Deixe de ser vítima e assuma o controle da sua vida

Provavelmente você já conhece alguma pessoa que sempre se faz de vítima das situações. Existem pessoas que têm o hábito de se vitimizar diante das circunstâncias da vida e isso acontece de forma inconsciente na maioria das vezes. Isso se deve a várias causas, mas uma das principais é o desejo de ser visto, amado e protegido.

Por isso, normalmente esse perfil de pessoas se envolve em problemas, doenças, cercada de situações negativas e azaradas, pois assim ele consegue ser cuidado e protegido.

Alguns dos comportamentos típicos que os vitimistas ou coitadinhos costumam apresentar é acreditar que o mundo está contra eles, existe sempre um vilão, cobranças, queixas constantes e a incapacidade de reconhecer seus erros e se responsabilizar por suas escolhas.

A melhor opção para ajudar pessoas nessa situação, principalmente se for uma pessoa próxima, é ser franco. Chame-a para conversar e mantenha um diálogo aberto e construtivo. Exponha que ter esse tipo de comportamento só traz malefícios, especialmente para ela e proponha a ela fazer uma reflexão sobre os ganhos relacionados à essa atitude de vítima e fazer uma terapia.

Então, por que algumas pessoas sempre fazem o papel de vítima?

– Para livrar-se da culpa e provar que é inocente
– Para se sentir amada, cuidada e protegida
– Para não se responsabilizar pelas suas escolhas e pelas situações que ocorrem em sua vida
– Como repetição de um padrão da infância

E o que fazer para sair do vitimismo?

– Reconquistar o seu amor próprio
– Assumir responsabilidade diante das situações da vida e de suas escolhas                                                                                                                   – Buscar novas maneiras mais adequadas de lidar com as situações
– Fazer terapia para resolver a questão da criança ferida que deseja ser protegida e amada

Se você se identificou com esse papel ou ainda está relutante em aceitar, entenda que isso ocorre de forma inconsciente, se tornou um padrão mental e por isso se repete. Tome consciência disso e busque assumir o comando da sua vida e resgatar o amor próprio. A terapia ajuda muito nessa reconstrução e na resolução das questões dessa criança ferida que tem dentro de você que só quer atenção, ser vista e amada.

Comece identificando em quais situações você percebe que tem agido como vítima. E saiba que nós, aqui da Meus Miolos, estamos prontos para te acolher, te ajudar a assumir o controle da sua vida e conquistar os seus objetivos.

Salve e compartilhe com quem você acha que precisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.