Competências fundamentais para o enfrentamento da crise

Com a pandemia se alastrando  pelo país, muitas pessoas temem perder o emprego e a renda. “Quais são as habilidades e competências fundamentais para os profissionais enfrentarem a crise e continuarem no mercado?”, é uma pergunta recorrente. Nos últimos 100 anos o Brasil não enfrentou nada similar, na qual a humanidade lida com algo desta magnitude. Diante disso, uma coisa é certa: o coronavírus mudou e vai transformar ainda mais as formas de se trabalhar e os modelos de negócios. Ainda assim, a história prova que o homem é um ser capaz de se adaptar.

É hora de todos se desenvolverem e de se reinventarem. A partir de agora, há uma necessidade diferente das empresas e dos consumidores. Por isso, os profissionais e empresários precisam se adequar a essa nova dinâmica de trabalho. Adotar novos hábitos, desenvolver novas competências, comunicar-se assertivamente, adequar os modelos de negócios e de gestão, da infraestrutura e a relação com as tecnologias, tornou-se fundamental a partir de agora.

A crise, de proporção global, surpreendeu empresas dos mais diversos tamanhos e setores. A conjuntura atual exige novas maneiras de pensar e de se comunicar no ambiente corporativo. Surgem  demandas por novas formas de trabalho como intranets empresariais, ferramentas de conferência online,  plataformas colaborativas. Além disso, a situação atual exige uma adequação das empresas, da maneira de vender e de entregar produtos e serviços. É a disrupção do ambiente físico para o digital. O mundo já mudou!

Uma série de competências é necessária para atingir esses objetivos, o que inclui desde as “soft skills” (ligadas a comportamentos e atitudes) até as “hard skills” (habilidades técnicas específicas para a realização de tarefas determinadas).

A situação atual exige colaboração, empatia, confiança, respeito, persistência, disciplina, criatividade, foco, paciência e equilíbrio emocional, além de despertar características humanas antes negligenciadas.

Para enfrentar este momento turbulento e para traçar objetivos a curto, médio e longo prazo, o planejamento estratégico não pode sair de cena. Ele é muito importante, principalmente para que as empresas e as pessoas saibam para onde devem caminhar e o que é necessário desenvolver, garantindo um futuro.

Percebemos o quanto essa rapidez nos conduz à frente das oportunidades. Em alguns  momentos, ficar analisando demais e tentar acertar não funciona, precisamos pensar com rapidez e acessar nossos recursos para escolher a melhor maneira de resolver problemas, com o menor impacto e agir. Buscar estratégias e maneiras para resolução de problemas tornou-se de extrema importância.

A situação é delicada e incomum para todos, tornando-se necessário mais responsabilidade, autonomia, disciplina e resiliência, habilidades a serem implementadas, estimuladas ou desenvolvidas.

Essas demandas e mudanças abruptas geram insegurança e  impactos na saúde mental, física e emocional do indivíduo. O desequilíbrio emocional  leva ao desequilíbrio físico, ou seja,  começam a surgir as doenças. Desde uma alergia, uma insônia, a uma doença crônica ou a um câncer ou derrame cerebral. Podem causar uma síndrome de burnout, ou seja, um esgotamento, o estresse em seu nível mais alto.

Imagine quando esse período de isolamento acabar e como será o retorno ao trabalho. É preciso que todos compreendam que é  normal sentir-se abalado emocionalmente durante e após esse período de pandemia. Por isso, é importante que, tanto empresários quanto líderes e colaboradores das empresas, se preparem, abordem esse assunto nas reuniões e trabalhem essas questões com a ajuda de profissionais.

Esperança, otimismo, positividade e leveza ajudam a tornar o ambiente de trabalho ou a empresa mais preparada e mais acolhedora para enfrentar as adversidades e seguir em frente.

O equilíbrio emocional se torna primordial para que os profissionais e empresas enfrentarem esse momento e retornarem bem ao trabalho. O retorno ao trabalho será algo muito além do que compartilhar um espaço e entregar resultados. Será um ambiente de troca e compartilhamento, de experiências e de aprendizados, de incentivo.

A Meus Miolos está pronta para ajudar pessoas, equipes e empresas a transformarem crises em oportunidades, com positividade e leveza. Entre em contato para saber como enfrentar esse obstáculo e seguir em frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.