Dicas para desenvolver inteligência emocional

Primeiramente, considero importante conceituar inteligência emocional. A inteligência emocional é um conceito formulado pelo psicólogo Daniel Goleman. Ele define a inteligência emocional como a “capacidade de identificar os nossos sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as nossas emoções internamente e os relacionamentos.”

A vida se move rapidamente e o mundo está cada vez mais volátil, incerto, complexo, ambíguo e desafiador. Vivemos estressados, ansiosos, em meio a ambientes extremamente competitivos e com estímulos por todos os lados. Isso tudo afeta nossa saúde física, emocional, os relacionamentos, o desempenho e a produtividade no trabalho, a nossa motivação e bem estar.

Segundo Goleman, a habilidade da inteligência emocional pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma pessoa, isso acontece porque  nossa vida é feita de situações que exigem que nos relacionemos com outras pessoas demonstrando gentileza, empatia, compreensão.

Então, para que você possa desenvolver inteligência emocional, separamos oito dicas a seguir.

1 ) Analise o seu comportamento e identifique o que precisa melhorar para atingir um equilíbrio emocional.

2) Busque técnicas para controlar a impulsividade e as reações aos acontecimentos e pratique.

3) Exercite a resiliência, ou seja, aprenda a se adaptar às situações e encontre novas alternativas diante dos desafios. Você não pode mudar o evento que ocorreu, mas pode mudar como interpreta e responde aos acontecimentos.

4) Tenha empatia; compreenda os sentimentos e emoções do outro e responda com gentileza.

5) Assuma responsabilidade pelas suas escolhas, consequências e atos. Tome consciência de que as dificuldades fazem parte da vida e devemos aprender a aceitá-las.

6) Seja flexível com as suas expectativas e paciente com os outros. As coisas não acontecem do jeito que você quer, na hora que você quer e as pessoas são diferentes.

7)  Pratique atividades de respiração consciente, como Yoga do Riso, Mindfulness e outras para aliviar o estresse e a ansiedade, mantendo a serenidade.

8) Encare a vida com positividade e otimismo. O caminho para se tornar otimista é transformar a visão pessimista dos fatos em positivas, usando as nossas potencialidades. Além disso, pessoas mais positivas lidam melhor com o estresse e com as adversidades.

Augusto Cury, explica nas suas obras os danos causados pela má gerência das emoções, que vão de autossabotagem, asfixia das habilidades profissionais até a cobrança excessiva, que afasta a felicidade e prejudica inclusive os relacionamentos.

Então, o que você acha? Vale a pena desenvolver a inteligência emocional?

E se precisar de ajuda para desenvolver a inteligência emocional e viver de maneira mais leve e positiva, saiba que nós estamos aqui para isso! Entre em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.