Manual da vida

Eu aposto que esse título te chamou a atenção! E confesso que busquei durante um longo tempo da minha vida soluções desse nível: prontas, fáceis de usar e que  bastava seguir, aplicar e tudo estaria resolvido.

Eu coloquei esse título porque foi exatamente a necessidade que uma amiga em uma das redes sociais apresentou. Eu li aquilo e ia responder para ela, mas pensei: por que não escrever um texto a esse respeito? Imaginei ser a vontade de muitos….

manual3

Realmente existem momentos em nossas vidas em que tudo parece confuso e o que precisamos mesmo é de um manual de instruções para saber lidar com aquela situação com a certeza de que, seguindo aquele caminho chegaremos em determinado lugar. E também saber os possíveis problemas e defeitos que poderemos enfrentar com as possíveis soluções. Se tivesse ainda aquela parte com as dúvidas frequentes que surgem em nossas cabeças e as respostas também seria bem cômodo!

Por incrível que pareça existe muita gente que vive esperando por um manual no qual seja possível agir de acordo com as instruções e com a certeza absoluta do que irá acontecer antes de tomar qualquer decisão ou atitude na vida. Seria muito chato e monótono, não é mesmo?

Estaríamos privados do poder de ser únicos no universo e agir conforme nosso livre-arbítrio.

E o que é um manual afinal? Algo simples e fácil de usar, que explica o passo-a-passo para chegar ao resultado desejado. O manual de instruções nada mais é do que um guia de como funciona e de como operar tal coisa, no caso, a nossa vida.

O que ninguém sabe é que existe sim algo semelhante a um manual para nossa própria existência, algo que pode nos ensinar a viver com maior qualidade de vida e a ser feliz. Temos em nossas mãos, ou melhor, em nosso cérebro e em nossos corações.

Antes de descobrir como resolver o problema, você tem que conhecer bem o produto que está trabalhando (no caso, você) : quais as suas necessidades, o que é mais importante, quais são os seus valores, prioridades, desejos, o que te aflige, do que você tem medo e o que te impede de conseguir a tão sonhada felicidade. Encontrar novas formas de superar os obstáculos usando a criatividade e a liberdade te ajudará a chegar à solução do problema.

Todos nós passamos por dificuldades, já sentimos necessidade de auxílio alguma vez  em algum âmbito da nossa vida. A diferença é como as pessoas  lidam, enfrentam e resolvem esses problemas.

Porque somos como somos?

Tudo o que fazemos é por algum motivo: para nos atender em algum quesito, mesmo que não tenhamos conscientemente conhecimento das razões.

Essa força que nos motiva é a necessidade de evitar a dor ou o desejo de obter prazer. Queremos ganhar sem abrir mão ou perder nada, buscando evitar a dor. Precisamos aprender a buscar o prazer. Por exemplo, se você não faz algo ou adia a sua realização (procrastina), não o faz naquele momento porque será mais doloroso agir do que deixar para outra ocasião ou deixar como está. Para a maioria das pessoas, o medo da perda é maior que a vontade de ganhar. Por isso, desempenham muito mais esforços para manter o que tem do que correr riscos para alcançar o que realmente desejam.

Se você compreender o que te motiva e o que te impede de conquistar o que deseja, ou seja, como você funciona; será capaz de provocar grandes mudanças em sua vida.

Aprenda a fazer a manutenção das suas crenças e a correr riscos calculados, pois você pode estar deixando de viver algo maravilhoso e de realizar os seus sonhos e projetos de vida.

A vida é uma troca, são escolhas que fazemos o tempo todo. Os resultados serão diferentes de acordo com as nossas escolhas e atitudes diante da vida. No final da sua vida é irrelevante o que as pessoas pensam de você, por isso, se preocupe com isso agora, enquanto está vivo.

Aumente a consciência que tem da vida e dessa forma, você vai SER mais você. A felicidade é uma escolha sua!

Lidar com as pessoas talvez seja o maior desafio do manual: aceitar o outro como ele é e aceitar-se diferente do que o outro deseja ou espera.  E a comunicação é uma ferramenta poderosa!

Muitos perdem um tempo exagerado tentando mudar o outro, querendo que o outro seja diferente, criando expectativas das suas necessidades e desejos em cima do outro.  A frustração é o resultado certo nesses casos. Não dá para usar telepatia e ficar tentando descobrir o que o outro quer…. de acordo com a sua maneira de enxergar o mundo. As pessoas dizem que A significa B e fazem leituras mentais baseadas nas suas próprias ideias, imaginam algo do futuro que não há evidências, antecipando sofrimentos.

Parta do princípio de que ninguém é igual a ninguém. Cada um é único : sente, faz, demonstra e interpreta as coisas de maneiras diferentes.

A vida sem um manual geral é muito mais interessante, sem regras. Entenda como você funciona! Se você conhece esse funcionamento, quando se deparar com situações semelhantes, você já saberá como agir de forma a se sentir bem. E crie novas conexões cerebrais.

Ensine as pessoas a usarem o seu manual: como devem agir com você, as instruções do que te agrada, do que te desagrada, o que deseja, o que te faz feliz, o que é importante, senão o outro não vai entender…… ou vai deduzir baseado no que ele acha. A recíproca é verdadeira.

A maioria dos conflitos são gerados a partir de crenças ou de critérios estabelecidos, de necessidades, desejos e valores que não entram em sintonia, interna ou externamente. Fazer o que os outros esperam que você faça, sem criar conexão e sinergia com os seus reais desejos e talentos não funciona.

Chegou o momento de abrir o seu manual: busque significado, seus verdadeiros sonhos e projetos de vida e siga nessa direção. Troque o que “tem que fazer” pelo que QUER FAZER. Busque por esse manual ou ou re-crie. Talvez esteja faltando auto conhecimento, auto aceitação e  coragem. . Assuma o controle da sua própria vida e “jogue limpo” com você mesmo. Livre-se dos seus medos e do que te  impede de conseguir o que deseja.

Crie algo que faça mais sentido para você e te faça mais feliz e lembre-se: o que se aplica a você pode não se aplicar ao outro.

O que aprendi com a minha experiência de vida foi entender que somos todos diferentes, a importância de respeitar e ser respeitado e principalmente que a felicidade existe e está dentro de nós mesmos. E hoje sou uma melhor cópia de mim mesma.

E estou aqui nesse post  para dizer que é possível criar o manual da sua existência. Você tem dentro de você tudo o que precisa para isso.

O trabalho que venho realizando como coach é resumidamente esse: guiar pessoas como você a criarem o seu manual segundo a sua essência e assim conquistar a felicidade, a plenitude, qualidade de vida e equilíbrio…..e o melhor: sendo você mesmo!

Não espere por algo que caia do céu ou por Papai Noel. Dê esse presente para você  nesse próximo ano: crie os textos da sua existência e aprenda a viver intensamente!

manual4

2 comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.