20 de Julho: Dia do Amigo

Hoje dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo!

Nossos amigos estão entre as pessoas mais importantes da nossa existência e essas relações falam muito sobre a nossa qualidade de vida.

Ao voltar na memória e relembrar as experiências mais marcantes, você pode perceber que, na maioria delas, estava na companhia de pessoas que poderia chamar de amigo. Amigos são irmãos que escolhemos, são presentes de Deus!

A amizade é vista como uma das principais fontes de felicidade e bem-estar, você sabia? Ela proporciona um suporte tanto social quanto emocional por causa do compartilhamento de experiências, interesses, sentimentos e emoções.

Os benefícios da amizade já foram comprovados por diversos estudos e pesquisas. E por isso, a amizade é considerada uma das formas de aprimoramento do ser humano e permite que a pessoa tenha mais saúde e longevidade.

Conheça sete benefícios da amizade e cultive-a  em sua vida. Vale a pena!

1. Fortalece a saúde e aumenta a longevidade

Pessoas que cultivam boas amizades têm maior longevidade. Pesquisa realizada na Austrália constatou que 22% das pessoas idosas com um círculo de amizade tinham menos chance de morrer comparadas às pessoas de mesma idade com poucos amigos.

 2. Aumenta a confiança

Amizades verdadeiras ajudam as pessoas a se sentirem mais confiantes e quando mais tempo passam juntos, mais forte é o relacionamento.

3. Reduz o estresse

A ocitocina é o homônimo que estimula as relações entre as pessoas e a socialização. Esse hormônio age reduzindo o número de batimentos cardíacos, a pressão sanguínea, os hormônios do estresse e o risco de sofrer derrame ou infarto.

4. Possibilita encontrar propósito e significado

Os vínculos emocionados gerados com as amizades são únicos e devem fazer parte de todos os momentos da vida do indivíduo, mesmo que as amizades mudem.

5. Reduz problemas relacionados ao envelhecimento

Segundo uma amostra realizada em Harvard, é possível perceber que uma amizade verdadeira ajuda nosso cérebro quando o assunto são sinais e mazelas do envelhecimento, principalmente no Alzheimer.

6. Aumenta a satisfação no trabalho

Segundo pesquisas, quem tem um amigo no trabalho se sente sete vezes mais engajado e 50% mais satisfeito. Além disso, a sua produtividade aumenta.

 7. É um fator motivacional e de apoio

As amizades funcionam como um fator motivacional e forma-se uma rede de apoio, possibilitando a conquista de mais bem-estar, felicidade, qualidade de vida e  bom-humor.

Amigo é aquele que você ri e chora junto, que incentiva e “puxa a orelha” quando precisa, é  aquele que ouve e sabe o momento de ficar calado, que fala a verdade,   aquele que você conta seus maiores segredos, que oferece a sua companhia e o seu carinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.