Dúvida? Indecisão? Saiba como fazer uma escolha assertiva

As dúvidas, indecisões e  incertezas podem se tornar um inimigo silencioso que, quando menos espera, te impede de alcançar os objetivos tão desejados. Mesmo as pessoas mais seguras de si podem ter momentos de muita dúvida e travá-las em muitos aspectos da vida.

Pessoas indecisas têm dificuldades de escolher, ainda mais no mundo atual com o excesso de ofertas e informações, onde o medo de errar na escolha ou de ficar de fora impacta bastante na tomada de decisão.

Cada perfil de pessoa tem uma forma de fazer escolhas – seja amorosa, profissional ou comercial. Muitos vivem nesse constante conflito e cercado de dúvidas. Muitas vezes, o fato de escolher significa deixar de lado as outras opções.

Mesmo que o nosso destino seja imprevisível é preciso garantir que a dúvida não nos impeça de agir para mudarmos as situações que temos controle. Não paralise pensando sobre o que os outros estão fazendo ou como eles irão realizar as coisas, pois cada um é cada um. Conheça e confie em si mesmo e garanta que você esteja fazendo o possível naquele momento, mesmo que as escolhas não sejam as melhores. Assuma a responsabilidade e aprenda com elas.

Tenha consciência de que não temos controle sobre tudo, apenas das nossas decisões e escolhas e precisamos ter responsabilidade para assumir as consequências. Fugir dessa responsabilidade não vai resolver a questão.

Para alguns é difícil aceitar esta premissa e então preferem, por algum motivo, colocar a responsabilidade delas e dos resultados nas mãos de outros. Justificar e arrumar desculpas ou culpados não resolve nada.

Segundo a neurociência, a sensação de assumir a responsabilidade diante dos fatos favorece a saúde e reduz o estresse. É como se essa responsabilidade aumentasse o seu nível de autonomia, e esse controle sobre a própria vida vai te deixar mais feliz, mais ativa, mais sociável, saudável e com maior qualidade de vida.

O que fazer em caso de dúvida?
A dúvida pode ser reveladora se você souber observá-la e compreender o seu significado. Invista no seu autoconhecimento e confie em si, mesmo que as escolhas não sejam as melhores, vai pelo menos gerar aprendizados.

Por fim, uma dica para ajudá-lo a tomar uma decisão: escreva o que você perde e o que você ganha em cada uma das duas opções a escolher. Inclua também o que você não perde e o que você não ganha. Em seguida, analise e perceba como a resposta ficará mais clara.

Aproveito para deixar aqui alguns aspectos para você se questionar:

– Será que você está querendo ganhar em todas as situações e acredita que, se fizer uma escolha diferente de outras pessoas, corre o risco de sair perdendo, de não ser a melhor ou de perder o controle?

– Será que está querendo que as coisas resolvam por si para não precisar assumir responsabilidades e lidar com as consequências?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.