Ikigai: como descobrir o seu propósito de vida

 

“Ikigai” é um conceito que vem de Okinawa, um grupo de ilhas ao sul do Japão com uma população de moradores centenários bem acima da expectativa de vida média. Muitos acreditam que o “Ikigai” é o segredo dessa longevidade. Por isso, eles acreditam na importância de se ter um propósito de vida.

A palavra consiste em iki = viver e gai = razão, então: razão para viver. Para os japoneses, se você encontra o seu “ikigai”, ou seja, algo que dê sentido à sua vida, isso o faz seguir em frente e o mantém motivado. é aquilo que estimula a pessoa a acordar todos os dias pela manhã e realizar as atividades.
Seguindo os ensinamentos do autor do livro Ken Mogi, para encontrar um motivo que faça você acordar todos os dias bem disposto e ter motivo para seguir em frente é importante partir das coisas pequenas até chegar aos grandes objetivos de vida. Este é um dentre os cinco pilares que permitem que  “ikigai” prospere.

Os 5 pilares do “ikigai”:

1) Começar pequeno: dar pequenos passos por vez e começar pequeno;
2) Libertar-se da necessidade de reconhecimento e de recompensas externas;
3) Harmonia e sustentabilidade com o meio ambiente, com as pessoas ao redor e com a sociedade;
4) Encontrar alegria e prazer nas pequenas coisas;
5) Estar presente com atenção plena no aqui e no agora.
A essência do conceito está em identificar o propósito de vida e torná-lo parte do seu cotidiano.

Passos para você descobrir o seu “ikigai”:

1) Faça uma lista do que você gosta de fazer, das suas paixões;
2) Faça uma lista das suas habilidades, dos seus pontos fortes, daquilo que você sabe fazer bem;
3) Faça uma lista contendo as oportunidades de trabalho, carreira ou profissão que podem gerar remuneração, utilizando os seus pontos fortes e habilidades;
4) Escreva as suas habilidades e paixões que podem contribuir para um mundo melhor, ou seja, aquelas que o mundo precisa.
 A sugestão é que você se concentre, respire profundamente, conecte-se consigo mesmo antes de começar a preencher as respostas, depois encontre os pontos de intersecção e o ikigai.
O ikigai pode transformar vidas e proporciona diversos benefícios como  longevidade, saúde, satisfação, uma vida mais feliz e menos estressante. E aí, vale a pena descobrir o seu “ikigai”?
Aproveite para comentar aqui e compartilhar! E  lembre-se que estamos à disposição para auxiliar você de forma mais personalizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.