Como diminuir a indecisão

Esse texto é uma contribuição do Eyhe (https://www.eyhe.com.br/) , um site onde você pode falar das dores da vida, compartilhar seus desafios e contar com a ajuda emocional para enfrentá-los. Saiba que no Eyhe (https://www.eyhe.com.br/) existem pessoas que podem te ajudar, preparadas para te ouvir e acolher.

Fazemos escolhas o tempo todo, até quando decidimos não escolher, estamos escolhendo. Tudo isso pode nos causar uma grande frustração, pois sempre estamos em busca de acertar.

Como deixar a indecisão de lado?

Se você quer saber a resposta para esta pergunta, continue lendo esse texto que pode mudar a sua vida!

A melhor opção é aquela que você escolhe e pronto. Independente dos resultados das suas escolhas, lembre-se que você teve motivos para optar por aquilo e naquele momento de decisão, você achou que seria o melhor, e tá tudo bem!

Afinal, o que é uma escolha certa? Mesmo se as coisas não saírem da forma que você imagina, alguma coisa você colherá de bom da experiência. Então, isso não basta para rotular uma escolha de certa?!

Deixar que a indecisão tome conta não ajuda em absolutamente nada, pois ficamos nervosos, aflitos, sem saber o que fazer. Às vezes, podemos até perder a oportunidade por ficar desesperado em acertar na escolha ou deixamos de agir com medo de errar.

Saiba que o medo é uma reação alerta do ser humano, para sua sobrevivência. É normal sentirmos medo quando temos algo importante para decidir, pois é nesses momentos que nos sentimos coagidos. Mas, se você deixar que o medo ganhe, você não conseguirá ter uma decisão sensata. De qualquer forma, o medo aparecerá em várias situações, pois é natural do ser humano. E saiba que todos nós temos que lidar com esse sentimento, em algum momento da vida.

Se a insegurança aparecer…. É exatamente aí que a gente acha que não conseguirá superá-la, que ela tomará conta de todo o nosso ser e nós não conseguiremos ter reação alguma. Todos sabemos o quanto é difícil driblar a insegurança.

Então, o que fazer?

Dê uma basta na insegurança, na conversa interna e confie em si mesmo, se fortaleça, mude a história que conta para si mesmo. Acredite que você  é capaz e vai conseguir.

Não sinta-se culpado ou incorreto por ter feito uma escolha que no final não foi a melhor.  Estamos sujeitos a cometer erros todos os dias, somos perfeitamente imperfeitos. Como diz o ditado: é errando que se aprende.  Então, identifique o erro e pergunte para si mesmo como poderá fazer de uma próxima vez para obter melhores resultados. Aproveite para pensar em uma nova atitude.

Você deve ter a maturidade de assumir “Eu errei e vou corrigir o meu erro!” Acredite, você tem a oportunidade de fazer diferente, por isso aproveite essa chance!

Seguem cindo dicas para diminuir a indecisão:

1) – Lembre de todas as suas experiências:

Pense em outras vezes que você escolheu, ou quando viu alguém no processo de fazer uma escolha. Também relembre situações em que se sentiu muito confiante e seguro na tomada de decisão ou em qualquer outra situação. Com essa sensação de confiança e segurança presente, pense na decisão que você precisa tomar e deixe que venha à sua mente. Logo após, imagine como seria a sua vida com cada opção que você tem. Em qual delas você se sente mais confortável? Você já tem a resposta!

2) – Liste os prós e contras das suas opções:

Para amenizar a voz alta de todos os pensamentos, pegue uma folha de papel e comece a fazer uma lista com tudo que existe a favor e contra de cada opção que você tem, ou seja, as vantagens e as desvantagens de cada uma das situações. Desta forma, você conseguirá visualizar de maneira mais clara e irá pausar um pouco os pensamentos, o que irá reduzir a ansiedade e outras emoções negativas. Qual delas é mais favorável?

3) – Lembre-se de optar pelo que é melhor para você!

Não se esqueça que você é a prioridade. Independente das opções que você tem e da opinião dos outros, aquela que mais te faz bem deve ser a escolhida.  Monja Coen fala sobre a indecisão: “No meu mosteiro a minha mestra sempre recomendava que nós seguíssemos o nosso coração. Não precisa ser necessariamente a melhor escolha, ela precisa ser aquela que faz você se sentir melhor.” E então, qual delas é melhor para você?

4) – Não sofra por antecipação:

Não se torture pensando tanto no que pode acontecer no futuro, esteja com o pensamento neste momento da sua vida. Tire o “e se” da sua cabeça, pois ele pode te prejudicar demais neste momento, aumentando as dúvidas e a ansiedade. Focar no que está por vir nos frustra e nos deixa preocupados com algo que nem aconteceu ainda. Por isso, devemos ficar antenados com as coisas que estão acontecendo agora em nossas vidas. Foco no presente!

5) – A falha faz parte da vida!

Agora, lembre-se de todo o conteúdo acima e eu relembro novamente também: TÁ TUDO BEM ERRAR! Não é um bicho de sete cabeças cometer um erro, você tem capacidade para remediar e dar a volta por cima sempre!

Confie em você! E saiba que você não está sozinho!

6) – BÔNUS: Última dica

Se você estiver sofrendo, com medo, saiba que no Eyhe (https://www.eyhe.com.br/) existem pessoas que podem te ajudar! Quando quiser conversar, você encontra um ombro amigono Eyhe (https://www.eyhe.com.br/)!

Durante o período de isolamento devido ao COVID-19, todas as conversas são GRATUITAS. Converse sobre seus problemas com um Anjo e alivie a tensão do confinamento.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.