Como lidar com a RAIVA

A Raiva é o sentimento de fúria intensa que pode manifestar-se através de agressividade física ou verbal. Acesso de fúria; cólera, ira. (Dicionário Priberam). Ela é uma das emoções básicas e é algo totalmente normal de sentir, o que muda de pessoa para pessoa é a forma de lidar e expressar essa emoção.

Embora a raiva geralmente seja uma emoção interpretada de forma negativa, também pode ser positiva. Devido à grande intensidade, no entanto, as pessoas possuem dificuldade de controlá-la. Na verdade, poucos sabem que isso é possível!

As pessoas costumam expressar a raiva por meio de gritos, xingamentos, brigas físicas e comentários ofensivos. Mas é possível expressá-la de forma boa, saudável para o corpo e para a mente.

Você possui dificuldades de lidar com momentos de intensa raiva ou conhece alguém mais intimamente?

Então, conheça essas 2 técnicas apresentadas abaixo para lidar com momentos de intensa raiva e comece a praticar agora mesmo:

Técnica 1: ESCREVA UMA CARTA

  • Afaste-se da situação por alguns segundos, respire profundamente e não reaja de imediato;
  • Escreva um texto para a pessoa ou situação ocorrida- geradora da raiva. Despeje tudo o que você pensa e sente nesse momento. No papel, não há problema algum ser impulsivo;
  • Guarde a carta e escolha alguma atividade que desvie a sua atenção do fator estressante;
  • Depois de algumas horas, leia o texto escrito por você. Decida se vai rasgar a carta ou, agora mais consciente, retire o que for necessário e pense em um jeito mais adequado de agir e de se comunicar.

Técnica 2: MODELO SEIS SEGUNDOS

  • Estabelecer uma pausa de seis segundos entre o estimulo e a reação (acontecimento que ocasionou raiva).
    Este processo permite que a pessoa aja de forma mais racional em vez de simplesmente reagir ao estimulo, de forma impulsiva.
  •  O que você pode pensar após o gatilho gerador da raiva, para lhe dar uma pausa de pensamento e mudar o foco?
    Exemplos: Contar até seis em um outro idioma, o nome dos sete anões, o nome de seis capitais mundiais, as sete maravilhas do mundo, seis lugares que deseja visitar após a pandemia, dentre outras opções.

Assista abaixo um vídeo ilustrativo de como mudar o foco, controlar a raiva e aliviar o estresse.

Quem nunca se arrependeu de alguma atitude que tomou com raiva? Ao mesmo tempo, tentar sufocá-la e fingir que ela não existe não é saudável, e somente servirá para aumentar a intensidade das próximas reações diante de fatores estressantes.

Para evitar essas situações, vou te contar aqui algumas dicas pessoais de como lidar de maneira mais adequada com esta emoção, as quais aprendi com o tempo. É importante administrar o impulso, para que a raiva não assuma o controle da sua vida e te consuma, além de gerar outros prejuízos para sua saúde física, mental e para os relacionamentos.

– Utilizo as técnicas apresentadas acima;
– Mantenho distância e evito contato com pessoas e situações que geram raiva e elimino aquelas que são possíveis;
– Dou risadas no trânsito e para as pessoas estressadas;
– Faço silêncio e não emito opinião diante de quem acha que está sempre certo ou já tem uma ideia fixa na cabeça;
– Pratico meditação, técnicas de respiração consciente e de relaxamento constantemente;
– Ouço músicas tranquilas, acendo um incenso, repito mantras, converso com uma amiga;
– Evito matutar o assunto ou questionar a situação ou atitude do outro;
– Imponho respeito e limites para outras pessoas;
– Pratico exercício físico intenso, de alto impacto para liberar a energia da raiva, como kickboxing no saco de pancada.
E aí, comenta aqui se as dicas serviram para você, como foi a prática. E se tiver alguma dúvida ou quiser trabalhar a raiva de maneira mais aprofundada, entre em contato!

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