Se for para ter uma crise, que seja de riso!

O riso é libertador, o riso é contagioso, rir é o melhor remédio! São inúmeros os benefícios do riso para nossa saúde física, emocional, para os relacionamentos e para enfrentar os desafios com resiliência.

Podemos dizer que o riso tem poder de cura, pois quando rimos e gargalhamos por um determinado tempo, produzimos ou estimulamos a produção de uma série de neurotransmissores, que são hormônios do prazer e do bem-estar, como serotonina. Uma boa gargalhada causa relaxamento, com a liberação de endorfinas na corrente sanguínea.

Além disso, a risada oxigena o corpo e a mente, ou seja, movimenta todo o corpo, iniciando pelo cérebro, proporcionando mais energia e vigor. O riso movimenta cerca de 40 músculos da face, cabeça e pescoço e auxilia no equilíbrio interno do organismo, proporcionando tanto vitalidade quanto relaxamento.

O riso conecta as pessoas, é uma maneira de tornar os relacionamentos mais profundos e verdadeiros. O humor reforça os laços de amizade, quando rimos junto com outras pessoas, o vínculo aumenta. Isso ocorre como se fosse uma sinalização biológica de que é o ambiente é seguro e propício. Sendo possível realizar online. Além disso, estamos propensos a rir mais quando em contato com outras pessoas, porém nada impede que pratiquemos a meditação do riso, que é realizada sozinha.

É possível rir em meio à uma crise?
Saiba que é possível aumentar os estímulos positivos, a alegria e o ânimo, mesmo em tempos de isolamento.

Segundo o filósofo Immanuel Kant, apenas três coisas podem realmente fortalecer o homem contra as tribulações da vida: a esperança, o sono e o riso.

A risada é indispensável para o bem-estar das pessoas. Enquanto as pessoas conseguem rir, a situação deixa de se tornar uma ameaça iminente e passa a ser uma forma de enfrentar as adversidades e as dificuldades ocasionadas, por exemplo, pelo isolamento social. O riso tem, dentre os benefícios,  aumentar a resiliência e a criatividade, ou seja, ajuda a criar um estado mental positivo para lidar com situações adversas e negativas, proporcionando esperança e otimismo.

Praticando a Yoga do Riso, você vai conhecer a técnica e desenvolver recursos que vão ajudá-lo a viver de maneira mais leve, feliz  e produtiva, a sorrir e rir mais, mesmo diante das adversidades.

A Yoga do Riso foi criada em 1995 pelo médico indiano Madan Kataria e está presente em mais de 100 países ao redor do mundo. É um conceito único, funciona com uma rotina de exercícios, que combina a respiração do yoga com o riso incondicional, ou seja, rir sem motivo, sem depender de piada ou comédia. São técnicas de aquecimento, movimentos corporais, contato visual, exercícios do riso e de respiração, sons, palmas, gargalhadas, brincadeiras e relaxamento. Combinam exercícios do riso abdominal com a respiração do yoga. Baseia-se no fato científico de que nosso cérebro não diferencia imaginação da realidade e dessa forma, os risos simulados dos reais.

Eu, Isabela Capelão, me formei como líder de Yoga do Riso, certificada pela Laughter Yoga University , do Dr. Madan Kataria e realizo  em diversos formatos  como palestra, workshop, oficina, blitz corporativa e em programas de qualidade de vida nas empresas; além de inserida em programas de gestão do stress e terapias realizadas individualmente.

Devido a importância do tema, ainda mais neste momento, fui convidada a participar de uma entrevista para o Jornal Estado de Minas. Confira a matéria em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.