Mudança de hábitos alimentares

Seja qual for o seu objetivo, moderação e equilíbrio são as palavras-chave para alcançá-los. Diversos fatores estão envolvidos na mudança de hábitos alimentares. Do ponto de vista da nutrição, é preciso avaliar o indivíduo como um todo, identificar os fatores “gatilhos” que desencadeiam a necessidade de comer, levar em consideração se o ato de comer foi causado pela ausência (falta) do alimento = FOME, pela necessidade de satisfazer um desejo = VONTADE DE COMER, pela carência de nutrientes ou por desequilíbrios intestinais.

Devemos entender que tudo é um processo que envolve etapas. As etapas são estabelecidas de acordo com a necessidade individual de cada um. Estas etapas tem relação com a fase de vida que nos encontramos, com a necessidade fisiológica/metabólica, com as preferências e/ou intolerâncias alimentares, com a prática ou não de atividade física, se utiliza ou não medicamentos e acima de tudo, disponibilidade e disposição para colocar em práticas os novos hábitos. O querer é fundamental, é ele que nos leva em busca de auxílio profissional para concretizar as metas e objetivos traçados.

É importante conhecer e entender os mecanismos para alcançar os objetivos. Muitos de nós não temos ideia do poder transformador dos alimentos. Nosso corpo é uma linda máquina VIVA! Ela precisa de “combustível” de boa qualidade para funcionar por longos anos sem apresentar falhas em sua engrenagem perfeita. O resultado aparece, sem sombra de dúvidas! Muitas vezes basta parar para perceber os sinais que o nosso corpo emite e oferecer alimentos nutritivos e em quantidades adequadas.

Quantas vezes você comeu além da conta e sentiu desconforto gástrico? Quantas vezes você ficou horas sem se alimentar e também sentiu desconforto como dor de cabeça e/ou tontura?

Muitas vezes, um chá, um café ou qualquer alimento, mesmo aqueles ditos “saudáveis” são capazes de gerar desconfortos. Encare este sinal como um ALERTA de que aquele alimento ou produto não é bom para o SEU organismo! Nem tudo que é bom e saudável é compatível com o seu corpo! Fique atento! Azia, queimação, indigestão, gases, dor de cabeça, cólicas, inchaço, fraqueza, dentre vários outros sintomas não são normais como muitos de nós acreditamos! TODOS ESTES SINAIS INDICAM QUE HÁ ALGO DE ERRADO COM O SEU ORGANISMO! E que novas ações precisam ser tomadas.

Abasteça o seu corpo vivo com comida de verdade! A comida de verdade é aquela que não tem rótulo, não tem embalagem, é aquela que estraga se você não consumir. Ela deve ser a base de toda a mudança de hábito.

Nem sempre é necessário excluir os alimentos que você mais gosta para alcançar as metas almejadas. Muitas vezes, um simples ajuste de quantidade e da qualidade dos ingredientes são suficientes para promover um grande resultado.

É possível ser feliz comendo o que gosta sem agredir a sua saúde! Procure sempre um profissional qualificado para personalizar a sua alimentação!

Gostou do assunto? Este texto é uma contribuição exclusiva da nossa parceira Juliana Melo, Nutricionista Clínica e Esportiva.

Quer saber ainda mais sobre esse tema? Te convido a inscrever-se no nosso canal no YouTube: Isabela Capelão e assistir o vídeo do programa Revista BHNews, no qual o tema foi Alimentação, Comportamentos, Equilíbrio emocional e nutricional. Clique aqui e confira o vídeo na íntegra.

Deixo aqui os contatos da nutricionista Juliana Melo:

Facebook: julianamelonutri

Instagram: julianamelonutri

Celular: (31) 99957-4922

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.