Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio

 

O dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio.

E os dados são alarmantes: cerca de 800.000 mortes por suicídio no mundo por ano, ou seja, mais de uma morte a cada minuto, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Muitas pessoas acabam pensando em suicídio por acreditar ser  a única solução em situações de sofrimentos intoleráveis como angústia, pânico, bipolaridade, solidão, depressão e problemas relacionados a dificuldades financeiras ou profissionais e crises nos relacionamentos, bullying, onde a pessoa encontra na morte a única solução.

E por isso é importante aumentar a conscientização das pessoas sobre o suicídio e a depressão. A depressão é uma doença séria e causa muitos danos, tanto para a saúde quanto para os relacionamentos e vida do indivíduo. Apesar disso, é importante saber que a depressão tem cura, deve ser tratada e acompanhada por  um psicólogo e psiquiatra.

Falar sobre o suicídio não aumenta o risco da pessoa se matar, segundo especialistas. O mais importante é ouvir e conversar com a pessoa e encaminhá-la para tratamento e profissionais adequados, para que assim consiga enfrentar as dores e problemas e encontrar outras saídas alternativas.

Existem também outras técnicas , como a Psicologia Positiva e o Yoga do Riso que,  por meio do estímulo de emoções positivas e de risadas se tornam muito eficazes para prevenir e reduzir os sintomas da depressão e recaídas.

Então, nesse mês de setembro aproveito para compartilhar informações e apoio. Compartilhe você também para conscientizar o maior número de pessoas a buscar ajuda e apoio de profissionais, familiares e amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.