Como manter o otimismo e a esperança diante dos desafios

Com grande parte da população mundial em situação de confinamento, muitas pessoas estão se questionando sobre o futuro e buscando novas formas de encarar a vida e se reinventar.

Em meio a tudo isso, porém, destaca-se algo que pode ser considerado uma competência, uma força ou mesmo um traço de caráter: a esperança. Esperança é uma grande virtude, fundamental, sobretudo em  momentos de incerteza, de natureza motivacional. Manter o otimismo e a esperança é importante, pois nos permite enfrentar de forma mais tranquila a realidade e de apostar num futuro melhor.

Aqueles tomados pelo pessimismo, deixam de fazer algo que pode levar a uma saída, deixam de buscar algo novo. Além disso, quando se perde a esperança, perde-se praticamente tudo.

É necessário ter esperança, ou seja,  uma expectativa positiva sobre o futuro,  pois ela  nos possibilita enxergar sob a perspectiva de que a vida e as coisas podem melhorar, e traçar rotas alternativas para superar os desafios. É acreditar que a situação adversa ou aquele desafio pode ser um passo para uma conquista maior.

Segundo a psicologia positiva, a esperança é  um processo que reflete a percepção do indivíduo quanto à sua capacidade de definir objetivos, de traçar estratégias para atingi-los e, também, ter iniciativa para persegui-los. Em época de grandes desafios, como atualmente, onde  o medo e a incerteza assombram a todos, manter-se  esperançoso é mais importante do que nunca. Sabe por que? Quem tem esperança consegue agir de modo mais proativo, encontrar novas alternativas e respostas, manter-se motivadas para tomar as ações necessárias. Manter o otimismo e a esperança em sua equipe é uma competência de extrema importância para liderar e vencer em tempos de crise.

Para nos mantermos esperançosos, é preciso estar atento aos nossos pensamentos e atitudes, e principalmente às informações que desejamos ler, ouvir ou assistir. A forma como reagimos aos acontecimentos é mais relevante do que a situação em si.

Então, como fazer para manter o otimismo e a esperança?
Para começar, faça uma lista dos seus objetivos de médio e longo prazo, e tire os seus planos da gaveta, aqueles que nunca teve tempo de realizar,  escreva os pontos positivos dessa situação, ouça músicas e experimente atividades que aumentem o seu astral e o seu bem-estar.

Crie cenários positivos em sua mente, se fortaleça emocionalmente, busque alternativas e soluções diferentes, exercite o seu cérebro, o seu corpo e realmente acredite que tudo vai ficar bem. Não podemos mudar a situação, mas podemos mudar a forma que reagimos à ela.

Para se fortalecer emocionalmente, exerça a compaixão e a gratidão por tudo que tem, cultive sentimentos bons. Você vai ver como vai se sentir bem melhor! Conte com a gente para o que precisar!

Assista agora o vídeo com uma dose de energia positiva e fortaleça a esperança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.