Gestão das emoções: o que é?

A gestão das emoções é a capacidade de observar, avaliar, controlar e expressar os próprios sentimentos. No entanto, ser capaz de entender suas próprias emoções e se controlar para não se prejudicar ao expressá-las é algo bastante complicado. Uma boa analogia é o filme de animação da Disney Divertidamente (2015), que mostra as emoções básicas (alegria, tristeza, medo, raiva e aversão), a dificuldade de controlá-las e a importância de todas elas, em determinada medida, para as nossas vidas.

Grandes especialistas ressaltam a importância da gestão das emoções. O psiquiatra, pesquisador e escritor Augusto Cury, aponta que a gestão das emoções pode ter muitos benefícios como: combater o estresse, a ansiedade, a baixa autoestima, os problemas de relacionamentos, os medos, e, assim, transformar a vida das pessoas para melhor, definitivamente.

Já o Neurocientista Pedro Calabrez, afirma que o cérebro é a raiz dos comportamentos e que seu funcionamento influencia diretamente nas emoções, por isso, entendê-los é o ponto de partida para qualquer mudança de vida que você deseja.

Benefícios da gestão das emoções

Uma boa gestão das emoções pode exercer uma influência poderosa sobre a saúde, o bem-estar e a felicidade do indivíduo, como atestam as evidências médicas e científicas. Alguns dos benefícios são: administrar o estresse, a ansiedade, a baixa autoestima, os problemas de relacionamentos, os medos, e, assim, transformar sua vida para muito melhor. O cérebro é a raiz dos comportamentos e o seu funcionamento afeta diretamente as emoções, por isso entendê-lo é o ponto de partida para qualquer mudança de vida que você deseja.

O professor da felicidade de Harvard Tal Be-Shahar afirma que existem dois tipos de pessoas que não sentem dor emocional às vezes, seja raiva, medo, tristeza, angústia, frustração, ansiedade. Essas pessoas são os psicopatas e os mortos.  Então, a forma mais importante de lidar com a dor e o sofrimento é a aceitação, ou seja, a permissão para ser humano.

Os benefícios da gestão de emoções também se estendem à vida profissional, já que ela é mais valorizada pelas empresas do que o QI (pesquisa da CareerBuilder).

Para gerir as suas emoções, nós da Meus Miolos preparamos uma série de conteúdos para te ajudar a enfrentar seus medos, administrar pensamentos negativos, aliviar a raiva, dosar seus momentos de euforia e tristeza e dessa forma, melhorar sua saúde mental, sua qualidade de vida e seus relacionamento. Além disso, disponibilizamos de soluções individuais e em grupo como programas de qualidade de vida, de gestão do estresse e das emoções.  Que tal mudar a sua vida para outro patamar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.