30 de janeiro: Dia da Saudade

Viva emoções positivas no dia da saudade

Dia 30 de janeiro é comemorado o dia da saudade. A saudade é uma palavra que só existe na língua portuguesa e é utilizada para definir o sentimento de falta de pessoas, lugares ou experiências vividas.

Muitas pessoas associam a saudade somente a momentos tristes de perda de um ente querido ou a uma época da vida que não vai mais voltar, mas esse sentimento pode ser algo bom, pois, temos que considerar que só deixa saudade aquilo que teve importância e valor em nossas vidas. Além disso, esse dia também pode ser um bom motivo para demonstrar carinho para com as pessoas que você ama e que estão afastadas ou distantes.

Saiba que existem maneiras de demonstrar afeto pelas pessoas que você sente saudade e viver a experiência dessa emoção de forma positiva.

Aceitar os erros do passado e se perdoar

A saudade é um sentimento difícil de compreender porque muitas pessoas se apegam ao que gostariam de ter feito, aos problemas que enfrentaram e não se perdoam por não ter aproveitado mais um momento, um lugar, uma companhia ou ainda se sentem presas a experiências positivas do passado e que não voltam mais. No entanto, a partir do momento em que você aceita os erros, entende que você fez o melhor que pode com a maturidade que você tinha e que pode vivenciar novamente alegrias apesar das adversidades fica mais fácil enxergar a saudade como algo positivo e se lembrar dos momentos bons e felizes.

Criatividade para matar a saudade em tempos de pandemia

A pandemia intensificou ainda mais o sentimento de saudade, já que fomos privados da convivência com pessoas que amamos, de frequentar os lugares que gostamos, de viajar, de realizar nossos hobbies e de muitas outras atividades. E isso nos faz sentir uma baita saudade!

Nesse momento, mais do que nunca, tem sido importante usar a criatividade para nos mantermos perto das pessoas queridas, e a tecnologia tem sido a principal ferramenta que nos auxilia a amenizar um pouco dessa saudade. Na falta do abraço, demonstramos carinho através das videochamadas. A saudade pode apertar, no entanto, se usarmos um pouco da criatividade, conseguimos nos fazer presentes e deixar as pessoas queridas mais felizes. Aqui vão algumas dicas:

-Escreva uma carta ou cartão: vá além das mensagens digitais e surpreenda quem você gosta com uma carta ou cartão escrito à mão e de todo coração;

-Faça uma visita de carro e converse um pouco de longe, mande beijos e dê risadas, conecte-se com olhares;

-Envie um presente ou uma lembrança para a casa de quem você sente falta: escolha algo que represente a amizade de vocês, ou algo que essa pessoa deseja muito. Pode ser a comida preferida ou alguma foto num porta retrato, algo que faça a pessoa entender que ela é importante para você e acalentar o coração desta saudade;

Dicas para celebrar o dia da saudade:

Celebrar não significa comemorar uma coisa que não volta mais e sim transformar aquela lembrança em um momento para vivenciar emoções positivas. Mesmo que o motivo da saudade seja alguém que não esteja mais presente entre nós, se proponha a pensar em todas as coisas boas que essa pessoa fez por você, nas situações onde ela te fez sorrir, quando ela te fez sentir importante, nas experiências boas que vocês compartilharam juntos.

Essas estratégias são muito importantes para nos mantermos saudáveis, melhorar o nosso bem-estar , nos trazer paz e conforto. Não esconda a sua saudade, é um sentimento que todos vivenciamos, e temos que aprender a lidar com ele da melhor maneira. Às vezes a saudade dói e machuca, mas é preciso ficar com o coração em paz para seguir em frente.

Fizemos um lembrete para que você viva emoções positivas nesse dia da saudade.

Me conta: o que vai fazer para matar a saudade nesse dia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.