Mundo VUCA, entenda o que é e prepare-se!

Entenda como essa sigla sintetiza a sociedade contemporânea e como ela pode impactar carreiras, negócios e relacionamentos interpessoais.

Quando olhamos tudo a nossa volta, a impressão que temos é que tudo o que era sólido, em termos de paradigmas e certezas, se tornaram líquidos, em processo de mudança. A modernidade trouxe novas concepções e nós,  seres humanos, estamos a todo instante remodelando a nossa ideia de identidade.

A velocidade da comunicação, das informações, um mundo hiper conectado, uma transformação constante dos dispositivos do nosso cotidiano, somado a uma infinidade de rupturas e disrupturas impactaram o nosso modo de viver em sociedade. São efeitos irreversíveis e  essa velocidade está desnorteando os miolos de muita gente. Mais do que isso – nunca antes na história da humanidade coexistiram gerações tão diferentes no mesmo tempo e espaço. Em termos de história, o século XX foi ontem, mas em termos de mudanças da nossa sociedade, a ideia de espaço temporal parece ser imensa se comparado aos últimos anos: baby boomer, geração X, Y, Z, Alfa. Isso é a prova de que estamos em constante transformação.

Nos últimos tempos, uma expressão ganhou notoriedade por traduzir este zeitgeist (palavra alemã que significa espírito do tempo), o mundo VUCA ou em português literal,  VICA. Essa palavra acrônima significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. O termo surgiu na década de 90 no ambiente militar. O U.S. Army War College utilizou esse conceito para explicar o mundo no contexto pós Guerra Fria e foi integrado ao vocabulário contemporâneo.

VUCA não é um termo qualquer, ou da moda, é a tradução do que estamos vivendo atualmente, ou seja, um mundo acelerado e sem destino certo.

Volátil: propriedade da física que está relacionada à facilidade da substância passar do estado líquido ao estado de vapor ou gasoso. Contextualizando, trata-se da velocidade em que ocorrem as mudanças e os impactos gerados em nossa sociedade. Nada é permanente, tudo em processo constante de mudança.

Incerto: torna-se cada vez mais difícil prever cenários e planejar, pois o risco aumenta, assim como a nossa cegueira diante do futuro.

Complexo: é difícil de prever resultados diante da quantidade de variáveis e respostas para uma determinada questão ou problema. Existem diversos fatores internos e externos que podem afetar o negócio e que saem do controle e fica complicado tentar acompanhar tudo, com a velocidade de informações.

Ambíguo: ambiente onde se torna difícil encontrar clareza,  cada um tem a própria interpretação sobre os fatos e pode expressá-la, o que pode gerar constantes conflitos. Provavelmente você já ouviu falar sobre o termo pós-verdade, ou seja, quando um sujeito se vale de conceitos subjetivos para creditar um fato ou informação como verdadeira. É uma espécie de falsa verdade. È aí que brotam as sementes das fake news e das polarizações da sociedade mundial.

O termo VUCA começou a ser utilizado no mundo dos negócios e tem um significado muito similar ao ambiente militar, pois o meio corporativo é também desafiador, veloz e competitivo. Para se manter relevante e competitivo no ambiente VUCA , as empresas precisam acompanhar constantemente as novas tecnologias, tomar decisões rápidas e correr riscos, mudar o mindset (mentalidade), administrar um ambiente com diversas gerações e desenvolver equipes colaborativas. Em resumo, é necessário se reinventar, exercitar a criatividade, a resiliência e a inteligência emocional, proporcionar o desenvolvimento das forças, talentos e competências dos colaboradores e  líderes, para a perpetuidade do seu negócio.

O que essa volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade causa em nossas emoções e comportamentos?

Afeta diretamente a nossa relação com as nossas necessidades básicas, como segurança ou estabilidade, aumenta a ansiedade e o estresse, impactam no bem-estar do indivíduo e da sociedade e os relacionamentos no ambiente laboral.

Certamente, este mundo VUCA nos provoca com mais perguntas do que propriamente respostas. Então, o que fazer para atuar nesse mundo de maneira relevante e sem sofrer tanto os impactos negativos? Identificar ameaças e oportunidades em um cenário que muda em ritmo veloz se torna uma análise necessária, assim como um estudo constante e o desenvolvimento de competências para se adequar à atualidade.

Nesse mundo estressante que vivemos, sujeitos aos mais diversos problemas, faz-se necessário o desenvolvimento de recursos e o conhecimento de técnicas que vão nos auxiliar a viver de maneira mais leve, feliz e produtiva. Aqui na Meus Miolos trabalhamos com diversas técnicas de gestão do stress e aumento da qualidade de vida, ajudando pessoas, times e empresas a lidarem com essas adversidades e conquistarem os resultados desejados.

Relembrando Alice no País das Maravilhas  e após essas informações, espero que você não se sinta como a protagonista do livro. Em uma das passagens mais emblemáticas da obra do escritor Lewis Carrol, a personagem se depara com o famoso Gato de Cheshire e pergunta para onde uma tal estrada levaria, e o felino responde com uma nova pergunta, indagando Alice para onde exatamente ela desejava ir. Eis que Alice responde não saber, uma vez que estava perdida.  “Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”- concluiu o gato.

Fique com essa reflexão e acompanhe nossos conteúdos para enfrentar numa boa as questões do mundo VUCA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.