18 de janeiro: Dia do Riso

Quando você encontra no seu interior o sorriso que brota na alma, você estará pronto para verdadeiramente rir para a vida e para tudo que se apresentar diante de você.

As risadas ou gargalhadas geram diversos benefícios para a saúde física, mental, emocional e para a vida pessoal, social e profissional. Podemos citar, por exemplo, o aumento do autoconhecimento, da autoestima, da motivação, do bom humor, da criatividade, da resiliência e da capacidade de tomar decisões. O riso é poderoso por esses benefícios e, como aumenta a oxigenação do cérebro e do corpo, torna as pessoas mais alertas, focadas, produtivas, aumentando a eficiência em qualquer trabalho que for realizado.

Estamos condicionados a nos comportar de maneira mais rígida e séria, deixando de lado os sorrisos, as risadas e o bom-humor, como se isso fosse irrelevante. Que tal começar a sorrir, rir, melhorar o humor e contagiar o ambiente?

Além do riso ser contagiante, quando rimos com alguém ativamos os nossos neurônios espelho, isto é, são neurônios especiais que disparam um estímulo e refletem ou imitam as ações que estamos observando em outras pessoas; estão relacionados a comportamentos empáticos. Além disso, o riso junto com outras pessoas cria uma conexão maior, é mais prazeroso e torna os relacionamentos mais verdadeiros.

Neste domingo, no Jornal Estado de Minas, Caderno Bem Viver o assunto foi o Sorriso!

A reportagem foi da Lilian Monteiro, a partir de uma entrevista realizada comigo , Isabela Capelão, e o tema abordado foi : Sorrir: a melhor escolha para a saúde física, mental e espiritual.
Me conta aqui o que você achou e compartilhe!

Neste dia internacional do riso, se permita rir de corpo e alma e irradie para as pessoas ao seu redor!

Eu, Isabela Capelão, como líder de Yoga do Riso, concedi uma entrevista no programa Manhã da Piedade, da TV Horizonte, em Belo Horizonte, neste dia internacional do riso.

Assista a entrevista completa e saiba como estimular a risada em sua vida, clicando aqui.

Para obter todos esses benefícios do riso,  é preciso ter conhecimento de exercícios e técnicas estruturadas – como o yoga do riso- e praticá-las constantemente.

Nós, líderes de Yoga do Riso, utilizamos um lema que diz: finge, finge, até que atinge! Esse é o primeiro passo: estar disponível para rir sem ter motivo e então o riso vai aumentando, virando uma gargalhada até fluir naturalmente. Além disso, o nosso cérebro não entende a diferença entre imaginação e realidade. Então, quando você ri- mesmo sem motivo- o seu cérebro interpreta a mensagem – tá tudo bem e estou feliz – e então vai estimulando o riso mais espontâneo. E os benefícios do riso simulado são os mesmos do riso genuíno.

A maioria de nós sabe que o riso faz bem, porém não pratica. Então, o convite hoje é para que você aí que está assistindo, comece a praticar essa prática transformadora.

Comece com uma gargalhada, ou seja, um sorriso largo, boca aberta, intenso, emitindo um som, olhando para cima e fazendo a risada da barriga, ou seja, utilizando o abdômen. Batendo palmas, dizendo e rindo Ho-Ho / Ha-Ha-Há repetidas vezes. Outra técnica que você pode começar é assim: inspire profundamente e levante os braços e na expiração, abaixe os braços e dê risadinhas até exaurir todo o ar. Repita diversas vezes.

Praticando a Yoga do Riso, você vai conhecer a técnica e desenvolver recursos que vão ajudar a viver de maneira mais leve, feliz  e produtiva, a sorrir e rir mais, mesmo diante das adversidades

Eu me formei como líder de Yoga do Riso, certificada pela Laughter Yoga University , do Dr. Madan Kataria e realizo  em diversos formatos  como palestra, workshop, oficina, blitz corporativa e em programas de qualidade de vida nas empresas; além de inserida em programas de gestão do stress e terapias realizadas individualmente.

Que tal experimentar ou levar para a sua empresa? Entre em contato!

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