Qual a relação entre organização e qualidade de vida

Se você é daquelas pessoas desorganizadas que não conseguem planejar nada antes de fazer algo, sua mesa do escritório tem pilhas de papeis ou sua casa tem até panelas no banheiro (exageros à parte!). A desorganização causa muito mal estar e pode afetar a sua qualidade de vida e as suas emoções.

Afinal, quem é mais organizado mantêm as suas coisas em ordem e com isso ganha mais tempo no seu dia a dia. A organização está relacionada ao bom planejamento do nosso cotidiano, seja em casa ou no trabalho. A organizacional é um ciclo virtuoso e  afetar positivamente em vários âmbitos da vida: trabalho, estudo e vida pessoal. Aumenta a produtividade, o bem-estar, o bom-humor, possibilita a conquista de objetivos, evita transtornos e desperdício de tempo.

Além disso, o fato de ser organizada evita perda ou esquecimento de objetos como chaves, óculos, documentos, dinheiro e outras coisas que podem atrasar a sua vida e gerar danos monetários. Então, ter lugares apropriados para cada tipo de objeto é uma boa solução, ou seja, deixar uma determinada bancada ou gaveta que ficarão armazenados os óculos por exemplo ou então em locais onde costuma ler ou estudar. Destinar espaços e locais específicos para guardar cada coisa evita o esquecimento, a perda e mantém a casa organizada.

O que acontece externamente em nossa vida se reflete no que ocorre internamente e vice-versa. Com a rotina organizada temos mais tempo para o essencial e a qualidade de vida está diretamente associada à essas questões. Dessa forma, você fica menos preocupado, estressado, mal humorado e em contrapartida realiza atividades de lazer, de descanso, cultiva relacionamentos e encontra mais equilíbrio emocional, consequentemente, sua vida fica mais leve e tranquila.

Então, não hesite e comece a organizar o seu tempo, as suas atividades e a sua vida. Reserve 15 minutinhos da sua primeira hora do dia para selecionar as tarefas que serão feitas (pessoais e profissionais) e determine as 3 prioridades, ou seja, aquelas coisas que precisam ser feitas até o final do dia. Portanto, ter uma agenda ou um planner é de grande valia- desde que seja preenchido, conferido, atualizado e respeitado. Interessante colocar lembretes para novas atividades ou quando envolvem mudanças de hábitos.

Além disso, destinar um tempo para organizar o que está desorganizado também é importante e alivia o estresse, seja fazer uma limpeza e descarte nos papéis, no guarda-roupas, nos arquivos digitais, fotos e objetos de casa. Mesmo tendo espaço, é importante entender que algumas coisas não se encaixam mais naquele ambiente, ocupam espaço e precisam ser descartadas.

Descartar significa deixar ir da sua vida tudo aquilo que não serve mais. Quando você descarta as coisas da sua casa que não servem mais funciona como um recado para o seu cérebro de que, após descartar objetos e coisas – que acompanham uma carga emocional, você estará pronto para experimentar algo novo e evoluir em diversas áreas da sua vida.

A organização otimiza e gera benefícios em diversas áreas da vida: mais saúde, produtividade, liberdade, equilíbrio pessoal e profissional.

Caso você tenha dificuldades após as dicas, busque auxílio de profissionais especialistas como um terapeuta. Entre em contato para agendamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.