Terapia online é eficaz?

Em tempos de novas dinâmicas de trabalho, aumentou consideravelmente a quantidade de pessoas trabalhando em home office e realizando diversos tipos de reuniões e atendimentos online. Dessa forma, a comunicação à distância se transformou em algo comum hoje, e possivelmente daqui pra frente.

Os desafios de realizar uma comunicação eficiente e que gere resultados semelhantes aos encontros presenciais faz parte desse novo cenário. Os encontros virtuais, sejam eles atendimentos, reuniões ou negociações podem ser realizados de diversas maneiras: por telefone, por meio de videoconferências ou videochamadas, utilizando diversas plataformas digitais.

E então, será que terapia funciona quando realizada online? Será que a eficácia é semelhante daquela realizada presencialmente?

Essa é uma dúvida que tem permeado diversos clientes, sobretudo acostumados com o atendimento presencial, por isso eu resolvi escrever esse post para esclarecer sobre o funcionamento e também comentar um pouco sobre as vantagens e desvantagens.

Uma informação importante a saber é que a terapia realizada à distância já ocorre há décadas, e como exemplo podemos citar os canais de atendimento e números de emergência, que auxiliam as pessoas que precisam de apoio emocional, como o CVV (Centro de Valorização da Vida). E em outras situações em que estivemos tristes e fomos confortados  por algum amigo,  por um aconselhamento pastoral online ou por telefone?

Diante disso, percebemos o quanto pode ser, não só eficaz quanto necessário, esse atendimento realizado de forma online atualmente. O mais importante numa terapia é a criação do vínculo e do relacionamento com o paciente, o que é possível online ou presencialmente. Da mesma maneira que a pessoa pode simpatizar mais e obter mais resultados com uma linha terapêutica ou com um determinado profissional, outros também podem se adaptar mais a terapia online ou presencial.

É verdade que, com a comunicação realizada à distância, perdemos o contato pessoal, o olho no olho e a conexão emocional que o encontro presencial nos proporciona. No Espaço Meus Miolos o cliente perde a oportunidade de fazer uma cadeira de massagem para relaxar, de tomar um chá ou um café, além de um abraço.

Por outro lado, aumentam as oportunidades de se desenvolver, otimiza o seu tempo, reduz o estresse e os custos com transporte e estacionamento. Por isso, melhor do que reclamar ou deixar de lado o seu aperfeiçoamento pessoal e a sua saúde mental, é nos adaptarmos a esse novo formato de terapia. Tudo é costume, basta se permitir e logo percebemos os benefícios.

Além disso, quando utilizamos  tecnologias que permitem a captura e transmissão de vídeo, dispomos de mais recursos para realizar a nossa comunicação.  É importante utilizar uma ferramenta tecnológica que funcione adequadamente para as pessoas que a utilizam. Nada mais desagradável e interruptivo do que um sinal que cai o tempo todo, uma voz que chega em atraso ou uma transmissão que oscila o tempo todo.

No entanto,  é possível  utilizar recursos que ajudam a explicar melhor o cliente, a manter a atenção e a dar o dinamismo que resulta em mais engajamento e otimização do processo.

Analisando outros aspectos dessa comunicação, por exemplo as lives de artistas realizadas online. Eu, sinceramente, considero muito maior a proximidade com eles do que quando estou num show. A sensação de estar num concerto com milhões de pessoas ao seu lado não te torna único e ao assistir cria a impressão de que ele está falando somente comigo e para mim. Isso é muito legal.

Para realizar uma terapia, é necessário  que haja empatia,ou seja, uma conexão entre o terapeuta e o cliente, aceitação e não julgamento, o que se torna possível quando realizada online. As mudanças podem ocorrer online da mesma forma que presencialmente, não há problema algum. A terapia Ericksoniana e a utilização de recursos e ferramentas de PNL (programação neurolinguística) , como as que utilizo não existem restrições. Na hipnose, essa conexão entre o cliente e terapeuta precisa ser um pouco mais elevada  e utiliza de outros recursos além da terapia falada.

Que tal experimentar a terapia online?

Estamos à disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.