síndrome de Burnout. 

O stress é um esforço de adaptação do nosso organismo a situações negativas ou positivas. Todo indivíduo precisa de um pouco de stress para viver, para a própria sobrevivência. Eustress é conhecido como o stress positivo, que estimula o indivíduo a agir, a fazer o melhor,  é motivador e desafiador. Ele também surge a partir de situações positivas e que geram mudanças significativas, por exemplo um  casamento, uma mudança na carreira, a construção de uma casa nova, dentre outras. Porém, o distress é negativo, persistente e engloba três fases: alerta, resistência e exaustão.

Dentre os fatores estressores, podemos ressaltar as áreas do relacionamento (familiar, afetivos, colegas de trabalho e chefes) , organizacionais, socioculturais e pessoais.

Muitas pessoas se culpam quando tentam tirar um tempo para si mesmas, para descansar ou quando realizam algo simplesmente por prazer, pois pensam que deveriam estar trabalhando, produzindo ou realizando alguma atividade.

Esse período de  pandemia possibilitou que as pessoas experimentassem e buscassem novas técnicas, terapias ou meditação diária, por exemplo. No entanto, outras encontraram mais dificuldade em dividir e administrar o tempo  do trabalho e descanso, atividades de casa com a família, e assim de controlar o estresse e as emoções.

No entanto, tenho visto que esse momento de isolamento social, de home office e tudo mais teve um lado positivo! As pessoas estão, enfim, reconhecendo a importância da saúde emocional e mental, do autoconhecimento e do bem-estar, e percebendo o lado negativo da autocobrança, das multitarefas e desse mundo VUCA.  A gente estava vivendo praticamente no “modo automático”!

Então, mesmo não tendo a cura da Covid-19 ou uma vacina eficiente já aprovada, percebo que as pessoas e empresas já retomaram seus projetos e trabalhos. Percebo que muitos empregadores e colaboradores ainda estão desmotivados, estressados, descrentes ou inseguros com o reinício das atividades.

Nessa volta ao trabalho, seja no modelo presencial ou híbrido, é relevante que as empresas, de qualquer porte, estejam preparadas e criem estratégias para inserir as pessoas novamente no ambiente laboral. Tanto informativos e orientações sobre o cuidado, segurança e limpeza quanto estratégias para a saúde mental dos colaboradores e líderes, pois todos nós fomos afetados emocionalmente.

Nós temos diversas soluções que podem apoiar você ou seus colaboradores na identificação das causas e alívio do estresse e da ansiedade, na ampliação da percepção e da consciência, e no aumento do estímulo e das ações, utilizando metodologias diversas como jogos comportamentais, yoga do riso, biofeedback, psicologia positiva e muito mais.

São muitas soluções e técnicas arrojadas que certamente vão gerar grandes benefícios.  E te ajudar a fazer essa retomada de forma mais leve, otimista e produtiva, proporcionando um aumento do engajamento, da motivação e satisfação dos colaboradores, e dos resultados da empresa.

Você se sente preparado e confortável para retornar ao trabalho presencial? E a sua empresa, quais as ações tem sido tomadas para esse retorno?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.