Gestão do tempo em época de home office

O home office – ou trabalho remoto – já está sendo um modelo adotado por várias empresas pelo mundo todo. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Cushman & Wakefield, 73,8% das empresas pretendem instituir o home office como uma prática definitiva no Brasil, mesmo após a pandemia da Covid-19.

Esse formato de trabalho pode ocasionar diversos benefícios e também desafios a serem vencidos. Principalmente quando se trata de organizar e gerenciar o tempo na realização das atividades de cada papel exercido pela pessoa, seja nas atividades do lar, no cuidado e na relação com os filhos, marido ou esposa, além das atividades laborais.

Quando trabalhamos em casa, o acesso é mais fácil, temos mais autonomia e tendemos a trabalhar até por mais tempo, ou seja, durante uma carga horária maior de trabalho. Isto porque não “perdemos” tempo nos deslocando, sobretudo quem mora em cidade grande e trabalha longe de casa, temos mais flexibilidade quanto ao horário de almoço, de pausas e até o tempo de nos aprontar para sair é menor.

Por outro lado, existem mais distrações principalmente quando vários membros da família moram e trabalham em casa. As crianças percebem e sentem que os pais estão mais disponíveis, os pais acham que os filhos também estão por conta e assim as demandas, conversas e interrupções aumentam. Por isso é importante ter um espaço bem definido e organizado para trabalhar e fazer combinações de horários e acordos bem estabelecidos com os familiares, com a liderança e a equipe de trabalho.

Além disso, esse espaço também precisa funcionar como um escritório, ser preparado para o trabalho de maneira a não causar danos à saúde da pessoa. As empresas têm um ambiente de trabalho destinado à isso e quando a pessoa passa a executar as suas tarefas em casa, precisam ter informações e consciência da importância de manter-se num ambiente tranquilo, arejado, com iluminação adequada, estar atento à questão da ergonomia e em condições aceitáveis para executar as atividades diárias. Então, nada de trabalhar deitado, na cama, no sofá ou com o notebook no colo!

O ideal é manter a coluna ereta e uma postura adequada, sentado em uma cadeira confortável e numa mesa com altura de acordo com as normas ergonômicas e com o monitor do computador ou notebook posicionado a uma certa distância e altura dos olhos e cabeça. Se necessário, utilize suportes e faça os ajustes necessários de forma a oferecer conforto e bem-estar.

A ergonomia oferece benefícios para pessoa como colaboradora da empresa e no seu exercício laboral e ao mesmo tempo para o seu desenvolvimento profissional e bem-estar. Portanto, promove a produtividade, evita acidentes e problemas de saúde.

É importante criar um ambiente para trabalhar onde a saúde física, mental e a produtividade estejam em harmonia. Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar!

A primeira e mais importante é definir horários separados para as tarefas pessoais e profissionais. Assim, é possível diminuir as chances das tarefas pessoais serem feitas no horário de trabalho e vice-versa.

Contudo, pode ser difícil evitar as interrupções e distrações trabalhando dentro de casa com muita gente. Por isso, é necessário estabelecer limites e fazer combinações sobre as responsabilidades e horários.

Organizar o tempo definindo prioridades é fundamental e uma boa maneira é estabelecer três metas diárias a serem cumpridas até o final do dia. Aprender a dizer não também é fundamental.

Realizar rituais de cuidados com o corpo e com a mente ao longo do dia é essencial. Então, mantenha sempre uma garrafa e um copo com água para se hidratar durante o dia de forma que você não precise parar diversas vezes para buscar água ou fique sem a hidratação adequada. Pratique exercícios físicos e meditação, faça pausas ao longo do dia para alongar-se ou movimentar-se, alimente-se de forma saudável e durma bem.

Para auxiliar nessa gestão do tempo, usar aplicativos organizadores é uma ótima dica. Ferramentas como To Do List,  Trello,  Evernote e Google Agenda facilitam a organização do fluxo de trabalho, a comunicação entre os setores, aumentam a sua produtividade e eficiência, sobretudo em um cenário onde a distração digital é grande. Existem aplicativos para organizar as tarefas, gerar lembretes, otimizar processos, gerenciar projetos. controlar prazos,  estruturar rotinas e podem até ajudar a aumentar a rentabilidade do negócio. Que tal usar a tecnologia para facilitar a sua rotina?

Estas práticas e dicas além de ajudarem a gerenciar o tempo, beneficiam a sua saúde mental, física, a sua qualidade de vida ao trabalhar  em home office,  sua produtividade e performance profissional.

Comenta aí qual dos itens acima é o que você mais tem tido dificuldade de administrar!

Eu não sei se você sabe, mas eu conduzo um podcast junto à Rádio Jovem Pan BH, o Divã Jovem Pan. Eu te convido a conferir no Spotify ou no Deezer os episódios e gostaria de compartilhar um em especial, clique no link aqui abaixo para ouvir.

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