Como preencher o vazio emocional

O vazio emocional é uma experiência que, às vezes, sentimos após a morte de uma pessoa querida, após o fim de um relacionamento, após uma decepção, em épocas de transição, períodos de mudança ou pela falta de proteção , afeto e amor.

Diante desse vazio emocional a pessoa sente como se lhe faltasse uma parte ou alguma coisa. Para preencher o vazio emocional e se sentirem completas, muitas pessoas acumulam coisas, compram, comem, bebem, fazem sexo, gastam dinheiro em excesso, usam drogas ou outros vícios. Algumas pessoas manipulam as outras para mantê-las próximas com a ideia de que assim terão o afeto e o amor supridos, o que é ruim para ambas as partes e cria relações controladoras e disfuncionais.

O vazio emocional é como se fosse uma ferida aberta. Precisa ser preenchida com algo e acaba sendo uma destas mencionadas acima, as saídas encontradas. No entanto, essas são apenas distrações inconscientes para evitar a dor e a ilusão de que isso irá substituir o afeto, o amor ou a falta de alguém. O vazio continua lá………

O impacto deste vazio é grande em diversas áreas da vida: nos relacionamentos familiares, entre amigos, colegas, trabalho, nos relacionamentos amorosos e na sexualidade, na carreira, na conquista dos seus objetivos, nas finanças, na saúde física e mental. Tudo depende em qual grau ele está presente em sua vida. Pode ser que você já esteja sentindo e carregando esse peso há muito tempo sem perceber do que se trata e sofrendo as consequências.

E o pior ? O vazio e a tristeza aumentam….. E o melhor? a auto consciência é um grande passo.

Então, o que fazer? Seguem abaixo algumas dicas para você superar esse vazio emocional:

  • É preciso entender o verdadeiro motivo pelo qual esse vazio se fez presente em sua vida e encontrar outras maneiras mais positivas e saudáveis de preenchê-lo;
  • Afastar-se daquilo que lhe faz mal;
  • Exercitar a autocompaixão, ações de autocuidado e de resgate do amor próprio são boas alternativas;
  • A terapia com um profissional da saúde mental é de grande ajuda.

Eu não sei se você sabe, mas eu conduzo um podcast junto à Rádio Jovem Pan BH, o Divã Jovem Pan. Eu te convido a conferir no Spotify ou no Deezer os episódios e gostaria de compartilhar um em especial, clique aqui para ouvir.

Este conteúdo foi útil e esclarecedor para você ? Comente aqui!

Um comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.