Jogos da nossa velha infância

jogo de tabuleiro

Quem nunca jogou Super trunfo, Jogo da vida, War, Detetive, Scotland Yard, Banco imobiliário, Lince, Boa viagem, Cara-a-Cara, Blefe de mestre, dentre outros jogos?

E garanto que quem jogou um ou mais de um desses jogos aprendeu muita coisa e até descobriu habilidades que não sabia que possuía ou mesmo o jogo proporcionou a percepção dos prazeres, das afinidades e interesses. Olha quanta coisa aí que a atividade possibilitava!

Sinceramente que eu tenho vontade de aprender a jogar Scotland Yard, pois eu não sei se na época eu não lia o manual do jogo, se eu era muito nova para entender, se eu não prestava atenção nas dicas ou ainda se eu tinha algum bloqueio, pois eu (e as pessoas com as quais eu jogava) não conseguia acertar uma resposta. Quando isso acontecia era a arma do crime que conseguia desvendar…. graças à minha memória que já conhecia todas as armas usadas nos crimes. E saiba que esse assunto é de muito interesse para mim, desde àquela época: pesquisas, pistas, descobertas….

Não sei se ainda existe, mas eu me lembro até hoje de um jogo que eu ganhei de aniversário que se chamava “Quarteto Brasil”, da Grow. Ele era um jogo de memória de estados, capitais e cidades do Brasil. E depois de jogar tanto, ele me proporcionou conhecer uma infinidade de lugares no Brasil que muitos nunca ouviram falar. O jogo era de cartas composto pelos estados do país, suas capitais e mais duas cidades. Eu me lembro até hoje de cidades como Benjamin Constant, inclusive das fotos e das cores representativas dos estados. Vocês sabem onde fica? No estado do Amazonas! Eu não posso negar que eu treinei muito para memorizar tudo …e ainda me divertia!!! E  com o tempo muito do que eu aprendi caiu no esquecimento por falta de “calibragem”.

Ah, e o Boa viagem…aprendi todos os países da África….e ainda não esqueço a capital da África do Sul Johannesburg, que desde então tenho vontade de conhecer, pois a maioria das vezes em que jogava, tal cidade fazia parte do meu roteiro. O tabuleiro era um mapa turístico do mundo com as cidades interligadas por rotas e cada jogador sorteava um roteiro com 5 cidades e recebia uma certa quantidade de dinheiro para realizar a viagem segundo o roteiro.

Esses jogos fizeram parte da infância e da vida adulta de boa parte das pessoas e ainda fazem parte da vida de alguns. Atualmente, como aumentou a preferência das pessoas por atividades e jogos de computador, foram deixados de lado esses jogos e junto com eles a interação entre as pessoas, a socialização, a participação, a contribuição, as brincadeiras, as risadas, a diversão em grupo, os aprendizados, enfim… todos os benefícios que esses jogos proporcionam de forma lúdica.

Ainda tenho vontade de, quem sabe um dia, montar um clube de jogos, onde adultos vão para jogar e se divertir ou mesmo crianças interessadas em aprender de forma diferente, sem estarem somente vidradas no computador, tablet e smartphone.

Enquanto isso ainda não se torna uma realidade, aproveito para resgatar um pouco isso que ficou perdido dentro de nós na categoria jogos educativos do blog Meus Miolos e mostrar como os jogos de tabuleiro e outros podem gerar conhecimentos, desenvolvimento de habilidades, mudanças de comportamentos e ainda, dependendo do tipo de jogo utilizado, possibilita a conscientização, reflexão, aprendizados e novas ações aos participantes.

Se você tem alguns desses jogos em casa, tire-os do armário, limpe e eu te convido a jogar pelo menos uma vez por mês, seja com seus filhos, amigos, colegas….  E você poderá usufruir de ao menos momentos divertidos, sem falar dos outros benefícios.

Você pode começar treinando aqui com os jogos que serão apresentados e disponibilizados: serão cruzadinhas, jogos da memória, neuróbica (a ginástica do cérebro), dentre outros… todos relacionados com os temas do blog.

Vamos nessa? Um dó lá si vamos e …… já!!!

5 comentários

Deixe um comentário
  • Oi , bom dia eu tenho um jogo quarteto Brasil com a caixinha e tudo. Está a venda, se tiver interesse entra em contato e negociamos !

  • Quarteto Brasil é um jogo de cartas onde o objetivo principal é conseguir formar o maior número de conjuntos de 4 cartas de cidades do mesmo estado. Jogam no mínimo 3 pessoas e as cartas são embaralhadas e distribuídas. O jogador que está sentado à esquerda de quem distribui as cartas pede a qualquer um dos outros uma carta que ele precise para formar um quarteto; se o jogador tiver a carta, deve entregá-la a quem pediu. Este mesmo jogador pode continuar a pedir cartas a outros jogadores até que o último jogador não tenha a carta solicitada. Neste caso, é este último jogador quem continua o jogo, pedindo a um dos jogadores uma carta que precisa e continua da mesma forma. Quando alguém formar um quarteto, deverá abaixá-lo na mesa.

  • Olá Isa, tudo bem?

    vi o seu cometário sobre o Quarteto Brasil, tenho em casa e também amava brincar com esse jogo, você lembra como jogava ou tem o manual….o nosso se perdeu e não acho isso na internet de jeito nenhum.

    Obrigada, abraços e bons jogos.

    Luciana Mello

    • Olá Luciana!
      Que legal! Não me lembro os detalhes das regras do jogo e nem encontrei, acho que já foi doado há muito tempo. Porém, me informei numa loja de brinquedos e eles me disseram que a Grow costuma alterar o nome dos jogos e fazer pequenas adaptações. E encontrei um jogo semelhante que se chama “Explorando o Brasil”. Dá uma olhada nas regras desse jogo, que acho que pode se adaptar.
      Caso tenha mais dicas de jogos educativos, pode postar ok?
      Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.