Para 2021, vale inserir na lista ressignificar 2020

O ano de 2020 nos exigiu muita paciência, disposição para realizar mudanças e tomar decisões diante dos desafios enfrentados em decorrência da pandemia. As comemorações de aniversário, as festas de Natal e fim de ano foram diferentes e o ano novo também não será o mesmo. Conviveremos com a pandemia ainda por um tempo indeterminado e isso não parece nada animador.

Muitos gostariam de esquecer o ano de 2020, pois foi um ano de imensa dor. Porém, ele será o mais lembrado porque não é possível eliminar uma experiência vivida e também não adianta mais ficar pensando em como poderia ter sido se nada disso tivesse acontecido. Por isso, uma maneira importante para começar bem o ano de 2021 é o de refletir e ressignificar o ano de 2020.

Afinal, o que significa ressignificar?

Como o próprio nome já diz, é o ato de dar um novo significado a um momento ou situação da vida, isto é, mudar a forma de enxergar um acontecimento e encontrar uma nova maneira de lidar com o que incomoda, com a dor.

Essa reflexão nos permite olhar de dentro para fora, e interpretar de forma positiva os acontecimentos, encontrar aprendizados e lições. Isso requer um exercício de autoconhecimento e de mudança de mentalidade. A pergunta para obter uma resposta seria: — O que você aprendeu com essa turbulência vivida e pode fazer diferente no próximo ano para viver melhor?

Um fato a se ter conhecimento é o de que toda dor ou crise nos ensina alguma coisa. Neste caso, estamos falando de um ano praticamente inteiro de pandemia e que teve experiências e significado diferentes para cada pessoa. Por isso, dar um novo sentido a esse momento irá nos ajudar a enxergar além e levar a vida de uma maneira mais leve, tranquila e positiva em 2021.

Então, ao ressignificar o ano de 2020 torna-se possível transformar a sua experiência de dor em aprendizados e mudanças em diversos âmbitos da vida no próximo ano. Isso requer um certo trabalho, pois, a nossa tendência é agir com o mínimo de esforço possível. Cada nova ação ou mudança requer um novo esforço.

Para ter uma nova vida no próximo ano será necessário realizar mudanças, recalcular a rota, seguir um novo caminho e, para isso, será preciso coragem para mudar crenças, criar uma rotina e novos objetivos com metas concretizáveis.

Alguns dos benefícios de ressignificar são: encontrar motivação para continuar, eliminar os padrões limitadores, possibilitar o crescimento pessoal, aceitar o que não se pode mudar, desenvolver a autoconfiança e a coragem para agir e conquistar os objetivos e sonhos, viver em paz e feliz.

E para isso, precisamos de um novo olhar, que nos permita observar, refletir, repensar, fazer escolhas e tomar decisões adequadas.

Como começar?

Transformar uma experiência negativa em um aprendizado ou em um sentimento positivo não é algo simples. O primeiro passo é olhar para essas situações por outro ângulo para enxergar um sentido daquele acontecimento em sua vida. Boas perguntas nesse momento são: – O que preciso aprender com isso? — Para que isso está acontecendo comigo?

Reclamar de tudo o que você enfrentou este ano o tempo todo é um dos aspectos que lhe trava e não lhe permite progredir. E o tempo não espera enquanto você esbraveja. Então, sempre que pensar em uma experiência ruim desse ano, pense em três coisas pelas quais é grato, ou seja, sinta a gratidão. Abra um sorriso como alguém que superou ou “deu a volta por cima”.

Muitas situações não estão sob nosso controle, porém, você tem total controle sobre as suas ações e pensamentos.

Todos temos uma história, um conjunto de experiências que nos fez chegar onde estamos. Independentemente qual seja seu passado, ele precisa ser respeitado e o presente vivido. Você deve se orgulhar de tudo o que lhe fez se tornar a pessoa que você é hoje, de como você superou as dificuldades, além de aceitar as suas falhas para seguir de cabeça erguida e criar melhores estratégias para melhorar em 2021.

Outra questão fundamental no processo de ressignificação é o perdão e, consequentemente, a aceitação. Ao perdoar a si e, eventualmente, perdoar aos outros, você aceita o acontecido (não quer dizer que você concorda!) e pode continuar tocando a vida em paz consigo mesmo. O maior beneficiado é você.

Não adianta apenas falar ou pensar em melhorar, é preciso planejamento e ações. Invista no seu processo de autoconhecimento, redescubra seus pontos fortes e comece a imaginar um futuro diferente a partir destes novos aprendizados absorvidos em 2020.

Aprendemos muito em 2020 e as nossas atitudes e emoções a partir de agora fazem parte do nosso processo de amadurecimento. Além disso, a mente humana se adapta a praticamente tudo, tanto as coisas boas quanto as ruins. Então, não deixe as lições aprendidas serem esquecidas.

Então, você está pronto para voltar a sonhar e lutar por aquilo que acredita no próximo ano? Estamos nesta vida para aprender e para nos tornarmos um ser humano melhor a cada dia, por isso se precisar de ajuda nesse processo, procure um profissional especialista. Nós, da Meus Miolos, estamos à disposição para orientá-lo nesse processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.