Dicas para combater o estresse

O Dia Mundial do Combate ao Estresse é importante para alertar as pessoas sobre a importância do autoconhecimento e do autocuidado.  Afinal, a partir do autoconhecimento, é possível entender os fatores causadores do estresse e, a partir do conhecimento de técnicas e estratégias, aprender a lidar com as emoções e com o estresse de maneira mais adequada.

O autocuidado é uma forma de se acolher, é buscar maneiras e praticar atividades que possibilitem combater esse mal que atinge 70% da população brasileira, de acordo a ISMA-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil).

Com quase 2 anos de pandemia do Coronavírus no Brasil, o cenário da saúde mental ainda é desafiador para grande parte da população global. Por isso, o Dia Mundial de Combate ao Estresse, comemorado em 23 de setembro, nunca foi tão relevante!

Esse foi o tema do artigo “Gestão do estresse em quatro etapas”, do livro recente Somos parte de uma grande história, do qual sou coautora.

Por isso, separamos algumas dicas para você :

  • Cuide do seu corpo: inclua na sua rotina exercícios físicos, alimentação saudável, água na quantidade adequada, pausas, movimento e relaxamento.
  • Cuide da sua mente: inclua na sua rotina práticas de respiração consciente, yoga, meditação e ginástica cerebral.
  • Cuide das suas emoções: estimule emoções positivas, dê risadas, cultive bons relacionamentos,  pratique a gratidão, valorize as pequenas coisas, aprecie o belo, contemple e conecte-se com a natureza.
  • Pratique o autocuidado: inclua na sua rotina ações de autocuidado que não necessariamente estão relacionados ao cultivo da beleza. Então, se acolha e seja gentil consigo, aceite as suas imperfeições, invista em autoconhecimento, desenvolva habilidades e permita-se viver leve e feliz.
  • Organize o seu tempo: inclua na sua rotina o planejamento das suas atividades diárias, estabelecendo metas tanto pessoais como profissionais. Depois, faça os ajustes necessários.
  • Celebre: inclua na sua rotina a comemoração e a celebração das pequenas metas alcançadas.

Gostou das dicas? Que tal começar agora esse movimento para combater o stress?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.