Sentimento de compaixão

A compaixão é um sentimento de grande importância, pois beneficia a nós mesmos e o coletivo.

De acordo com o dicionário, compaixão é um substantivo feminino e se traduz como um sentimento piedoso de simpatia com o outro, acompanhado do desejo de suavizar o sofrimento. É o impulso altruísta de ternura com uma pessoa ou consigo mesmo – autocompaixão.

A etimologia da palavra compaixão, ou seja, a sua origem deriva do latim ” compassio,onis” , que significa sofrimento coletivo, comunidade de sentimentos.

Então, o sentimento de compaixão envolve solidariedade, altruísmo, empatia, bondade e amor a si e ao próximo. E dessa forma construímos relações mais sólidas, verdadeiras e felizes. 😁

Além disso, ao agir com compaixão, compreendemos mais o outro, adquirimos a capacidade de pensar no todo e, assim, aumentar o bem-estar e a sensação de paz. Isso contribui para um mundo com mais humanidade, coletividade e menos guerras.

Tudo começa com a prática da autocompaixão, pois quando aprendemos a encarar os problemas de forma mais leve e sem tantas autocobranças, aceitamos a nossa vulnerabilidade como ser humano e a do outro com mais facilidade.

Dessa forma, abrimos a nossa visão para lidar com as questões, tomar atitudes e decisões que impactam todos ao nosso redor, tendo consciência disso.

👇 Agora, me conta: como você acha que estaria o mundo ao nosso entorno se existisse mais compaixão, se as pessoas pensassem no coletivo? Comente aqui abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.