Desenvolva a resiliência

A vida se move rapidamente e o mundo está cada vez mais volátil, incerto, complexo, ambíguo e desafiador . Temos provas atuais disso. Vivemos estressados, ansiosos,  em meio a ambientes extremamente competitivos e com estímulos por todos os lados.

Isso tudo afeta nossa saúde física, emocional, nosso sono, os relacionamentos, o desempenho e a produtividade no trabalho, a nossa motivação e bem estar.

A resiliência é um conceito que vem da física e é a capacidade que um material tem de não se deformar quando submetido à pressão ou desgaste, voltando ao seu estado natural.

A habilidade da resiliência é criar adaptação natural para encontrar novos caminhos diante dos desafios, com lições de aprendizado e amadurecimento, de maneira a ressignificar as experiências vividas de forma inteligente e saudável. A pessoa resiliente consegue se adaptar, ou até mesmo evoluir, quando submetida a situações de conflito, pressão ou mudanças, sem prejuízos da saúde física e emocional.

Embora seja tratada por muitos como uma característica nata, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Mudar a forma de enxergar a vida e os desafios pode ser o primeiro passo para se tornar uma pessoa resiliente.

A prática de Mindfulness, por exemplo, pode ser utilizada para o desenvolvimento da resiliência, pois a consciência plena fortalece as redes neurais do cérebro, que regulam a reatividade emocional, ou seja, a resposta ao estresse é minimizada. Além disso, a prática estimula nossa mente  a ampliar as alternativas em busca de  soluções frente às adversidades, aumentando a resiliência. Assim também funcionam  o Yoga do Riso, a Hipnose e outras terapias.

Então, que tal aproveitar este momento como forma de aprendizado, transformando-o em oportunidade?

Analise a situação, veja o que você pode mudar nas suas atitudes e encontre maneiras e experimente alternativas diferentes para sair dessa situação mais forte, saudável e cheio de energia para encarar a rotina novamente. E se precisar de auxílio para desenvolver essa habilidade, para desestressar ou só conversar, pode contar com a gente!

Entre em contato pelo (31) 9.9858-0188 ou [email protected]. Acompanhe nossos conteúdos cadastrando-se no blog e no canal do Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.