Por que eu faço o que faço! E você?

Outro dia, num bate-papo com uma amiga ela me fez essa pergunta e eu respondi.

Faço porque é o meu propósito, meu Ikigai! Usar as minhas forças, talentos e conhecimentos para inspirar ou auxiliar as pessoas interessadas a alcançarem os seus objetivos e sonhos e ver a felicidade dessas pessoas  é extremamente motivador. Além disso, ser remunerada pelo meu trabalho e dedicação me possibilita realizar meus objetivos, viver mais leve e feliz. Isso  então é fantástico!

Ela não ficou muito satisfeita com a resposta….. E percebo que grande parte das pessoas têm dificuldade em encontrar o seu propósito e vivem insatisfeitas ou desmotivadas no trabalho; esperando a hora de “bater o ponto”, o fim de semana, as férias ou algo de extraordinário acontecer, ou seja, não sente prazer no seu dia-a-dia. Sendo que, na verdade, a felicidade está na jornada em si e em viver segundo o seu propósito.

Quero bater um papo com você agora: quero que você reflita sobre o seu propósito, por mais clichê que pareça. Comece pensando no legado que deseja deixar, ou seja, depois que você partir dessa vida –  e você vai partir!, o que gostaria que as pessoas falassem de você? Pense e escreva.

Mas afinal, o que é e por que é tão importante encontrar o seu propósito ?

Ele é a força motriz que impulsiona o indivíduo a fazer o seu melhor para alcançar os seus objetivos, mesmo diante das adversidades. Definir o propósito de vida pode ser uma tarefa difícil, mas é igualmente engrandecedor. Afinal, ele nos ajuda a conquistar os nossos objetivos e metas, além de ser o que nos mantém nos trilhos diante as dificuldades.

Sem propósito, a vida começa a ficar sem sentido, a pessoa tem maiores chances de se sentir insatisfeita e frustrada com a vida pessoal e profissional. Isso também possibilita o surgimento de doenças e outros males.

Por outro lado, quanto se tem clareza do que se quer, os desafios ao longo da sua jornada são menos dolorosos, pois você sabe por que está ali e onde quer chegar. Isso faz com que você seja mais persistente diante dos obstáculos e enfrente os desafios e estresses com mais foco e sabedoria. Naturalmente, se sentirá uma pessoa mais completa e, a partir daí, consegue atribuir um significado profundo e verdadeiro para a sua existência.

Para descobrir seu propósito de vida, o primeiro passo é o autoconhecimento e a identificação de pontos fundamentais  que representam a sua essência.

Então, separe um tempinho, reflita e responda:

  • O que você ama fazer e que, quando está envolvido nessa atividade, não sente o tempo passar?
  • O que te motiva? O que te faz bem? Quais as suas forças e talentos? Quais são seus principais valores?
  • Como isso tudo está alinhado ao seu trabalho e às suas realizações de vida?

Agora será mais fácil encontrar o seu propósito de vida e, se precisar de ajuda de um profissional nessa busca, estou aqui! A partir de análises de perfil é possível aumentar o seu autoconhecimento e saber responder todas essas perguntas anteriores e depois, por meio de outras ferramentas, fica mais tranquilo descobrir o seu Ikigai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.